sábado, 5 de dezembro de 2015

PEV DE PNEUS EM CAMPOS

Campos é a única cidade da região com coleta de pneus

Atualmente são recolhidos 6 mil pneus por mês, através da coleta feita nos terrenos baldios, nas margens dos rios e das lagoas, nas ações da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Foto: Rodolfo Lins)

Pneus deixados em qualquer local descoberto acumula água e vira criadouro de mosquitos transmissor da dengue. Por isso, a Prefeitura de Campos criou o Ecoponto, para otimizar o serviço de coleta de pneus, que proporciona diversos benefícios à população e meio ambiente, já que exposto, o pneu é transformado em foco de doenças, e leva até 200 anos para se decompor totalmente na natureza, de acordo com o tipo de pneu.
Atualmente são recolhidos 6 mil pneus por mês, através da coleta feita nos terrenos baldios, nas margens dos rios e das lagoas, nas ações da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental. Após o trabalho de conscientização sobre a responsabilidade ambiental dos donos de borracharias, oficinas, postos de gasolina, entre outros, os responsáveis pelos estabelecimentos, tanto da cidade como do interior, fazem o descarte dos pneus no galpão do Ecoponto, que funciona na antiga instalação da Ceasa, em Guarus.

- Os pneus recolhidos e acondicionados no Ecoponto são entregues à Reciclanip, empresa de São Paulo, que transforma os pneus que recolhemos em diversos produtos, como malha sintética especial, emprega na fabricação de camisetas, por exemplo – explica o superintendente de Limpeza Pública, Carlos Morales.
Ele ressalta a importância do serviço de coleta ecológica dos pneus, com destinação adequada. “As pessoas podem não perceber, mas um pneu recolhido pode evitar que elas sejam acometidas da dengue, uma doença que infelizmente mata”, pontua Morales.

Por: Jualmir Delfino - Foto: Rodolfo Lins -  07/2015 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !