sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Equipe ordenha aranha mais venenosa da Austrália para produzir antídoto a veneno; assista

A aranha teia-de-funil é a terceira mais venenosa do mundo e, na ausência do soro, pode matar uma criança em apenas 15 minutos.

Da BBC
Equipe ordenha aranha mais venenosa da Austrália para produzir antídoto do veneno (Foto: BBC)Equipe ordenha aranha mais venenosa da Austrália para produzir antídoto do veneno (Foto: BBC)
Uma equipe de pesquisadores do Parque Australiano dos Répteis mostrou como faz a ordenha de uma aranha teia-de-funil, a mais venenosa da Austrália e a terceira mais fatal do mundo. Veja o vídeo.
O aracnídeo, apelidado de Big Boy por causa de sua perna de 10 centímetros de extensão, foi pego em uma mata nativa em Newcastle, na semana passada, e entregue ao parque por um "bom samaritano".
O parque incentiva o público a capturar e enviar as aranhas para que possa usá-las para produzir o soro antídoto ao veneno.
O supervisor do programa, Billy Collett, disse que nunca ouviu falar de espécimes maiores - embora eles existam.
"Pode haver uma aranha maior em algum museu, mas esta é a maior que já tivemos em nosso programa", disse Collett.
A picada dessa aranha australiana inclui uma dose total de veneno – ao contrário de outros espécimes, que só o injetam parcialmente - e pode matar uma criança em apenas 15 minutos.
As picadas são relativamente comuns porque a teia-de-funil vive em habitats úmidos, como arbustos ou partes de árvores em decomposição. Às vezes elas caem em piscinas, onde podem viver até 30 horas sob a água.
Seu veneno pode levar ao colapso cardíaco, afetar o sistema nervoso e o intestino e causar dificuldade em respirar, o que provoca a morte.
Ao todo, 13 pessoas já morreram por causa do aracnídeo na Austrália. Desde a criação do antídoto, no entanto, nenhum caso foi relatado.
A aranha brasileira armadeira é reconhecida como a mais perigosa do mundo pelo Guinness World Records em 2010.
fonte GLOBO RURAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !