terça-feira, 29 de dezembro de 2020

SENACON SUSPENDE CONSIGNADO DO C6 FICSAG

 *Senacon suspende crédito consignado do C6 Bank*

A Secretaria Nacional do 

Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça, determinou a suspensão das operações de crédito consignado do C6 Bank. A medida envolve as transações realizadas por meio eletrônico e também via correspondentes bancários.

A decisão veio na esteira do crescimento explosivo do número de reclamações referentes a empréstimos não solicitados e de depósitos efetuados nas contas desses consumidores sem autorização, dando origem a cobranças indevidas.

Entre agosto e novembro deste ano, de acordo com dados da Senacon, o volume de reclamações contra o C6 cresceu mais de 1.900%, passando de pouco mais de 90 para 1.811 no período analisado. No acumulado do ano, até novembro, foram registradas 3.930 queixas.

Fundado por executivos egressos do BTG Pactual, o C6 comprou em 2017 o Banco Ficsa, que era o responsável pela venda de empréstimos consignados até agosto deste ano. Procurado, o banco informou que o aumento de reclamações ocorre em todo o mercado e que está tomando medidas para punir as irregularidades.

"Na nossa operação, que representa 10% do mercado de consignado no Brasil, registramos um percentual de reclamações considerado baixo em relação ao total de operações e estamos fortemente focados para que esse percentual seja cada vez menor", informou o C6, em nota.

A grande procura de pessoas lesadas aos Procons municipais e as queixas levadas ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) acabaram levando o caso para Brasília.

Segundo a Senacon, os problemas relatados pelos consumidores, em sua maioria idosos beneficiários do INSS, ocorreram durante a pandemia, "o que reflete em um estado de vulnerabilidade ainda maior, econômica e emocional, para o consumidor em questão".

Um dos casos relatados pelo órgão é o de uma mulher que teve 11 empréstimos consignados contratados sem autorização, com desconto das parcelas incidindo diretamente nos valores da aposentadoria.

A Senacon também chamou a atenção para o fato de que grande parte dessas contratações é realizada por correspondentes - empresas contratadas pelos bancos para vender produtos -, o que estaria potencializando os riscos na contratação, "com potencial para provocar danos irreparáveis para o mercado de consumo".

Diante disso, a Senacon determinou a suspensão imediata de qualquer contratação de consignado pelo C6, com exceção daquelas solicitadas por escrito pelos interessados. Adicionalmente, foi determinada a suspensão cautelar de contratações pelos correspondentes bancários, seja por escrito ou por meio eletrônico.

Em caso de descumprimento das medidas, ficou estabelecida a aplicação de multa no valor de R$ 100 mil para cada operação contratada indevidamente.

"O crescimento das reclamações, mesmo após notificação da Senacon, motiva medidas mais efetivas evitando danos maiores para consumidores vulneráveis como o grupo de idosos que registraram suas reclamações", afirmou Juliana Domingues, titular da Senacon.

De acordo com ela, a determinação tem o objetivo de impedir danos ainda maiores aos consumidores mais vulneráveis, especialmente no contexto da pandemia. 

FONTE: 

https://valor.globo.com/google/amp/financas/noticia/2020/12/28/senacon-suspende-credito-consignado-do-c6-bank.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !