08:00, 14/11/2012
Redação Época
Redação Época
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (13) a pesquisa “Perfil dos Municípios (Munic) de 2011″, com dados detalhados sobre a organização das prefeituras das mais de 5 mil cidades do país.
O dado mais alarmante da pesquisa é a deficiência das prefeituras em combater desastres naturais. Enquanto caminhamos para mais uma temporada de chuvas, apenas 6,2% dos municípios têm plano de redução de riscos. No entanto, a pesquisa apresenta outros dados preocupantes sobre os problemas ambientais das cidades brasileiras.
Segundo o IBGE, apenas 28% dos municípios tinham políticas para o saneamento básico em 2011. Mais da metade das cidades brasileiras (60%) não fiscalizavam a qualidade da água, tratamento de esgoto ou manejo de águas pluviais. Em 47% dos municípios, não há nenhum órgão ou estrutura administrativa para políticas sobre a qualidade da água e saneamento básico.
A situação também é complicada na questão da coleta seletiva. Mais de 40% dos municípios brasileiros não tinham nenhum programa ou projeto de coleta seletiva em 2011, a maioria deles nas regiões Norte e Nordeste. Há, no entanto, um dado otimista para as cidades do Norte: 80% dos municípios da região já possuem projetos para implantar a coleta seletiva nos próximos anos. Mas os moradores da região precisam fazer a sua parte e cobrar das autoridades para que esses projetos sejam finalmente colocados em prática.
Foto: Esgoto a céu aberto em Nova Timboteua, Pará. Marcello Casal Jr/ABr
(Bruno Calixto)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo sua participação e opinião !