sábado, 7 de agosto de 2021

Ministério da Justiça e Segurança Pública entrega novo sistema de atendimento ao consumidor no Rio de Janeiro

 Ferramenta traz novos recursos, mais agilidade e reduz o tempo de espera por uma resposta

 

Brasília, 07/2021 - O Procon municipal do Rio de Janeiro comemora a entrega do novo sistema de atendimento ao consumidor, que reduzirá o tempo de espera por uma resposta. O ProConsumidor é um projeto do Ministério da Justiça e Segurança Pública, desenvolvido pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), e irá substituir o atual sistema em funcionamento nos Procons do Brasil, ao longo dos próximos anos. A entrega simbólica aconteceu durante uma visita da secretária Nacional do Consumidor, Juliana Domingues, na tarde de quinta-feira (29), ao Procon Carioca.

“O novo sistema traz novos recursos e mais agilidade, acompanhando a evolução tecnológica do mercado, além de melhorias na consolidação dos dados e nos relatórios de gestão. E isso possibilitará que tenhamos uma visão maior do atendimento ao consumidor em todo o Brasil,” explicou a secretária.

O Procon Carioca foi o primeiro do estado a implementar a ferramenta que, em apenas três semanas de uso, já registrou 250 atendimentos. A previsão é que todo o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) migre para essa tecnologia até 2023. Hoje, o Sindec reúne dados, atualizados semanalmente, dos 615 Procons existentes em todos os estados e no Distrito Federal.

Acesso fácil

Um dos maiores benefícios dessa nova estrutura é a centralização do cadastro do fornecedor, que será atualizado e mantido pela Senacon. Por meio de uma única senha, as empresas visualizam e respondem às demandas de todo o Brasil. A Senacon disponibiliza um formulário de adesão e habilita eletronicamente as empresas que têm interesse.

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