sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Lançado em Campos Programa Jogue Limpo

Regina de Oliveira
A expectativa é que 44 mil embalagens sejam coletadas mensalmente no município com a adesão ao programa de 102 postos de combustíveis e 14 concessionárias de veículos Foto: Rogério Azevedo
Campos já é o quinto município fluminense a receber as ações do Programa Jogue Limpo, um sistema de logística reversa de embalagens plásticas de óleos lubrificantes pós-consumo, desenvolvido há um ano, no Estado do Rio. A expectativa é que 44 mil embalagens sejam coletadas mensalmente no município com a adesão ao programa de 102 postos de combustíveis e 14 concessionárias de veículos.
O Programa Jogue Limpo foi lançado nesta quinta-feira (1º), com a presença do secretário municipal de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque; de representantes do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) e do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência no Estado do Rio de Janeiro (Sindestado-RJ).
- Para o bom andamento do programa é importante a responsabilidade de todos na gestão de resíduos, conforme determina a Política Nacional de Resíduos. Desde os postos, concessionárias até o cidadão, todos têm o seu papel - ressaltou o secretário de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque.
De acordo com o coordenador do Jogue Limpo, Maurício Séllos, somente em outubro deste ano, 24 toneladas de embalagens foram coletadas no Estado Rio. Segundo ele, a responsabilidade compartilhada possibilita um descarte ambientalmente aprovado. “A destinação destas embalagens é ambientalmente correta, já que o produto coletado é encaminhado para a recicladora e transformado em objetos, como tapetes”, informou.
O presidente do Sindestado-RJ, Ricardo Lisbôa Vianna, acredita que a falta de outra opção e de um trabalho de conscientização sejam os principais motivos para o sucesso do programa na capital fluminense, em Niterói, São Gonçalo e Mesquita. “Nestes municípios, tivemos uma adesão de 100% e acreditamos que em Campos não será diferente. A receptividade é muito grande”, contou Ricardo.

*Fonte: Site da PMCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !