quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Conheça 4 iniciativas de voluntariado que você pode adotar

Conheça 4 iniciativas de voluntariado que você pode adotar



No dia 28 de agosto, comemora-se o Dia Nacional do Voluntariado. A data é celebrada desde 1985, quando foi instituída pela Lei nº 7.352, pelo então presidente José Sarney. Destacamos abaixo alguns exemplos de voluntariado que ganharam adesão de grupos de diversos países.
Ensine a pedalar
Quem está acostumado a andar de bicicleta desde a infância pode se admirar com a quantidade de pessoas adultas que nunca aprenderam a pedalar. Há também aquelas que estão acostumadas a utilizar o modal apenas para o lazer, e têm receio de encarar os conturbados centros urbanos. Para auxiliar essas pessoas, um grupo de ciclistas experientes criou o Bike Anjo.
Por meio do projeto, são oferecidas dicas, informações e acompanhamento. O serviço é disponibilizado gratuitamente e feito para dar segurança aos novos ciclistas que desejam perder o medo de pedalar na cidade, e, quem sabe, adotar a bicicleta como meio de transporte.
Criada em São Paulo, a iniciativa chamou atenção de pessoas de outras cidades e até de outros países. Já são mais de duas centenas de voluntários em 36 cidades brasileiras. A iniciativa pode ser implementada no seu bairro. Conheça o projeto Bike Anjo.
Conserte objetos
Há sempre um amigo, parente ou conhecido que possui habilidades para consertar tudo o que vê pela frente. Foi refletindo sobre essa questão que a jornalista Martine Postma criou o Repair Café, em Amsterdã, na Holanda. O grupo de voluntários se reúne para consertar objetos, tomar café e compartilhar experiências.
Parece ser uma ideia longe da realidade? Pois um grupo na baixada santista, em São Paulo, resolveu testar o projeto. A iniciativa é da Agência Nacional de Desenvolvimento Eco-social (ANDES), que segue o modelo holandês e já promoveu até uma edição especial só de conserto de brinquedos.
Além de oferecer um trabalho gratuito, o bacana do projeto é que ele estimula, principalmente, a reutilização de objetos que seriam descartados. Para conhecer mais o Café Reparos, clique aqui.
Ajude a construir residências
A ONG TETO reúne jovens de todos os lugares do mundo na construção de casas emergenciais para famílias carentes. O módulo pré-fabricado de 18 metros quadrados é construído em dois dias pelos jovens voluntários e as famílias da comunidade. Com início no Chile, a organização já atua em 19 países, inclusive no Brasil.
Para ajudar na construção de unidades habitacionais, basta se inscrever no site como voluntário. Há diversos processos, antes e depois da edificação. Clique aqui para saber mais.
Sirva refeições grátis
Uma iniciativa de reaproveitamento de alimentos na Alemanha inspirou o surgimento do projeto francês Disco Soupe. Trata-se de um movimento que recolhe os ingredientes no fim das feiras livres e de doações para preparar almoços gratuitos para a população.
Quinze cidades francesas já aderiram à proposta. É uma ideia simples e fácil de ser implementada. Chame os amigos cozinheiros e ajude a combater o desperdício na sua comunidade. Saiba mais sobre o Disco Soupe.
Entre na corrente do bem
Aplicar iniciativas voluntárias pode não ser tão difícil quanto parece – além de ajudar uma determinada comunidade, você exerce a cidadania e dedica-se a atividades que em troca lhe trarão orgulho e satisfação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !