quinta-feira, 17 de julho de 2014

Prefeitura de Casimiro de Abreu realiza caminhada “Por uma Serra mais Limpa”

A Prefeitura de Casimiro de Abreu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realiza no próximo sábado, dia 26, uma caminhada ecológica na Rodovia Serramar (RJ-142). Com o slogan “Caminhando por uma Serra Mais Limpa”, o evento visa conscientizar moradores e visitantes sobre a importância de cuidar e preservar a Serra Casimirense.

O ponto de partida será às 8 horas, na entrada do Parque Natural Municipal Córrego da Luz (km 07), unidade de conservação municipal criada com o objetivo de preservar o ecossistema de Mata Atlântica, incentivar pesquisas científicas, a educação ambiental e o turismo ecológico.

Serão dois quilômetros de percurso até a Ponte de Arame, um dos principais atrativos turísticos do município. Nesse trecho, o rio Macaé apresenta água calma e cristalina, ideal para um delicioso e refrescante mergulho. Além de contemplar a natureza, os participantes também vão recolher o lixo que encontrarem pelo caminho.

Um ônibus sairá às 7h30 da frente da Secretaria de Agricultura, localizada no início da Estrada Serramar, para levar os caminhantes até o ponto de partida. A caminhada ecológica contará com o apoio da Guarda Municipal e da Secretaria de Saúde para garantir a segurança e bem-estar dos participantes.

Rodovia Serramar – A RJ-142, mais conhecida como Rodovia Serramar, liga os municípios de Nova Friburgo e Casimiro de Abreu. Atrativos naturais não faltam ao longo dos seus 60 quilômetros, como cachoeiras e muitos pontos de banho. “A região serrana é especialmente bela e todos nós temos o compromisso de cuidar desse patrimônio ambiental e garantir um futuro mais sustentável para as próximas gerações”, ressaltou o prefeito de Casimiro de Abreu, Antônio Marcos.

A estrada possui particularidades que a tornam extremamente especial. Praticamente todo o seu percurso é acompanhado pelo rio Macaé, manancial importantíssimo para o desenvolvimento da região, sendo a principal fonte de abastecimento de água de milhares de pessoas. É nessa região que estão as principais nascentes que contribuem para o seu curso principal.  


Emoldurada pela Mata Atlântica, possui áreas de florestas intocadas e preservadas por unidades de conservação. A região abriga uma fauna e flora riquíssimas, com diversos animais em risco de extinção, como a onça parda, mico-leão-dourado e o macaco bugio, além de uma grande diversidade de anfíbios, aves e insetos.

Fonte: Ascom/Casimiro de Abreu 
Foto: Magno Lopes/Ascom

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !