segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Mitos e verdades sobre o Lago Paranoá

Mitos e verdades sobre o Lago Paranoá

Saiba um pouco mais sobre a realidade, as lendas e os mistérios do grande reservatório

-  A  A  +
Lilian Tahan
Veja Brasília - 

SXC.hu

Como abriga duas estações de tratamento de esgoto, o lago é poluído e impróprio para banho 
Mito. Mais de 90% de suas águas são consideradas limpas. O nível de poluição só é inadequado no braço do Riacho Fundo, próximo à Estação de Tratamento de Esgoto Sul.

Ainda que tenha trechos de pouca visibilidade, ele é considerado bom para a prática de mergulhoVerdade. A água doce, limpa e de temperatura amena atrai os mergulhadores. As ruínas da Vila Amaury e a profundidade nas cercanias da barragem são outros pontos a favor do mergulho. A cor da água é considerada pelos profissionais um desafio a mais para os praticantes da atividade.

Sucuris já foram encontradas por aliVerdade. Embora raramente observada no lago, essa grande cobra pode habitar locais como a desembocadura de riachos, em trechos pantanosos. O último registro foi em 1985, quando um exemplar da espécie, de 5,15 metros, foi capturado com 65 filhotes prontos para nascer.

Um ônibus foi afundado de propósito em suas águasVerdade. Em busca de aventura e para criarem um ponto de referência, mergulhadores organizaram o içamento de um ônibus velho e o colocaram a uma profundidade de 19 metros, próximo à barragem.

Desde sempre foi chamado de ParanoáMito. Antes da denominação atual, o reservatório levou o nome de Israel Pinheiro, o primeiro administrador de Brasília.

Fornece energia à cidadeVerdade. Representa menos de 1% da energia consumida, mas essa fonte se tornou estratégica porque é usada em momentos de pico e de apagão.

Há jacarés em vários pontosVerdade. O biólogo Victor Batista fez sua tese de mestrado sobre a distribuição e a concentração de jacarés no Paranoá. Em suas saídas a campo, sempre noturnas, ele avistou 92 répteis da espécie jacaretinga - todos nos braços do lago, onde o ambiente é mais pantanoso. Segundo ele, esses jacarés não são agressivos, a não ser quando se sentem ameaçados
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !