terça-feira, 16 de agosto de 2016

Candidatos e suas propostas para a educação

O Diário inicia série com os postulantes à sucessão municipal

Da Redação

A partir deste final de semana, O Diário inicia uma série de reportagens com os seis candidatos à Prefeitura de Campos: Dr. Chicão (PR), Caio Viana (PDT), Rafael Diniz (PPS), Geraldo Pudim (PMDB), Nildo Cardoso (DEM) e Rogério Matoso (PPL). Cada um terá a oportunidade de apresentar suas propostas para o município, a partir de temas específicos.

Serão 14 publicações. A primeira, na edição deste domingo (14), é Educação. Na edição desta segunda-feira, ação social. Todos os candidatos apresentarão suas propostas (exclusivamente propostas) ao mesmo tempo, de acordo com o tema pré-definido. As respostas estão sendo enviadas ao jornal através de email. 

Dr. Chicão (PR)
O município de Campos precisa seguir avançando na Educação. Em nosso governo o município ganhou novas creches e escolas modelo, os professores tiveram a conquista do Plano de Cargos e Salários, alunos ganharam kit completo de uniformes, merenda de qualidade, e foram instaladas as lousas eletrônicas. Muito já foi feito, mas a Educação é um processo de construção contínuo e a mudança que já começou não pode parar. As escolas e creches modelo oferecem às nossas crianças estrutura de qualidade para estudar, são modernas, funcionais, e vou continuar com esse projeto. Vamos usar a tecnologia para encurtar distâncias no aprendizado, expandir o uso das Lousas Eletrônicas. Podemos preparar também as nossas crianças e jovens para um mundo mais globalizado e por isso vamos criar uma Escola de Idiomas, para aulas de inglês, por exemplo. Em meu governo vou qualificar os profissionais de educação de todos os níveis, comprometidos com a excelência do ensino como política pública de formação integral do cidadão, com envolvimento da comunidade e familiares. Para isso vou fazer convênios com nossas universidades e faculdades. Vamos criar o prêmio “Educador que transforma”, que homenageará gestores, coordenadores e professores da rede pública municipal. O papel do Educador, do profissional e do gestor nessa área é muito importante.
Vamos seguir com programas que integram, como a Biblioteca Itinerante, as Bandas de Fanfarras, o Reforço Escolar, o “Ler, Escrever e Raciocinar”. Eu sei que os desafios são grandes, porque a Educação é a base de tudo. Cuidar das crianças é minha especialidade, e sei que elas são o nosso futuro. Eu vou ouvir a todos, pais, professores, profissionais e com eles vamos fazer a Educação avançar ainda mais.
Caio Vianna (PDT)

O candidato não enviou material para a publicação. 
Geraldo Pudim (pMDB)

Precisamos valorizar os profissionais de educação com remuneração digna, capacitação continuada e infraestrutura: material didático, eletrônicos, acesso à internet, laboratórios e prédios que possam ser chamados de escolas. Vamos fazer valer o Plano Municipal de Educação (Lei 8.653/15), que estabelece metas, objetivos e estratégias dentro das diretrizes do Plano Nacional de Educação (Lei Federal 13.005). 

Outras medidas serão a adoção gradual do contraturno incentivando atividades esportivas e culturais, reforço escolar, línguas e ensino profissionalizante; monitoramento permanente do programa de merenda escolar; ampliação do número de vagas em creches, inclusive com projeto piloto de atendimento noturno. Vamos, ainda, criar um programa de ressocialização de jovens infratores com apoio extensivo às famílias.

Em conjunto, estas e outras medidas levarão Campos ao respeitável lugar na educação pública.

NILDO CARDOSO (DEM)

• Recuperar as perdas salariais, dos últimos 10 anos, para os profissionais da Educação; promover Formação Continuada, em parceria com instituições de ensino superior; realizar eleição direta para diretores escolares, com voto de toda comunidade e possibilidade de concorrer a uma reeleição; presença de um psicólogo e um assistente social em todas as unidades escolares, para o atendimento ao corpo docente, discente e administrativo; 

• Criação de novas vagas na Rede Municipal de Ensino, por meio da reforma e ampliação das escolas existentes; construção de novas unidades; municipalização dos Cieps, e manutenção dos já municipalizados; municipalização da Escola Técnica Estadual Agrícola Antonio Sarlo, e construção de Escola Técnica modelo, no distrito de Santa Maria, em parceria com o governo estadual;

• Investimento na qualificação dos jovens, por meio de parcerias com o Senai, para ofertas de cursos técnicos e profissionalizantes, tendo como foco os Cieps e os prédios que foram dados à prefeitura como pagamento de parte da dívida do Fundecam; 

• Adoção do material didático enviado pelo Governo Federal;
• Formação Moral e Cívica para os estudantes;
• Criar Comissão de Pais e Professores em cada escola do município e promover encontros semestrais com a Secretaria de Educação;
• Aumentar o valor da verba enviada para cada unidade escolar, na proporção do número de alunos matriculados;
• Melhora da merenda escolar, com atenção especial à variedade dos alimentos, acompanhada pelo setor de Nutrição da Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca.

Rafael Diniz (PPS)


O compromisso da nossa gestão será valorizar os profissionais da educação, criando uma escola inclusiva e emancipadora, através do compartilhamento da gestão educacional no município com os atores do processo. 

Entre as nossas propostas estão: convocação de processo de eleição direta para direção de unidades escolares, elaborar o Plano de Carreira Unificado para professores e funcionários com progressão por tempo de serviço, incentivo a formação, extensivo a aposentados, transparência na aplicação dos recursos do Fundeb, respeito à Lei do Piso do Magistério, construir e reformar creches e escolas rurais, revisar sua localização com o objetivo de que nenhuma criança fique fora da sala de aula e garantir o transporte escolar na área rural, eliminar as desigualdades existentes entre as unidades escolares da rede municipal. 

Nossa meta é ampliar e qualificar o tempo de permanência do estudante da educação fundamental através do horário integral (Bairro Escola), desenvolvendo atividades curriculares e extracurriculares, garantindo o acesso ao ensino de línguas estrangeiras, ao estímulo a iniciação científica e tecnológica, a prática de atividades culturais, esportivas e vocacionais, nos diversos equipamentos existentes no município. Além disso, é preciso ampliar o número de vagas na educação infantil (creches e pré-escola) para crianças de 0 a 5 anos, buscando a universalização do atendimento e ampliar o regime de funcionamento desse segmento para 12 horas. Já o programa Mais Vagas terá a missão de ampliar o número de vagas na educação fundamental, para crianças e jovens de 6 a 14 anos, buscando a universalização do atendimento. 

Também temos como meta a criação dos Centros Integrados Escola Comunidade, compostos por Telecentros, Laboratórios, equipamentos culturais, equipamentos esportivos, Centros de Formação Profissional e Educação Continuada, para utilização por parte do programa de Educação em Horário Integral e atendimento a comunidade. Será implantado em regiões com baixa disponibilização de equipamentos públicos e alta vulnerabilidade social.

Rogério Matoso (PPL)

O segmento da Educação é uma das principais preocupações do candidato Rogério Matoso (PPL). Para isso as propostas de governo do candidato começam com a formação de uma comissão técnica para avaliar a atual situação do setor; ampliação dos horários de funcionamento das creches; realização de concurso público para sanar a carência de profissionais nas escolas; valorização dos professores com ampliação do processo de Formação Continuada dos professores da rede; parceira com universidades para o Programa de Reforço Escolar, além da criação de programas como Nutricionista nas Escolas e o Fetec (Fundo de Educação Tecnológica de Campos).

O primeiro passo é saber quais os problemas mais graves na área da educação. As creches terão horários estendidos para melhor atender as mães que precisam trabalhar e não têm onde deixar seus filhos. A garantia de uma alimentação boa e de qualidade vai ficar por conta do programa de Nutricionistas nas Escolas. Para execução desse projeto, um concurso público vai ser realizado.
Outro ponto importante destacado no Plano de Governo de Rogério é o Programa de Reforço Escolar. Será firmado um convênio com as universidades do município, para que os estudantes tenham aula de reforço no contra turno.

Para impulsionar o mercado de trabalho será criado o FETEC - Fundo de Educação Tecnológica, que buscará junto aos governos federal e estadual apoio para a criação de uma escola de formação profissionalizante no norte do município e outra na Baixada.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !