terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Aquário de Ubatuba afirma que água na Praia do Itaguá tem nível crítico de poluição

Aquário de Ubatuba afirma que água na Praia do Itaguá tem nível crítico de poluição



Motivados pela situação contraditória do volume de turistas se banhando na Praia do Itaguá e o mau cheiro do local, o Aquário de Ubatuba realizou testes de qualidade da água e os resultados foram alarmantes, o que esta gerando polêmica entre ambientalistas e as instituições responsáveis. A praia é localizada no litoral norte de São Paulo.
A preocupação dos ambientalistas da cidade de Ubatuba é justificada, pois o rio Acaraú, onde está a maior parte do problema, nasce limpo no Parque da Serra do Mar e, em um curto espaço geográfico, deságua no Itaguá em níveis críticos de poluição. Hoje, tal rio é considerado o mais poluído do litoral norte. Após sua passagem pelas estações da Sabesp e Coambiental, a qualidade se deteriora drasticamente.
Atualmente, apenas 52% dos imóveis de Ubatuba são atendidos pela rede municipal de esgoto, por isso acredita-se que ligações clandestinas e a falta de tratamento adequado são as principais causas para essa situação alarmante, que agora compara o rio Acaraú às águas dos rios das regiões metropolitanas.
Segundo Hugo Gallo Neto, Oceanógrafo Diretor Executivo do Aquário de Ubatuba, além de gerar um grave problema de saúde, essa situação pode estar comprometendo o desenvolvimento e o futuro da cidade, uma vez que a principal motivação para os turistas virem a Ubatuba é a beleza e o grau de conservação das praias.
O Conselho Municipal de Meio Ambiente se reunirá na próxima quarta-feira (15) às 15h para tratar do assunto. Um dos objetivos da pauta é decidir quais decisões serão tomadas a curto, médio e longo prazo para fiscalizar e autuar os responsáveis pelo lançamento dos efluentes não tratados no Rio Acaraú. É intenção dos ambientalistas que uma representação seja encaminhada pelo Conselho ao Ministério Público visando a instauração de inquérito e ação civil pública para solução do problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !