quinta-feira, 21 de julho de 2011

Poda no Jardim São Benedito não livra árvores da erva-de-passarinho

Por Saulo Pessanha, em 21-07-2011 - 8h25 FOLHA DA MANHÃ

Um programa de revitalização e urbanização das praças de Campos está sendo executado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos. O pessoal trabalha uniformizado, com destaque para a roupa verde — no melhor estilo de quem cuida da preservação da natureza. Mas está faltando orientação no que deve ser feito.

O pessoal que cuida do Jardim São Benedito, por exemplo, não atentou para o estrago que árvores centenárias ali estão sofrendo com a erva-de-passarinho, uma planta superior, parasita, que ataca as árvores, sugando a seiva e podendo causar até sua morte se não for retirada.

Se a idéia é revitalizar as árvores, a retirada de ervas-de-passarinho é indispensável. Mesmo porque a contaminação e o estrago que causam são visíveis. Os ramos da erva estão descendo e ficam quase ao alcance das mãos de quem caminha no Jardim. Só não foram vistos pela equipe que faz a poda.
*Por entender que equivocadas solicitei direito de Resposta
Direito de resposta encaminhado à Folha:
Jornalista Saulo Pessanha:Solicito direito de resposta ,em face da notícia em sua coluna,pois improcedente a tese da não remoção das ervas de passarinhos conforme segue :

A sua constatação em relação as árvores da Praça Nilo Pessanha e Jardim de São Benedito são improcedentes pois não trata-se de ervas de passarinhos, que realmente são parasitas e nocivas a saúde das árvores.
O que encontramos em algumas árvores dos logradouros citados são de plantas denominadas epífitas.As epífitas são encontradasnas regiões tropicais úmidas e crescem se apoiando sobre galhos e troncos de árvores,sendo por esta razão frequentemente confundidas com plantas parasitas ou ainda com plantas aéreas.Entre as espécies mais comuns e populares estão as denominadas barba-de velho e rabo de largatixa.Assim esclareço que não são nocivas e deste modo não há motivo para "extirpá-las ".Portanto elas foram vistas pois bem "visíveis" , mas não serão podadas pela motivação exposta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !