ABLP e Selur lançam “Guia de orientação para adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos”
Um ano após a instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei 12.305, os 5.564 municípios do País ainda carecem de um perfeito entendimento da lei. Para auxiliar as prefeituras nessa tarefa, a Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP) e o Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selur) criaram O Guia de orientação para adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos. “Trata-se de um estudo de 136 páginas sobre como as prefeituras devem proceder quanto à PNRS”, diz Tadayuki Yoshumira, presidente da ABLP.
A ABLP e o Selur contrataram a consultoria PwC para desenvolver o guia, que será um instrumento para que o gestor do município atenda às exigências da Política Nacional nos aspectos operacionais, financeiros e legais. De maneira didática, a publicação orienta as prefeituras a fazerem um inventário de todos os resíduos sólidos do município e aborda as tecnologias, as modelagens de contrato e a organização de consórcios. A sustentabilidade financeira de curto e longo prazo, a obtenção de recursos e a adequação à legislação vigente também são tratados.
“O guia é um passo a passo que auxiliará os municípios a implementarem a PNRS, independentemente do estágio de implementação em que se encontrem”, diz Ariovaldo Caodaglio, presidente do Selur e diretor da ABLP. Também apresenta um comparativo dos sistemas de Barcelona (Espanha) e Bogotá (Colômbia), que são distintos entre si e atendem bem a população de cada cidade.
Além doguia, a ABLP e o Selur abrirão em seus sites um espaço para que os gestores dos municípios esclareçam questões a respeito do conteúdo da publicação. Com isso, as entidades reforçam sua atuação para a melhoria da gestão de resíduos sólidos no Brasil e a parceria com as prefeituras.
Lançamento
*Fonte:http://www.inteligemcia.com.br/54884/2011/11/30/guia-orienta-municipios-a-se-adequarem-a-politica-nacional-de-residuos-solidos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo sua participação e opinião !