terça-feira, 25 de junho de 2013

Portugal:Director da Braval volta a denunciar catadores de lixo

Braga-PORTUGAL autorJosé Paulo Silva

O director executivo da empresa Braval - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos voltou a defender a penalização do roubo de resíduos de ecopontos e contentores colocados na via pública. Na última sessão das Jornadas Locais de Desenvolvimento de Vila Verde, Pedro Braval insistiu na necessidade de os regulamentos municipais fixarem coimas para os autores de roubo de resíduos urbanos e equiparados.


Apesar das críticas de que foi alvo no início deste ano, quando se insurgiu contra o negócio que é feito por ‘catadores de lixo’, o gestor da Braval - empresa multimunicipal responsável pela valorização e tratamento dos resíduos sólidos dos concelhos de Amares, Braga, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde - relembrou que, em 2012, entre 200 a 300 toneladas de resíduos recicláveis terão sido roubados dos ecopontos. 

Pedro Machado lembrou que o lixo é hoje “recurso para ganhar dinheiro”, não podendo os municípios que constituem a Bravalser prejudicados pela actividade ilegal dos ‘catadores de lixo’.
Nas Jornadas Locais de Desenvolvimento de Vila Verde, onde focou o tema da gestão dos resíduos como “suporte vital na preservação ambiental’, o director executivo da Braval denunciou também o aproveitamento de alguns empresários da recolha de tampinhas de plástico a favor de campanhas de solidariedade.

Manifestando-se “totalmente contra” este tipo de acções solidárias - embora reconheça as boas intenções de quem as promove - Pedro Machado sugeriu que, à custa da doação de cadeiras de rodas e outro tipo de ajudas a pessoas com necessidades especiais, há empresas a ganhar dinheiro.
Em 2011 o director da Braval denunciou “abusos” por parte de algumas pessoas envolvidas em campanhas das ‘tampinhas’. “Antes de apoiar qualquer campanha, a Braval analisa profundamente o caso e só se associa pontualmente aos casos sérios”, afirmava na altura Pedro Machado.

Fonte: http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=69948

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !