domingo, 12 de abril de 2015

PEGADA ECOLÓGICA : Qual o tamanho da sua Pegada ?

PEGADA ECOLÓGICA : Qual o tamanho da sua Pegada ?

Diante das transformações que o mundo vem sofrendo desde meados do século XIX, com a Revolução Industrial, o homem vem aumentando o consumo às custas de produção em larga escala, conseqüentemente acelerando a economia mundial. Essa demanda gera crescimento do consumo de energia, água e insumos, alterando a capacidade de renovação da Terra.
A consciência ambiental através de atitudes sustentáveis tem sido tema de inúmeros eventos, na medida em que diversas agressões foram surgindo no meio ambiente. Com isso, se criou o termo Pegada Ecológica na década de 90, por Willian Rees, ecologista e professor da Universidade de Colúmbia Britânica, juntamente com Mathis Wackernagel , que juntos, publicaram o livro: Our Ecological Footprint: Reducing Human Impact on the Earth, como forma de medir o uso dos recursos naturais pelo homem e definir a pressão que os impactos gerados pela população local, regional e mundial, podem acarretar no ecossistema.
E o que realmente quer dizer Pegada Ecológica?
A expressão Pegada Ecológica ou Pegada de Carbono, veio do inglês, Ecological Footprint , que se refere a um indicador de sustentabilidade ambiental . Ela é usada para medir e gerenciar a quantidade de recursos consumidos atualmente por toda a sociedade nos mais diversos setores. Logo, a Pegada Ecológica representa a medida de hectares globais que abrangem terra e água.
56557762
Segundo dados da Global Footprint Network (GFN), organização especializada em medir a pegada ecológica das pessoas , a população mundial consome 50%  mais de recursos naturais do que o planeta é capaz de repor.
Ambientalistas apontaram o dia 19/08/2014 como o “Dia da Sobrecarga da Terra”, em que os recursos naturais do planeta disponíveis para 2014 já estavam esgotados, acarretando déficit na renovação do ecossistema. Para entendermos melhor, o que gastamos em 1 ano , o planeta demora o equivalente a 1 ano e meio para renovar, ou seja, precisaríamos de 1,5 planeta para suportar a demanda humana pelos recursos ecológicos.
No ranking da Pegada Ecológica, o Brasil aparece em 53° lugar, bem abaixo dos “devedores” mundiais , o Quatar em 1° lugar, em 2° lugar o Kuwait, em 3° lugar o Emirados Árabes. Diante dos dados, o Relatório feito pela Rede WWF, mostra que o aumento da demanda por recursos ocorre no mundo todo, mas que os países de alta renda têm uma pegada ecológica em média três vezes maior do que a de renda média e cinco vezes maior do que a de países de baixa renda.
Dois grandes vilões para o aumento da pegada ecológica do Brasil, é a pecuária que apresentou um índice de 0,95, bem maior do que a média mundial, de 0,21. E, a agricultura que representa 0,8 , bem acima da taxa mundial, que é de 0,59. Se continuarmos nesse ritmo, precisaríamos de uma área de 60% maior no país.
Você já parou para pensar que a sua atitude influencia na sustentabilidade do ecossistema? Pare um instante e se pergunte: Quantos planetas Terras são necessários para sustentar meu estilo de vida?
Você pode conferir a sua Pegada Ecológica através deste link: http://www.suapegadaecologica.com.br/
56557760
Diversos fatores interferem na Pegada Ecológica :
  • Consumo de água : a crise da água tem afetado todos os seres vivos da Terra. Levando em consideração que, na fabricação de 1 calça jeans consome 8.000 litros de água; na produção de 1 kg de leite em pó é consumido 4.750 litros de água e 1 kg de carne bovina é necessário 15.400 litros de água para consumo do gado vivo, etc, portanto, simples atitudes favorecem a conservação da mesma.
  • Consumo de energia: quando compramos um alimento congelado no supermercado temos que nos atentar que desde o transporte do produto até a nossa casa, ele consome mais energia para manter o congelamento e com isso, tem maior pegada ecológica;
  • Poluição atmosférica : o consumo de combustíveis fósseis geram a liberação de gases de efeito estufa, acarretando o aquecimento global e diversas alterações climáticas na atmosfera terrestre ;
  • Crise da biodiversidade: o processo de urbanização, a destruição dos ambientes naturais, a agricultura extensiva e a caça descontrolada, intensifica a extinção da fauna e da flora em ritmo acelerado;
  • Geração e destinação do lixo: se o descarte não for feito de maneira adequada, uma grande quantidade de substâncias tóxicas será lançada no meio ambiente, contaminando a água que bebemos e o solo onde nossos alimentos são produzidos.
Entretanto, para diminuir a Pegada Ecológica é necessário que adotemos:
  • Hábitos de consumo sustentável, comprando o necessário, reutilizando;
  • Consumo de energia limpa, através das matrizes energéticas , como a energia solar, energia eólica, energia maremotriz, que são renováveis e não poluem;
  • Diminuição do consumo da água, lembrando que a estiagem tem deixado várias regiões do país sem água potável;
  • Menor geração de lixo, o volume de plástico, papel é produzido todos os dias , a compra de produtos que reduzam esses materiais, ou mesmo a reciclagem é uma alternativa ecológica a ser adotada;
  • Consumo de produtos de empresas que tenham responsabilidade sócio-ambiental, ou seja, que respeitam seus clientes e evitam ao máximo a retirada de recursos naturais nos processos de produção.
O que comemos, o transporte que utilizamos, a quantidade de eletrônicos que temos, o consumo de energia elétrica, revela o nosso estilo de vida. A nossa consciência deve estar voltada ao desenvolvimento sustentável, sabendo que todas as formas de consumo atreladas à nossa responsabilidade, gera um cálculo que é medido pela nossa Pegada Ecológica!
TESTE SUA PEGADA ECOLÓGICA NO ENDEREÇO:
http://www.suapegadaecologica.com.br/
56557761
Saber que você pode contribuir para a sustentabilidade do nosso planeta Terra, é ter certeza que a sua qualidade de vida e bem-estar não vão gerar impactos ao meio ambiente!
Natal, RN,  Agosto de 2014

Cristiane Liberato – Gestora Ambiental
cristianeliberato2014@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !