terça-feira, 4 de outubro de 2011

Abrelpe alerta para os impactos associados aos lixões

A recente liberação de gás metano oriundo de um lixão de 30 anos no mesmo local, onde foi construído o Shopping Center Norte, é um evento que destaca os impactos de longo prazo e os riscos associados com os lixões, mesmo aqueles que estejam fechados por muitos anos. Essa constatação torna óbvio o fato de que os lixões no Brasil precisam ser encerrados imediatamente, uma vez que não constituem apenas uma ameaça ao meio ambiente e à saúde pública do presente momento, mas também criam impactos e incertezas de longo prazo que podem afetar de maneira imprevisível o futuro das cidades, das áreas e da população do entorno.
Isso, porém, é apenas a primeira conclusão óbvia. O evento no Shopping Center Norte é também um lembrete importante para o fato que vai permear a forma com que os lixões serão encerrados e suas áreas reabilitadas e também para a forma como eles são monitorados após o seu encerramento. Tais medidas revestem-se de extrema importância e não podem ser consideradas como efetivadas com uma simples e barata cobertura dos resíduos, porque qualquer que seja essa cobertura, a massa de resíduos continua a trabalhar por muitos anos, produzindo efeitos atmosféricos nocivos e substâncias líquidas poluentes.
“Esse é o momento de atualizar a gestão dos resíduos nas cidades, com atendimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos e o estabelecimento de ações concretas para viabilizar sistemas avançados de reciclagem e recuperação de resíduos, sendo que a implantação de unidades e estações de recebimento e tratamento adequado dos mesmos faz-se absolutamente necessária, e certamente vai resolver os problemas de que enfrentamos hoje”, afirma Carlos RV Silva Filho, Diretor Executivo da ABRELPE..................
*fonte: ABRELPE
*comentário do BLOGUEIRO: Em Campos já estou avaliando projeto para remediar o antigo lixão e desde 2004,aterro controlado da CODIN. Se houver viabilidade, vamos aproveitar o biogaz.AGUARDEM !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !