sábado, 8 de março de 2014

Grupo lança métodos e diretrizes para apoiar monitoramento das florestas

Grupo lança métodos e diretrizes para apoiar monitoramento das florestas

25/02/2014   -   Autor: Fernanda B. Müller   -   Fonte: Instituto CarbonoBrasil


A Iniciativa para Observação Global das Florestas (GFOI), uma parceria entre cerca de uma centena de países, lançou um documento com métodos e diretrizes para a integração de dados de sensoriamento remoto com informações coletadas em campo para a estimativa de emissões e remoções de gases do efeito estufa em florestas.

A publicação traz uma série de recomendações relevantes para atividades de redução das emissões por desmatamento e degradação (REDD+) e para a elaboração de sistemas nacionais de mensuração, relato e verificação (MRV) das florestas.

Este é o primeiro de uma série de documentos do GFOI voltados para a estimativa dos futuros estoques de carbono em uma tentativa de dar suporte à construção de sistemas nacionais de monitoramento das florestas. Os métodos apresentados são baseados nas diretrizes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC).

O GFOI é uma iniciativa intergovernamental do chamado Grupo sobre Observações da Terra (GEO) e foi criada em 2011 para auxiliar os países a produzir relatórios confiáveis, consistentes e comparáveis sobre as mudanças na cobertura e no uso das florestas e as emissões ou remoções de gases do efeito estufa associadas.

O GEO foi lançado em resposta às chamadas para ação da Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável de 2002 e pelo G8, que reconheceram a importância da colaboração internacional para explorar o crescente potencial de observação da Terra em apoio à tomada de decisão em um mundo cada vez mais complexo e tenso.

O grupo é liderado pela Austrália, Noruega, Estados Unidos, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e o Comitê sobre Satélites de Observação da Terra (CEOS), contando com mais de 90 países-membros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !