terça-feira, 23 de agosto de 2011

Secretarias se unem para reativar coleta de óleo de fritura

Francisca de Assis e Marcela Araújo 17.08.11

A reunião entre os secretários aconteceu na terça-feira (16) Foto: Divulgação

A Secretaria de Meio Ambiente firmou parceria com a Secretaria de Serviços Públicos para a reativação do processo de coleta de óleo de fritura em bares, restaurantes, hotéis e pastelarias da área central da cidade, para a produção de biodiesel. A proposta é utilizar o biocombustível para abastecer a frota da prefeitura.
- Pretendemos envolver os alunos das escolas da rede municipal, para que eles façam a coleta do óleo de fritura em suas casas, evitando o seu descarte no meio ambiente. Vamos fazer um trabalho de conscientização, começando pelas escolas. Serão criados postos de coleta no Horto Municipal, no Centro de Educação Ambiental e em vários pontos da cidade – informa o secretário de Meio Ambiente, Frederico Paes.
O secretário destaca que a coleta do óleo de fritura para a produção de biodiesel vai evitar danos ao meio ambiente. “O óleo jogado nos ralos das pias entope os canos; no solo, inibe a germinação das sementes; no rio, polui a água, uma vez que o óleo não é biodegradável”, alerta Frederico, que se reuniu na tarde desta terça-feira (16), com o secretário de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque.
Frederico informou que será realizada nova reunião com o secretário de Serviços Públicos, com a participação da Vital Engenharia, concessionária responsável pela coleta de lixo no município, que realizava a coleta do óleo de fritura. “Poderemos criar um sistema de coleta na Secretaria de Agricultura”, informa.
Prejudicial - O óleo de cozinha é muito prejudicial ao meio ambiente e quando descartado de forma errada, como por exemplo, jogado na pia, acaba causando entupimentos, precisando assim ter a necessidade do uso de produtos químicos tóxicos para solucionar o problema.

Fonte: Site da PMCG



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !