Follow by Email

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

PRESTANDO CONTAS 7 UNIDADES DE TRIAGEM E RECICLAGEM



Contingente de ex-catadores será finalizado com inauguração da 3ª cooperativa
http://www.campos.rj.gov.br/up/photos.php?id_fotos=88941
O secretário municipal de Desenvolvimento Ambiental, Zacarias Albuquerque, esteve nesta terça-feira (26) no local onde funcionará a 3ª Unidade de Materiais Recicláveis, na Central de Tratamento de Resíduos (CTR), na Codin. A previsão dele é que a Cooperativa Nova Esperança comece a operar ainda no primeiro semestre deste ano e ponha fim ao contingente de ex-catadores do antigo aterro controlado da Codin (lixão).

- Essa terceira unidade irá finalizar a inclusão dos ex-catadores. Também é importante destacar a questão da preservação do meio ambiente -, destacou o secretário de Desenvolvimento Ambiental. Duas cooperativas já funcionam em Campos: a Reciclar, no Parque Novo Eldorado, e a Cata Sol, no Parque Aldeia, que beneficiam 50 famílias. A estimativa é que, pelo menos, mais 30 famílias atuem na 3ª Unidade.

A Cooperativa Nova Esperança foi projetada para receber até 90 toneladas de lixo reciclável dia. A estrutura de equipamentos cedidos pela Prefeitura vai contar com prensa, esteira e picador de vidro. Além de salas, cozinha, refeitório, banheiro e setor administrativo. Também estiveram no local, o Superintendente da Limpeza Pública, Carlos Morales, e o diretor da superintendência de Limpeza Pública, Franklin Cherene. 
Por: Marcio Fernandes - Foto: César Ferreira -  26/04/2016 17:22:55
Disponível em: http://www.campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=35502
Coleta seletiva ajuda ex-catadores e o meio ambiente
A Superintendência de Limpeza Pública realiza a coleta seletiva de materiais recicláveis em Campos e encaminha para as cooperativas do município. Atualmente várias famílias de ex-catadores do antigo aterro controlado da Codin mudaram de vida com a implantação de duas cooperativas: Reciclar, no Parque Novo Eldorado e Cata Sol, no Parque Aldeia, em Guarus. Ainda este ano, com previsão para 60 dias, será inaugurada uma nova cooperativa, desta vez na Codin.

- Existem atualmente 50 famílias de ex-catadores nas duas cooperativas e, com a abertura da terceira cooperativa, a estimativa é de ajudar mais 50 famílias - disse o superintendente da Limpeza Pública, Carlos Morales.

Além de ajudar as famílias, é importante destacar a preservação do meio ambiente e conscientizar a população sobre a importância da reciclagem. “Quem ajuda na coleta seletiva, encaminhando-a para o lugar certo, ajuda não só ao meio ambiente, mas também às cooperativas e a várias famílias”, destacou o superintendente.

A presidente da cooperativa Cata-sol, Érica Borges, relata a importância do material reciclável para os ex-catadores. "Ao separar e acondicionar adequadamente os lixos orgânicos dos recicláveis, colocando-os à frente das suas casas e empresas nos dias estabelecidos, a população estará ajudando não só ao meio ambiente, mas também as famílias que trabalham aqui na cooperativa", afirma Erica Borges.

A Superintendência de Limpeza Pública também realiza palestras de conscientização da população em relação à coleta seletiva. Os interessados em receber a palestra ou saber mais sobre a coleta do lixo reciclável, moradores ou comerciantes, podem ligar para o telefone (22) 2726 4345 ou para a secretaria de Limpeza Pública, situada na Avenida José Alves de Azeredo, 102, no Centro.

A pessoa deve informar o endereço, número do estabelecimento, bairro, nome e número de telefone, para que uma equipe possa realizar visita e efetivar o cadastro. 


Por: Catarine Barreto e Thaisa Barreto (estagiárias) - Foto: Rodolfo Lins -  04/04/2016 10:14:37


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !