segunda-feira, 4 de junho de 2012

Carapebus recebe usina de reciclagem de óleo



23/mai/2012
  • Consciência: O óleo de cozinha usado reciclado evitará danos ao meio ambiente
Consciência: O óleo de cozinha usado reciclado evitará danos ao meio ambiente

Carapebus ganhou ontem a primeira usina de reciclagem do município, no Bairro APCC. A unidade é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo com a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e a JB Reciclagem.
A reciclagem é feita através do óleo vegetal (de cozinha), recolhido nos Eco Pontos, que serão instalados em locais estratégicos do município, onde a população poderá entregar o óleo de cozinha usado, a fim de ser encaminhado à usina de reciclagem. Inicialmente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e escolas municipais serão responsáveis em receber o produto.
O óleo recolhido será encaminhado para a primeira etapa da reciclagem, que é a purificação, onde será filtrado para a retirada das impurezas sólidas e aquecido em 60 graus, em média, para ser encaminhado à fabricação do biodiesel.
Mais produtos a partir do óleo
O responsável pela usina de reciclagem, João Brito, destaca que além do biodiesel, outros produtos podem ser feitos a partir do óleo. “Com a reciclagem do óleo pode-se fabricar ainda sabão em pedra para roupas, tintas, verniz, massa de vidro entre outras matérias primas que são descartadas de forma irresponsável. Quando descartadas pelo ralo da pia o óleo permanece retido no encanamento, causando entupimentos das tubulações, havendo a necessidade do uso de produtos químicos tóxicos para a solução do problema”, ressaltou João.
O secretário de Meio Ambiente e Turismo, Roberto Carlos Batata, destaca que a inauguração da usina de reciclagem é o primeiro passo para a coleta seletiva de lixo em Carapebus. “O óleo de cozinha usado é um produto danoso ao meio ambiente, por isso buscamos parcerias para descartá-lo de forma consciente. Peço a colaboração dos donos de restaurantes e das diretoras das escolas para que reciclem também o óleo”, solicitou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !