domingo, 5 de abril de 2015

Palestra no Secovi Rio tira dúvidas sobre cobrança individual de água

Representante da ista Brasil mostra como é possível economizar com o sistema

No dia 30 de março o auditório do Secovi Rio recebeu cerca de 50 pessoas, entre síndicos, conselheiros e moradores preocupados em identificar formas mais eficientes de reduzir o consumo de água. O público teve a oportunidade de ouvir as soluções apresentadas pelo supervisor comercial daista Brasil, Bruno Moraes, para medição e cobrança individual de água em condomínios.
Além de apresentar cases de sucesso em condomínios residenciais e comercias que optaram pela cobrança individual de água, Bruno também mostrou alguns dados (fonte: Sabesp) sobre o consumo de água nos condomínios:
• Banho de 15 minutos com o registro meio aberto gasta 243 litros de água
• Escovar os dentes por 5 minutos com registro meio aberto gasta 80 litros de água
• Barbear de 5 minutos com o registro meio aberto gasta 80 litros de água
• Lavar louça por 15 minutos com o registro meio aberto gasta 243 litros água
• Uma máquina Lava-louças com capacidade para 44 utensílios/40 talheres gasta cerca de 40 litros de água por ciclo de lavagem
• Tanque aberto por 15 minutos totaliza um gasto de 279 litros de água
• Regar o jardim durante 10 minutos gera um consumo de 186 litros de água
O palestrante também deu exemplos de economia alcançada com a medição de cobrança individual de água em condomínios:
“Hoje existem condomínios trabalhando com 35% de redução na conta geral. Individualmente esta redução pode ser muito maior, temos casos de 70% a 90%, uma vez que com a medição individualizada cada morador passa a pagar por aquilo que efetivamente consome” – destaca Bruno, que comenta ainda sobre a valorização de 2% para venda em imóveis com este sistema implantado.
Sobre os hidrômetros
secovirio-cobranca-individual-agua-medidorO tão famoso aparelho utilizado para medir o consumo individual de cada apartamento foi mostrado durante a palestra. De acordo com Bruno, a vida útil do equipamento, que funciona a bateria, fica em torno de 10 anos.
“O diferencial do nosso medidor é a marcação em litros a partir de unidades, o que garante transparência na medição e consequentemente na cobrança individual de água que será realizada” – explicou Bruno.
Sobre os custos do sistema de medição e cobrança individual da água
Depois de entender como funciona a medição e a cobrança individual da água e conhecer os hidrômetros de perto, o público presente estava mesmo interessado no valor do investimento para começar a mudança em seus condomínios.
Segundo Bruno, o custo de instalação fica em torno de R$ 400,00 por medidor. A ista também oferece um modelo de implantação por meio de um sistema de comodato, o ista Fácil, que não exige um investimento inicial do edifício, o que torna possível a diluição do custo total em parcelas para cada apartamento.
Ainda ficou com alguma dúvida sobre o tema de medição e cobrança individual de água? Clique aqui e confira entrevista com a especialista Adriana Jordão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !