Marina Maciel - 24/06/2014
Arquitetos, acadêmicos, setor privado e poder público de Roterdã, a segunda cidade mais importante dos Países Baixos, se uniram para criar um espaço verde de limpeza de lixo e, ao mesmo tempo, de lazer para a população.
Trata-se do Recycled Island*, um espaço flutuante de recreação que pretende ajudar a solucionar um grande desafio enfrentado no mundo todo: a poluição dos oceanos por partículas de plástico. De acordo com
, esse problema ambiental representa um dano financeiro de US$ 13 bilhões anuais aos ecossistemas marinhos.
Para isso, a ilha artificial vai recuperar lixo plástico do rio Nieuwe Maas, antes que ele polua também o Mar do Norte. Essa é apenas das ambições do projeto. A outra é construir um parque feito de plástico reciclado, a partir dos resíduos recolhidos no rio. Segundo os idealizadores, isso é possível porque o lixo coletado é relativamente “fresco” e, portanto, tem bom potencial para reciclagem.
Além disso, os blocos de construção são projetados de tal forma que vegetais podem crescer. A parte inferior da plataforma também terá um acabamento bruto, onde plantas podem ter superfície suficiente e peixes terão um lugar para depositar ovos.
A criação é de autoria do estúdio de arquitetura WHIM Architecture*, da Universidade de Wageningen, das empresas SK International, Better Future Factory e HEBO Maritiemservice, em parceria com a prefeitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo sua participação e opinião !