quarta-feira, 1 de junho de 2016

Tem árvore na sua rua? Saiba como deixa-la bonita e forte
Processo é essencial para evitar quedas de árvores em ambientes urbanos, principalmente durante as chuvas de verão
POR FERNANDO BUMBEERS EDIÇÃO VIVIANE TAGUCHI

arvore_rua_rio (Foto: Editora Globo)Realizar a manutenção preventiva de árvores pode evitar acidentes, como as quedas, que ocorrem muito durante as chuvas de verão(Foto: Editora Globo)

Manutenção preventiva não é exclusividade de carros ou eletrodomésticos, apesar dessas serem as primeiras sugestões do site de pesquisas Google para o termo. Manutenção preventiva também faz referência às árvores.
Presentes no ambiente urbano, o que mantém as árvores firmes e viçosas é a prevenção. Mas atenção: o processo não pode ser feito por qualquer pessoa, é necessário um especialista e o contato com a prefeitura de sua cidade.
Segundo Graziela Lourensoni, gerente de produtos da empresa Husqvarna, somente entre os meses de novembro de 2014 e fevereiro de 2015 foi registrada a queda de cerca de 1.700 árvores na cidade de São Paulo. A maior parte das ocorrências poderia ser evitada se houvesse sido realizada a manutenção preventiva.
arvore_ipe (Foto: Gustavo Lourenção)
Qualquer um pode cuidar das árvores, mas não é possível podá-las (Foto: Gustavo Lourenção)
A manutenção preventiva, além de evitar quedas que podem causar acidentes com carros e pessoas, contribui para uma cidade mais verde. Para crescerem mais viçosas, devemos tomar certos cuidados com as árvores, como corte e poda, mas não é recomendado fazê-lo sem conhecimento técnico e autorização da prefeitura — mesmo que árvore esteja em um logradouro particular. Limpeza e higienização também fazem parte da manutenção.
Quando é realizada a manutenção, é feito o controle fitossanitário, queimpede o ataque de insetos e doenças nas árvores. Além da retirada de galhos mortos que podem alcançar a fiação elétrica e causar problemas com a energia.
Na teoria a manutenção preventiva não pode ser realizada por qualquer pessoa. “O corte ou a poda de uma árvore em local público ou particular depende de uma autorização da prefeitura municipal ou de um órgão estadual competente”, escreve Lourensoni.
Mas, na prática, algumas coisas podem ser feitas por qualquer pessoa — como lavar as plantas com água.
GLOBO RURAL mostra o que você pode fazer para realizar a manutenção preventiva de árvores em ambientes urbanos:
É permitido 
Basicamente, a higienização da árvore pode ser feita por qualquer pessoa, desde que não seja utilizado produtos químicos que podem ser prejudiciais a planta.
Usar água para a limpeza da árvore esta permitido, mas lembre-se de não desperdiçar água. Outra ação importante é a varredura de folhagem, a fim de evitar entupimentos de bueiros — principalmente no outono, quando as folhas começam a cair.
É proibido 
Não é permitido cortar ou podar a árvore por conta própria sem conhecimentos técnicos. Além disso, esse serviço deve ser solicitado através da prefeitura ou órgão responsável.
O que a manutenção preventiva evita 
As maiores ocorrências de quedas de árvores que geram acidentes nas cidades poderiam ser evitadas através da manutenção preventiva.
Outro problema muito recorrente é o entupimento de bueiros com folhagem. Além disso, os galhos podem alcançar a fiação elétrica e atrapalhar o fluxo de energia.
Quando a manutenção preventiva deve ser feita? 
Segundo Graziela Lourensoni, o ideal é que seja feita em todas as estações do ano, com preocupações diferentes de acordo com o período.
Se as raízes estiverem quebrando o concreto ou houver alguma anormalidade na árvore — como o surgimento de insetos  —, informe imediatamente a prefeitura para que a manutenção seja realizada.

Disponível: http://revistagloborural.globo.com/Cidades-Verdes/noticia/2015/09/tem-arvore-na-sua-rua-saiba-como-deixa-la-bonita-e-forte.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !