terça-feira, 21 de janeiro de 2020


Por RJ1 

Técnico da Vigilância Sanitária analisa água fornecida pela Cedae — Foto: Divulgação/Vigilância SanitáriaTécnico da Vigilância Sanitária analisa água fornecida pela Cedae — Foto: Divulgação/Vigilância Sanitária
Técnico da Vigilância Sanitária analisa água fornecida pela Cedae — Foto: Divulgação/Vigilância Sanitária
A autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) vai abrir um Ato de Investigação Preliminar para apurar problemas na qualidade da água fornecida pela Companhia Estadual e Água e Esgoto (Cedae). As informações são de Edimilson Ávila, no RJ1 desta quarta-feira (8).
O Procon recomenda aos consumidores que tiveram que comprar água por conta da má qualidade da que está disponível em casa que guardem as notas e procurem a autarquia para que consigam recuperar o dinheiro.
A determinação para a abertura da investigação partiu do governador Wilson Witzel. A autarquia vai questionar a empresa se a água está própria para o consumo e quais medidas serão adotadas para normalizar o serviço entregue ao consumidor.
Após a formalização, a empresa terá 10 dias, a contar do recebimento da notificação, para esclarecer os questionamentos do Procon.
Nesta quarta (8), a Cedae informou que, após análises finalizadas na terça-feira (7), técnicos detectaram a presença da substância Geosmina em amostras de água.
De acordo com a Cedae, essa é uma substância orgânica produzida por algas e que não representa nenhum risco à saúde dos consumidores. Desta forma, a água fornecida pode ser consumida pela população.
Apesar de não oferecer riscos, a Cedae admite que o fenômeno altera o gosto e o cheiro da água, que fica com cheiro de terra. Infectologistas afirmaram que o ideal é evitar o consumo da água.

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