terça-feira, 16 de agosto de 2011

Secretaria realiza Dia da Limpeza Urbana nesta quarta na Pelinca

Wesley Machado 16.08.11

No Dia da Limpeza Urbana a secretaria de Serviços Públicos vai receber materiais recicláveis em troca de adubo orgânico Foto: Gerson Gomes

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos realiza nesta quarta-feira (17), o terceiro evento anual comemorativo ao Dia da Limpeza Urbana, das 8 às 17h, em frente ao Jardim da Pelinca. Na oportunidade, a secretaria vai receber parte de resíduos eletrônicos e seus componentes, como CPU's e impressoras. A partir do evento, o órgão vai passar a receber esse lixo eletrônico na sede da secretaria. Também será feita a troca de adubo orgânico por lixo reciclável, a distribuição de sacolas de lixo para veículos e panfletagem para divulgar a mudança de modelo a partir da Lei que institui a Política de Resíduos Sólidos.
O secretário de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque, diz que a questão da sustentabilidade requer uma mobilização da sociedade. “Temos de nos planejar para resolver a poluição que se causa ao ambiente pelos resíduos gerados pela sociedade. Esse evento será uma campanha de orientação e conscientização da comunidade, uma oportunidade de conversar com as pessoas e sensibilizá-las quanto à logística reversa, que é um instrumento normativo criado pela Lei que diz que todos têm responsabilidade com o destino de alguns produtos que, depois que perdem sua função de uso, passam a ser resíduos. A responsabilidade deve ser compartilhada pelo fabricante, a coletividade e os poderes públicos”, explica o secretário.
Zacarias Albuquerque explica que a Lei Federal 12.305, de agosto de 2010, regulamentada pelo Decreto 7.904/2010, terá a definição detalhada em 2012. A Lei estabelece que os resíduos sólidos de descarte prioritário para coleta seletiva são pilhas e baterias, agrotóxicos (resíduos e embalagens), pneus, óleo lubrificante, lâmpada fluorescente e eletrônicos e seus componentes.

 
Fonte: Site da PMCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !