O Ministério do Meio Ambiente lançou nesta segunda-feira (19), na Rodoviária
de Brasília, a segunda fase da campanha Saco é um Saco, que tem por objetivo
conscientizar a população para a redução do uso de sacolas plásticas.
A diretora do Departamento de Produção e Consumo Sustentável da Secretaria de
Políticas Ambientais do MMA, Laura Valente, distribuiu sacolas reutilizáveis.
Segundo ela, é preciso mostrar à população alternativas para que as sacolas
plásticas não sejam mais utilizadas. “A melhor coisa a se fazer é consumir só
aquilo que precisa. Use uma opção retornável em vez de uma que é danosa ao meio
ambiente”, disse.
Ela defendeu campanhas mais efetivas para que a população se conscientize de
evitar o uso de sacolas plásticas. “A conscientização é importante quando aliada
com campanhas efetivas no setor de mercados, para que não disponibilize mais
sacolas. A gente tem que reverter esse hábito de 50 anos”.
A estratégia de lançar a segunda fase da campanha no Natal é para chamar a
atenção das pessoas quanto ao uso das sacolas plásticas nas compras de fim de
ano. “A escolha da sacola plástica implica problemas para todos, como poluição
do solo e mares e a degradação da biodiversidade. Tudo isso é consequência do
padrão de consumo que temos e de como tratamos essa questão”, disse Laura
Valente.
A campanha agradou a estudante de administração Adriana Batista. “Gostei
muito da iniciativa das sacolas reutilizáveis. As pessoas precisam se
conscientizar sobre preservação do meio ambiente para as próximas gerações”. Já
a contadora Elza Nascimento defende ações mais eficazes dos órgãos que promovem
a campanha. “O governo não faz campanhas suficientes. Elas sempre são deixadas
de lado depois de algum tempo. Deveria haver maior cobrança e fiscalização. Mas
essa campanha é um bom passo”, defendeu.
Uma sacola reutilizável de cinco metros, feita de banners reciclados, foi
instalada no dia 15 de dezembro na Rodoviária de Brasília, onde ficará exposta
por duas semanas. Foram distribuídos também panfletos informativos sobre ações
sustentáveis. Esta segunda fase faz parte da campanha Vamos Tirar o Planeta do
Sufoco, iniciada em São Paulo, em parceria com a Associação Brasileira de
Supermercados (Abras) e a Associação Paulista de Supermercados (Apas). Em São
Paulo, mais de 100 municípios aderiram à campanha.
(Fonte: Agência
Brasil)
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