terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

GAM devolve tucanos à natureza e resgata mais uma jiboia

O Grupamento Ambiental (GAM) da Guarda Civil Municipal (GCM) devolveu à natureza, três  tucanos nesta terça-feira (02). Os animais foram solto na localidade Mocotó do Imbé, onde há áreas já existe essência da espécie e também propícia a soltura. Nesta segunda-feira (1º), uma cobra jiboia também foi resgatada no pátio do Colégio Estadual Almirante Barroso, no distrito de Tócos, na Baixada Campista. Só em janeiro, 126 animais silvestres foram devolvidos ao habitat natural pelo GAM, entre eles, 33 papa capins, 9 trinca ferros, 4 gambás, uma aranha caranguejeira, uma cobra preta, 2 frangas d’água, 38 pichanchões,  22 tizius, 2 azulões, 3 sanhaçus, 9 canários da terra.  

O comandante do GAM, Sávio Tatagiba, explicou que a maioria dos animais apreendidos, geralmente, chega com sintomas de maus tratos pelo fato de ser criado de forma irregular. “É preciso ter autorização para criar as espécies de animais silvestres em casa. O correto é comprar esses animais em criadouros legalizados”, explica o comandante.

De acordo com o Artigo 29 da Lei 9605/98, é crime matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécies da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida. A pena pode ser detenção de seis meses a um ano, além de multa. 

O Grupamento Ambiental foi criado há três anos e, neste período, já resgatou mais de 1.200 animais silvestres. Em casos de denúncias ou surgimento de animais silvestres, a população pode entrar em contato através dos telefones 153 e 2725-6483.
Por: Da Redação - Foto: Divulgação -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !