quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Serviços Públicos coleta 760 toneladas de resíduos recicláveis

 Wesley Machado  04.08.11

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos recolheu nos últimos 12 meses, 760 toneladas de resíduos recicláveis por meio da coleta seletiva. O número, que era de 400 toneladas em 2008, praticamente dobrou no atual governo. A meta, segundo o secretário Zacarias Albuquerque, é que até o final do ano, em cumprimento à Lei 8.202/2011 sancionada pela prefeita Rosinha Garotinho e publicada do D.O. do município no dia 19 de abril, seja feita a coleta de resíduos em todos os órgãos públicos municipais, entre secretarias, fundações e demais unidades descentralizadas.
O secretário de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque, explica que o alto número de coleta seletiva se deve a uma estratégia da secretaria: “Estamos mudando o foco de maneira gradativa. Fizemos uma estratégia para fazer a coleta seletiva em côndominios verticais e horizontais e empresas do segmento do comércio e serviços por conta da lei que obriga os órgão públicos, centro comerciais acima de 50 unidades a fazerem a separação dos resíduos recicláveis para a coleta seletiva. No caso dos órgãos públicos a responsibilidade é do gestor. Quem não o fizer está passível a multa de 500 Uficas”, informa o secretário.
Zacarias Albuquerque explica que o poder público não precisa fazer, obrigatoriamente, a coleta de resíduos recicláveis. “Nós incentivamos a atuação dos catadores, que estão sendo considerados novos profissionais. Eles podem fazer a coleta de maneira avulsa ou por meio de cooperativas e/ou associações”, informa Zacarias, acrescentando que a empresa que presta serviços à secretaria faz a doação integral de toda a coleta seletiva à Sociedade de Apoio à Criança e ao Idoso (Saci), ONG administrada por rotaryanos e fiscalizada pela Secretaria Municipal de Família e Assistência Social.
O secretário comenta que a reciclagem, o reaproveitamento e a redução de geração de resíduos constituem em princípios basilares da política de resíduos estabelecida pela Lei Federal 12.305, de agosto de 2010, regulamentada pelo Decreto 7.904/2010. “A coleta seletiva não é uma responsabilidade só do poder público, mas sim da coletividade e das empresas. Onde há prestação do serviço de coleta seletiva é obrigatório que cada morador disponibilize o resíduo reciclável. A sustentabilidade ambiental não se faz com discurso, nem intenções e sim com atitudes concretas que demandam um pequeno sacrifício”, falou Zacarias.
Atualmente a coleta seletiva é feita em 33 bairros do município. Os bairros atendidos são Centro I, Centro II, Horto, IPS, Jardim Carioca, Lapa I e II, Parque Alphaville, Parque Aurora, Parque Avenida Pelinca, Parque Caju, Parque Calabouço, Parque Cidade Luz, Parque Dom Bosco, Parque Fazendinha, Parque Flamboyant, Parque Guarus, Parque João Maria, Parque Jockey, Parque Leopoldina, Parque Nova Brasília, Parque Pecuária, Parque Prazeres, Parque Rosário, Parque Santa Helena, Parque Santo Amaro, Parque São Caetano, Parque São Jorge, Parque São José, Parque Tamandaré, Parque Tarcísio Miranda, Parque Turf Club I e II, Parque Vicente Gonçalves Dias, Santa Cruz e Ururaí.

Fonte: Site PMCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !