PNUMA lança iniciativa de informação para o consumo sustentável
|
julho de 2014 |
Programa quer esclarecer consumidores sobre o impacto de suas escolhas
Nova York, 1 de julho de 2014 – Uma iniciativa global apresentada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) vai aproveitar o poder dos consumidores bem informados para tornar o mundo mais eficiente em termos de recursos. O Programa de Informação do Consumidor (CIP na sigla em inglês) do Programa-Quadro de 10 anos para Consumo e Produção Sustentáveis (10YFP, também em inglês) vai fornecer informações aos consumidores sobre os impactos ambientais e sociais dos produtos que consomem.
O CIP será liderado pelos governos da Alemanha e Indonésia, juntamente com a organização Consumers International, com apoio do PNUMA, que abriga o secretariado do 10YFP. O programa vai auxiliar governos, entidades certificadoras, empresas e ONGs em seus esforços para oferecer informações precisas e confiáveis sobre o impacto de um produto no planeta.
O trabalho inclui revisar ferramentas de informação e sistemas, tais como normas voluntárias, rotulagem ambiental e abordagens de marketing, com o objetivo de reforçar a sua eficácia com a padronização de dados e critérios. Além disso, irá explorar novos canais de comunicação para alcançar os consumidores.
Os objetivos são:
1) Melhorar o acesso e a qualidade de informação para o consumidor;
2) Impulsionar governos e setor privado a apoiar melhores práticas em relação à informação ao consumidor;
3) Melhorar a comunicação para promover a mudança comportamental e assegurar a transição entre estar informado e agir de forma consciente.
"Consumo e produção sustentáveis significam fazer mais e melhor com menos", define Achim Steiner, subsecretário geral das Nações Unidas e diretor executivo do PNUMA. "O CIP da 10YFP é um passo importante em direção a esse objetivo, uma vez que irá informar os consumidores em todo o mundo sobre como suas escolhas podem impulsionar o consumo sustentável. O programa também apoiará governos e empresas a cooperarem para a produção sustentável."
A demanda por bens e serviços sustentáveis é crescente, e continua a aumentar – o número de selos para certificação ambiental cresce a cada ano, e chega a 400 atualmente. Ainda assim, consumidores muitas vezes são mal informados sobre produtos e práticas sustentáveis, o que atrapalha na decisão adequada.
A escolha por produtos sustentáveis pode resultar em uma economia substancial, mas os consumidores necessitam ter informações claras. Pesquisas mostram que a proliferação de informações de sustentabilidade deixa os consumidores confusos, resultando em uma mudança de interesse para ceticismo.
O CIP será uma plataforma global para difundir políticas relevantes, estratégias, projetos e parcerias. Também incentivará a cooperação em diferentes setores para harmonizar e esclarecer informações de sustentabilidade. O programa vai produzir análises de produtos ao longo do seu ciclo de vida, desde a extração dos recursos até o descarte.
Para mais informações sobre o 10YFP, visitewww.unep.org/10yfp.
O release completo, em inglês, está disponível aqui.
|
REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS COTIDIANA, QUALIFICADA SOBRE PROCONS,DIREITO DO CONSUMIDOR E VIDA DIGITAL .
domingo, 13 de julho de 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo sua participação e opinião !