terça-feira, 16 de agosto de 2011

Secretaria cadastra catadores do aterro controlado

Lara Abreu  15.08.11

O cadastramento prossegue até sexta-feira Foto: Gerson Gomes

Devido à desativação do aterro controlado (Lixão), a Secretaria da Família e Assistência Social está cadastrando catadores que trabalham no local e nos bairros, com o objetivo de geração de renda e montagem de cooperativas de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis. A superintendência de programas e projetos da secretaria estima realizar cerca de 350 cadastros de hoje (segunda-feira, 15) até sexta-feira (19), no Ciep Pedro Álvares Cabral, na Codin. 
A secretária da Família e Assistência Social, Izaura Freire, explicou que o município pretende aderir ao Programa Pró-Catador, uma das ações do Plano Brasil Sem Miséria, do governo federal. "O intuito desse programa é articular ações voltadas ao apoio e ao fomento à organização produtiva dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, à melhoria das condições de trabalho, à ampliação das oportunidades de inclusão social e econômica e à expansão da coleta seletiva de resíduos sólidos, da reutilização e da reciclagem por meio da atuação desse segmento", ressaltou Izaura.
Consideram-se catadores, pessoas de condição econômica baixa, que se dedicam às atividades de coleta, triagem, beneficiamento, processamento, transformação e comercialização de materiais reutilizáveis e recicláveis. A Superintendente de Programas e Projetos, Irecy Damasceno, explica que a intenção é transformar os catadores em empreendedores individuais ou cooperativados.
- Esta é uma ação conjunta, envolvendo as secretarias da Família e Assistência Social, Educação, Trabalho e Renda e Serviços Públicos. O trabalho está sendo realizado para que seja eliminada a venda de materiais para os núcleos de reciclagem e que os catadores possam processar e vender os materiais diretamente para as usinas - destacou Irecy.
A superintendente acrescenta que um carro da secretaria continuará fazendo o trabalho de buscar os catadores no aterro e levá-los até o Ciep para o cadastramento. Com a desativação do lixão, os materiais recicláveis serão destinados às usinas e os não recicláveis serão enviados para o aterro sanitário, em Conselheiro Josino.



Fonte: Site da PMCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !