Follow by Email

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

PRESTANDO CONTAS 08 CEAM ATERRO


Inaugurado Centro de Educação Ambiental Sustentável em Conselheiro
A Prefeita Rosinha Garotinho inaugurou na manhã desta quarta-feira (30) o Centro de Educação Ambiental (CEA) e consolida Campos como um dos municípios do Brasil como referência no contexto da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O CEA funciona ao lado do Aterro Sanitário Ecológico, que funciona já há mais de dois anos e processa cerca de 350 toneladas de lixo, por dia, com média de 9,3 mil toneladas/ano.

Autoridades,  gestores públicos, professores e lideranças comunitárias e dirigentes das concessionárias dos serviços de água, esgoto (Águas do Paraíba) e dos serviços de limpeza pública (Vital Engenharia) participaram da solenidade na zona rural do distrito de Conselheiro Josino, na região Norte do município, e foram unânimes em reconhecer o esforço do atual governo municipal na implementação de políticas públicas voltadas para a preservação do meio ambiente, com foco na preservação dos recursos naturais e na qualidade de vida da população.

“Estamos aqui inaugurando este Centro de Educação Ambiental, cumprindo a lei, conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Neste sábado (02), termina o prazo para que as cidades estejam preparadas para destinação correta do lixo, mas ainda existem mais de 1600 cidades e também 14 capitais, que são cidades grandes, com mais recursos, que não fizeram nem Aterro Sanitário nem Centro de Educação Ambiental, inclusive Brasília, no Distrito Federal, mas Campos está na frente, e cumprimos a legislação bem antes de findar o prazo”. A declaração foi feita pela Prefeita Rosinha Garotinho, durante a solenidade de inauguração no auditório do Centro de Educação Ambiental na manhã desta quarta-feira (30) no distrito de Conselheiro Josino.

O Centro de Educação Ambiental ocupa área construída de cerca de 400m² e foi construído ao lado do Aterro Sanitário Ecológico, que tem área total de 855 m². O CEA,  assim como o Aterro Sanitário Ecológico tem instalações dentro do princípio da sustentabilidade: está instalado em terreno elevado, onde o vento constante dispensa aparelhos condicionadores de ar e também dispensa a compra de energia elétrica da concessionária Ampla. Todas as instalações têm portas e janelas amplas para aproveitamento da luz natural.

- A energia para acender as lâmpadas, para funcionamento do sistema de som do auditório; para mover as bombas de recalque dos tanques de chorume; as bombas de lavagem de veículos; do reservatório de água da chuva e demais equipamentos, é gerada por painéis de placas fotovoltaicas que geram a energia necessária para funcionamento do Aterro Sanitário e do Centro de Educação Ambiental -, detalha o gerente do CEA, Fábio Andrade.


Por: Jualmir Delfino - Foto: Gerson Gomes -  31/07/2014 08:35:09

Alunos de SFI visitam Aterro Sanitário de Conselheiro Josino
Os alunos do Externato Imaculada Conceição, do município de São Francisco do Itabapoana, visitaram o Aterro Sanitário de Conselheiro Josino. Eles ficaram encantados com a palestra realizada pelo engenheiro da concessionária Vital Engenharia, Paulo Henrique de Souza.

De acordo com a gerente do Centro de Educação Ambiental, Ingrid Manhães, em caráter de cooperação, o Aterro Sanitário de Conselheiro Josino também recebe o lixo não reciclável dos municípios de São Francisco do Itabapoana e de São João da Barra.

— O engenheiro deu explicações técnicas sobre como funciona o aterro sanitário. De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o aterro é bem conceituado com segurança, com as avaliações no topo de funcionamento, como controle de qualidade. O aterro é constantemente controlado e recebe visitas técnicas de controle — disse a gerente do Centro de Educação Ambiental.

Ela acrescentou que o Aterro Sanitário de Conselheiro Josino, em funcionamento desde 2012, acolheu famílias de catadores de lixo, que hoje trabalham no processo de separação do lixo reciclável em três cooperativas.

— A visitação foi maravilhosa, os alunos estão encantados. Queremos trazer alguns professores para realizar palestras para alunos que não puderam vir — declarou a coordenadora da escola, Amanda Aparecida Passini.  A visita aconteceu nesta terça-feira (31). 

Por: Aline Mendes (Estagiária) - Foto: Divulgação -  01/06/2016 10:44:55


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !