terça-feira, 1 de maio de 2012

PROJETO ECO AMPLA:Destino certo ao lixo doméstico


Mario Sérgio

As prefeituras tem até 2012 para implantar e melhorar a coleta seletiva de lixo e a logística de reversa, além de acabar com os lixões e substituí-los por aterros sanitários adequados. Os municípios que não conseguirem se adequar às normas previstas na Política Nacional de Resíduos Sólidos, mas estiverem com as ações em andamento, não devem temer a lei de crimes ambientais.
Em Campos, a Lei Municipal 8.202/2011 institui que os condomínios verticais e horizontais com mais de 50 unidades destinem resíduos descartáve-is à coleta seletiva. Num dos maiores e mais populosos condomínios da cidade, o Recanto das Palmeiras, na BR 101, um projeto começou a ser feito, através do “Consciência EcoAmpla”, há pouco mais de um mês. Segundo o subsíndico Alair Ribeiro, a iniciativa tem apresentado bons resultados. “Fizemos uma parceria com a Ampla que funciona da seguinte maneira: o morador traz seu lixo já separado e a ca-da quilo de determinados materiais, ele ganha descontos em sua conta de energia elétrica”, explicou o subsíndico, lembrando que o valor do desconto varia de R$ 0,05 a R$ 2,00.
O responsável pela coleta, Pedro José Dias da Silva, disse que ela é feita de segunda a sexta, das 8h às 17h, e o caminhão passa para recolher o li-xo de dois em dois dias.
— Em média, a quantidade de lixo recolhida requer três caminhões e, atualmente, contamos aproximadamente 90 moradores que trazem seus resíduos sólidos”, informou ele.
José contou ainda que o maior número de material recolhido é o papelão. “Em segundo lugar vem as garrafas pet. Todo lixo recolhido é levado para o Recicla Campos”, explicou.
Quem participa do projeto demonstra entusiasmo e importância com o meio ambiente. É o caso da autônoma Aluizy Barbosa Brás, 58 anos. Segundo ela, além do objetivo principal que é a preservação do ambiente, a coleta seletiva ajuda também na organização do local onde mora. “A coleta ajuda tanto ao ambiente, quanto à higiene e organização do condomínio. Desde que começou, junto meu lixo para trazer aqui”, disse.

*Fonte: Jornal Folha da Manhã - Ed. 21/04/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !