sábado, 16 de março de 2019

Procon Estadual lança aplicativo para reclamações

11.03.2019 - 18:39
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Em comemoração à semana do Dia Mundial do Consumidor, 15 de Março, oProcon Estadual do Rio de Janeiro lançou oficialmente nesta segunda-feira (11/03) o “Procon RJ”. A nova versão do aplicativo da autarquia para smartphones está disponível tanto para os que rodam o sistema Android quanto iOS. Com ele, os consumidores do estado do Rio têm um novo canal para registrar suas reclamações online. O aplicativo pode ser adquirido gratuitamente nas lojas virtuais do Google Play e Apple Store.

Criado sem custo para a autarquia por Rogério Cupti - ouvidor do Procon-RJ, além de advogado e desenvolvedor de sistemas – o novo aplicativo é simples e prático, permitindo ao consumidor registrar sua reclamação a qualquer momento pelo celular ou por tablet, ampliando as opções de canais virtuais de acesso da população. O aplicativo também permite o envio de fotos e vídeos que podem dar mais sustentação a queixa do consumidor. “Desde o início de 2018 os consumidores não podiam baixar o aplicativo de reclamações do Procon-RJ. Lançar um novo aplicativo era uma das nossas metas estabelecidas para os primeiros seis meses da nova gestão”, informou o atual presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, que destacou a importância dos canais de reclamação online da autarquia. “Os estabelecimentos possuem a obrigação de ter um Livro de Reclamações para os clientes registrarem suas queixas. Mas fazer isso pela internet é mais eficaz. Acredito que teremos um aumento considerável no registro de reclamações”, ressaltou.

Para registrar a reclamação, seja nos postos presenciais do Procon-RJ ou em um de seus canais pela internet, o consumidor deve ter a mão todos os dados referentes a reclamação – nota fiscal, protocolos de atendimento na empresa, dados de identificação do produto –, além de seu documento pessoal com foto – carteira de identidade ou de motorista. “Todos estes dados são importantes para se registrar uma reclamação”, explicou Cássio Coelho. “A falta de um desses elementos, dificulta o registro em nosso sistema. No aplicativo, por exemplo, esses dados precisam ser preenchidos, senão o procedimento para registrar a reclamação não se conclui”. Além do aplicativo “Procon RJ”, as reclamações também podem ser feitas pela internet através do site Procon Online (www.procononline.rj.gov.br) ou pelo e-mailreclame@procon.rj.gov.br.

Foto: Rogério Cupti e Cássio Coelho apresentam o aplicativo do Procon-RJ/Divulgação

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