Nas últimas semanas de 2020 foi identificado um novo golpe que tem os aposentados ou pensionistas como alvo. Ao contrário de outros golpes, nessa nova modalidade o aposentado chega a receber o dinheiro em sua conta, porém o prejuízo aparecerá depois, quando o valor da contratação do empréstimo for cobrado, o que costuma acontecer com juros altos. 

Já para os golpistas, o lucro vem de outra forma. Para cada contrato de empréstimo concluído, eles recebem o comissionamento e taxas de desempenho. Normalmente, o recebimento é de até 6% à vista do valor de cada operação, além de outros pagamentos ao longo do contrato. Por isso, o percentual sobre cada operação acaba sendo mais interessante do que reter o valor do empréstimo. Dessa forma, os alvos mais comuns são aposentados ou pensionistas que já tenham realizado o empréstimo em algum momento no passado, já que é mais fácil de obter os dados, pois as instituições financeiras têm essas informações em seus sistemas. 

É de extrema importância tomar cuidado com qualquer depósito incomum em sua conta E para te ajudar, separamos alguns pontos essenciais: 

- Sempre confira os extratos do banco e do INSS; 

- Se houver uma quantia desconhecida, não gaste e procure a agência bancária para entender de onde ele vem; 

- Caso seja vítima, a recomendação é que se faça um boletim de ocorrência e que devolva o dinheiro total. 

A instituição financeira e o INSS são responsáveis pelo dano moral sofrido e por desfazerem o empréstimo. 

 

Fonte: Agora São Paulo