sábado, 21 de março de 2015

TCE-SP suspende obra de ligação do Paraíba do Sul com Cantareira

TCE-SP suspende obra de ligação do Paraíba do Sul com Cantareira

Empresa apresentou pedido de impugnação da licitação do projeto

POR 14/03/2015 


SÃO PAULO. O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) decidiu suspender a licitação para a construção de uma ligação entre o sistema Cantareira, que abastece a Região Metropolitana de São Paulo, e o Rio Paraíba do Sul, que fornece água para 70% da cidade do Rio.
A decisão foi motivada por uma impugnação apresentada pela empresa Queiroz Galvão, que questiona o fato de a obra ser realizada em um lote único. O conselheiro Renato Martins Costa atendeu o pedido da construtora e determinou a suspensão do processo de contratação em caráter liminar (decisão provisória).
O governador de São Paulo, Geralado Alckmin, afirmou na sexta-feira acreditar que a paralisação será revertida em breve e que o cronograma não será afetado. Alckmin argumenta que o projeto deve ser feito em lote único porque se trata de uma intervenção emergencial.
O projeto prevê a construção de 20 quilômetros de adutoras para levar água da represa Jaguari de Igaratá, na bacia do Rio Paraíba do Sul, para o reservatório Atibainha, parte do sistema Cantareira. O bombeamento de água para socorrer o principal manancial que abastece a Região Metropolitana de São Paulo ficará pronto em 18 meses. A transferência de água no sentido oposto só será possível em outubro de 2017.
Em média, serão transferidos 5,1 mil litros de água por segundo entre os dois reservatórios, uma quantidade suficiente para abastecer uma cidade de 1,5 milhão de habitantes. Para que o sistema funcione, uma das duas represas precisa estar cheia. Se a obra estivesse pronta hoje, seu efeito seria mínimo, segundo especialistas em recursos hídricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !