sábado, 28 de junho de 2014

Europa se prepara para virar mãezona dos carros elétricos

Europa se prepara para virar mãezona dos carros elétricos

Apesar de reduzir as emissões de CO2 e a dependência do petróleo, os carros verdes ainda não decolaram em âmbito global. A falta de infraestrutura para recarregá-los e a diversidade de tecnologias – fora o preço – dificulta sua popularização. Mas a Europa, que tem dado grande ênfase no uso de energias limpas, está preparando um grande pacote para abraçar de vez os carros elétricos.
Na última semana de novembro, uma comissão do Parlamento Europeu aprovou uma resolução que exige que os seus estados membros instalem, até 2020, milhares de postos de carregamento de veículos elétricos e de hidrogênio em pontos estratégicos.
A medida, ainda em discussão, visa abrir esse mercado que hoje conta com pouco mais de 64 mil pontos públicos de recarga em todo o mundo, segundo a consultoria Navigant Research.
São números tímidos, considerando que apenas a Alemanha teria que instalar 86 mil novos postos de acordo com o plano. Ou seja, mais do que existe hoje em todos as nações do globo. O país tem atualmente menos de dois mil postos.
A Itália teria de ter 72 mil e Portugal, 123 mil, com Reino Unido tendo que construir 70 mil pontos de recarga.
Com isso, o cálculo é que até 2020 estarão em circulação cerca de 10 milhões de veículos elétricos na Europa.
Outra medida da resolução exige que os países com redes de combustível de hidrogênio adicionem mais postos de recarga para que a distância máxima entre duas estações seja de 300 km.
A resposta positiva para o meio ambiente viria em grande estilo, caso a medida realmente seja aprovada em 2014, como se espera: a adoção dos novos postos vai gerar uma redução de 60% nas emissões de gases de efeito estufa até 2050.

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