domingo, 16 de dezembro de 2012

Você sabe o destino correto do lixo produzido em sua casa?


A coleta seletiva ainda é um processo imaturo no Brasil, apenas 766 municípios brasileiros possuem este sistema, aproximadamente 14% do total. Para o processo de coleta seletiva obter sucesso, é essencial que a origem dos resíduos tenha a separação adequada, então nos deparamos com uma dúvida comum: Como realizamos a separação correta do lixo domiciliar?
A resposta é mais simples do que parece, siga abaixo os passos e colabore para uma gestão de resíduo mais eficiente em sua cidade.
Tipo de resíduo: Metal.
Reciclável: Folha de revestimento das latas de sardinha, óleo, etc.., latas de aerossol vazias, latas de bebidas, papel alumínio limpo e tampas de garrafa.
Lixo comum: Clipes, esponjas de aço, grampos, etc..
Tipo de resíduo: Papel
Reciclável: Caixas de papelão, cartazes, cartolinas, embalagem longa vida, envelopes, jornais, papéis de escritório. Antes de jogar livros e revistas tente doar para as bibliotecas de sua cidade.
Lixo comum: Caixa de pizza suja, celofane, extrato de banco, etiquetas adesivas, fotografias, notas fiscais, guardanapos usados, papel carbono, papel de fax, papeis higiênico, plastificados e vegetais.
Tipo de resíduo: Plástico:
Reciclável: Canos, copos, frascos de produtos de limpeza e higiene, garrafa PET, potes, sacos, sacolas e tubos.
Lixo comum: Cabos de panela, embalagens metalizadas de alimentos, espuma sintética, fraldas descartáveis.
Tipo de resíduo: Vidro
Antes de descartar devemos enrolar em papel de jornal para evitar acidentes futuros.
Reciclável: Copos, garrafas, frascos, potes de alimentos.
Lixo comum: Boxe de banheiro, cerâmicas, cristais, espelhos, lâmpadas incandescentes, lentes de óculos, louças refratárias, porcelana, vidros de janela.
Celulares:Procure as operadoras, que geralmente possuem pontos de coleta de aparelhos e baterias.
Isopor:
Bandejinhas de isopor utilizadas para embalar alimentos devem ser descartadas em lixo comum.
Lâmpadas fluorescentes:
As fabricantes de lâmpadas e grandes redes de lojas para material de construção possuem pontos de coleta, se informe.
Lixo eletrônico:
Você pode consultar através dos sites www.e-lixo.org e www.cempre.org.br os pontos de coletas mais próximo de sua residência.
Medicamento:Alguns estados brasileiros possuem sistema de coleta de medicamentos nas grandes redes farmacêuticas. Também é possível procurar informação nas unidades básicas de saúde.
Móveis:
Várias instituições de caridade retiram móveis antigos em sua residência, informe-se em sua cidade.
Óleo de cozinha:
Nunca jogue óleo para o esgoto (pias, ralos, vaso sanitário, etc..), isso pode ser altamente prejudicial para o meio ambiente.Armazene em garrafas PET com tampa e procure um ponto de entrega em sua cidade. Esses locais doarão para ONG´s que transformam óleo em sabão para lavar roupa.
Pilhas e baterias:
Existem vários postos de coleta adequados para este resíduo, as grandes empresas de pilhas, hipermercados e outras redes possuem pontos específicos para este produto.
Radiografia:
O site www.ecycle.com.br indica postos de coleta para vários resíduos como este.
Lixo hospitalar:
Os produtores de lixo hospitalar devem contratar uma empresa especializada em resíduos hospitalares para fazer a coleta adequada. Caso haja algum lixo como este em sua residência, coloque dentro de uma garrafa PET, feche e leve ao posto de saúde mais próximo.
Termômetro de mercúrio:Coloque o termômetro em sua embalagem original e deposite nos mesmos pontos de coleta de pilhas e baterias.
Fonte: Revista Minha Casa
Reproduzido do site http://www.contemar.com.br/blog/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !