quarta-feira, 25 de março de 2015

Confira as 5 formas de utilizar a energia solar de forma inovadora

Confira as 5 formas de utilizar a energia solar de forma inovadora

Postado por Consciência Ampla
Que economizar energia traz benefícios para o consumidor e para o planeta, muita gente já sabe. Além disso, também é possível produzir a própria energia para ser utilizada de várias formas.
Confira algumas soluções criativas e sustentáveis que foram criadas a fim de aproveitar a energia solar.
Jaquetas com placas solares que recarregam celulares
Já falamos sobre no nosso Facebook, mas vale a pena relembrar! A marca de roupas Tommy Hilfiger desenvolveu um casaco que promete facilitar a vida de quem vive conectado, mas nem sempre está perto de uma tomada. O modelo é equipado com placas fotovoltaicas, que permitem a produção de energia limpa para recarregar baterias de celulares e outros gadgets.
Os painéis solares são removíveis. Assim sendo, o usuário o instalada apenas quando tem interesse. Aplicadas nas costas do casaco, as placas são divididas em pequenas tiras, que não atrapalham o movimento. Elas também estão conectadas a uma bateria e um cabo USB, localizado dentro do bolso da blusa, onde podem ser conectados aos celulares para efetuarem as recargas.
solarjacket1
Spray que transforma qualquer superfície em célula fotovoltaica
O pesquisador canadense Illan Kramer, da Universidade de Toronto desenvolveu de um spray que transforma quase todas as superfícies em captadores solares. A tecnologia, que utiliza pontos quânticos colidais, poderia ser aplicada em uma película flexível e usada para revestir todos os tipos de superfície, mesmo as mais inusitadas, como uma mobília ou a asa de um avião.
O sistema foi feito com materiais simples, pois a intenção dos pesquisadores é torná-lo acessível e barato, para que seja amplamente utilizado. Este é um passo importante para popularizar a energia solar, barateando os sistemas e produzindo energia limpa independente das redes de transmissão. Bacana, né?
Bolsa de computador como gerador portátil de energia solar
KaliPAK é uma mala de computador equipada com placas fotovoltaicas. A tecnologia surge como uma opção prática e limpa para recarregar notebooks e equipamentos eletrônicos independente das redes de transmissão.
Não é apenas a praticidade que chama a atenção, mas principalmente a capacidade do sistema. Além de transformar a energia do sol em eletricidade, a KaliPAK tem potencial para armazenar muita energia para uso posterior. Com a bateria completa, ele pode recarregar 96 iPhones 6, por exemplo, 19 notebooks comuns ou 400 lâmpadas de LED por 120 horas!
kalipakcover
Barraca de camping geradoras de energia
Rob Bertucci desenvolveu uma alternativa sustentável para ninguém mais ficar sem bateria no celular, no notebook e nos outros dispositivos móveis durante os acampamentos: é a linha de barracas Bang Bang, equipada com painéis solares que aproveitam os raios de sol para gerar até 5 W de energia, quantidade suficiente para carregar os gadgets e ainda acender luzes de LED.
A geração de energia limpa depende do painel fotovoltaico que vem junto com a tenda, e que deve ser instalado do lado de fora, recebendo e processando os raios solares. Para distribuir a eletricidade, cada painel conta com uma entrada USB, em que os gadgets são conectados e passam a se alimentar da energia.
 Bang-Bang-Solar-Tents-2
Fonte: Blog Prátil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !