segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Prossegue Campanha de Política Reversa para aparelhos de celular



Aparelhos de celular inservíveis têm destino certo na cidade. Através de parceria a ser firmada entre a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP) e a empresa Recicladora União, mais dez novos espaços físicos para armazenamento temporário dos telefones inservíveis serão disponibilizados no município, até a destinação final pelos fabricantes. A previsão é que a parceria seja selada nos próximos meses. A medida integra a Campanha de Política Reversa do município.
Com a nova medida, as pessoas poderão ter garantia da destinação correta dos aparelhos celulares não mais utilizáveis: os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). A campanha de Política Reversa, realizada pela Secretaria há cerca de 3 anos, visa orientar a população para encaminhar os aparelhos inservíveis até esses postos de coleta, que funcionam nas próprias lojas das operadoras. Agora, para facilitar e agilizar o trabalho, a Prefeitura também disponibilizará espaço para o recolhimento dos aparelhos através das PEV's.
A destinação final ambientalmente adequada para celulares inservíveis é de responsabilidade dos fabricantes, cuja exigência foi definida na Política Nacional de Resíduos, cabendo ao município participar da ação de forma compartilhada, viabilizando espaço físico para armazenamento temporário destes resíduos. O secretário de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque, ressalta que a campanha para recolhimento e destinação correta dos eletrônicos está a todo vapor e a sociedade deve estar ciente da importância da destinação correta destes materiais.
- Para cada grupo de 100 habitantes, há 129 linhas de telefone celular habilitadas, adaptando esta estatística ao número de habitantes no município, chegamos a um total de 700 a 800 mil aparelhos de celular existentes no município, que, em algum momento, virarão resíduos. Então, queremos chamar a atenção da população para o fato de que a destinação correta dos aparelhos de celular, antes, era recomendado; agora é lei. Estes aparelhos possuem compostos extremamente poluentes ao meio ambiente e, se destinados junto ao lixo orgânico, elementos como prata e zinco entrarão em contato direto com o solo, o que é agressivo a este - explica Zacarias.
Secom PMCG-Jornalista Thabata Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !