quinta-feira, 9 de junho de 2016

Campos ganha primeira Estação de Tratamento de Água de Reuso nesta 5ª

 (Foto: Roberto Joia)
A Prefeitura de Campos, em parceria com a concessionária Águas do Paraíba, inaugura nesta quinta-feira (09), às 10h, a primeira Estação de Tratamento de Água de Reuso (ETAR), resultado de esgoto tratado. Com capacidade de produção de 25 metros cúbicos por hora, a unidade fica na Estação de Tratamento de Esgoto, no Conjunto Habitacional Oswaldo Gregório (Chatuba). Segundo o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Zacarias Albuquerque, na ETAR, as águas residuais passam por um sistema de tratamento que permite que possam ser reutilizadas de diferentes formas, seja para molhar jardins ou  lavar calçadas, entre outras finalidades.

- O município de Campos já vem utilizando essa água de reuso, a partir da crise hídrica. Na verdade, a crise não passou. Continua sendo uma realidade em várias regiões. Com isso, este uso racional e otimizado é uma medida cada vez mais necessária - afirma.

Resultante do tratamento de esgoto da cidade, a água de reuso pode ser utilizada na compactação de valas e intervenções em vias públicas feitas pela concessionária, além de obras de construção civil, rega de praças e jardins e limpeza de pátios.

O superintendente da concessionária Águas do Paraíba, Juscélio Azevedo, explica que o tratamento de efluentes para reuso é obtido através de equipamento compacto, dotado de sistema de desinfecção, decantação e filtração, além da possibilidade de armazenamento em um reservatório com capacidade de 123 mil litros de água.

Juscélio informou que, antes, o abastecimento dos caminhões responsáveis pela irrigação de parques e jardins de Campos era realizado através do sistema de captação de água bruta da principal ETA do município. “Com a instalação da estação, toda a água captada no Rio Paraíba do Sul será disponibilizada à população, após passar pelo devido tratamento na ETAR”, disse.

Disponível em: http://www.campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=36113

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !