quarta-feira, 28 de maio de 2014

CINE TELA VERDE:Resultado da seleção de vídeos para o 5º CTV

Todos esses filmes poderão ser assistidos em Campos no centro de Educação Ambiental .Estamos aguardando a chegada do kitm ,pois fomos selecionados como espaçp exibidor.

Resultado da seleção de vídeos para o 5º CTV

A Equipe CTV agradece a participação de todos os produtores que enviaram os vídeos para a seleção. A lista abaixo contém detalhes sobre as obras selecionadas, que possibilitarão aos espaços exibidores iniciarem o planejamento de suas mostras. Foram selecionados 39 vídeos que irão compor um Kit, a ser distribuído para os espaços exibidores cadastrados. A equipe CTV entrará em contato, convidando os produtores destes vídeos para participarem do lançamento da Mostra Nacional.

Vídeos selecionados para a 5ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual independente - Circuito Tela Verde

TituloProduçãoDuração (minutos)Sinopse
Awá:filhos da floresta 1, Awá: Filhos da floresta 2 e Awá :filhos da floresta 3Greenpeace Brasil/ Bernardo Camara1'48”, 2'04” e 2'03”Com uma população que hoje não chega a 400 indivíduos, os índios Awá-Guajá são um dos últimos povos caçadores e coletores no Brasil. Isso significa que eles dependem diretamente da floresta para sobreviver – física e culturalmente. As terras indígenas Caru e Awa, onde eles vivem, no centro do Maranhão, são uma das últimas ilhas de floresta da região. E justamente por isso, estão sob intenso ataque de madeireiros.
Desmatamento ZeroGreenpeace Brasil/ Danielle Bambace9'26”A Amazônia brasileira é um mundo à parte. Mas, por trás dessa diversidade cultural e biológica, descortina-se um cenário desolador: o avanço descontrolado sobre as matas deixa um rastro de pobreza e de conflitos. Ao zerar o desmatamento, o Brasil fará sua parte para diminuir o ritmo do aquecimento global e assegurar o futuro do planeta. Este exercício de cidadania não pode ser ignorado.
EscaladaBirdo Filmes em Animação1'30”“Escalada” foi um dos projetos vencedores do edital Cine Ambiente de 2011, uma iniciativa conjunta entre os Ministérios da Cultura e o do Meio Ambiente para curtas-metragens com temática ambientais. O filme fala sobre o consumo sustentável através de uma história que se passa em uma ilha em forma de cubo.
Produzindo em São PauloCeceu Chaves, Heloísa Ribeiro e Marina Almeida16'O filme “produzindo em São Paulo” aponta caminhos para o município compensar seu enorme impacto ambiental, investindo em alimentos saudáveis e, consequentemente, na proteção do clima, água, ar e na saúde das pessoas, tornando-se um caso exemplar para a produção orgânica, com seu mercado consumidor de cerca de 11 milhões de habitantes e áreas rurais que sustentam a qualidade de vida.
Energia Eólica: a caçada dos ventosThomas Johannes Bauer25'31”Uma viagem no rastro dos ventos da Serra Geral na Bahia poderia surgir aventura, não fossem também rastros de devastação deixados pelos Parques Eólicos. Este vídeo-documentário faz esta viagem e revela o lado sujo da energia gerada pelos ventos, decantada pela propaganda de governos e empresas como “energia limpa”.
Desafogando a águaAlunos agentes ambientais do CEMEB Gov. André Franco Montouro e Adolfo Borges13'Alunos do ensino fundamental II da escola Gov. André Franco Montoro do município de Itapevi/SP participaram do projeto Dedo Verde na Escola, realizado pelo Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade e financiado pela Instituto Eurofarma, em 2011 e 2012 como agentes ambientais. Eles se mobilizaram para produzir um vídeo documentário a respeito da questão paradoxal entre a frequente falta de abastecimento de água na escola e a existência de uma nascente na porta da mesma.
CaixaBirdo Filmes em Animação1'10”“Caixa” foi escrito e concebido por Luciana Eguti como uma lembrança de que fazemos todos parte do mesmo planeta. O desmatamento e o aumento da poluição geram efeitos em cadeia e prejudicam a sociedade como um todo, o vídeo tem a intenção de alertar para esta problemática.
Retomada Aldeia Pindo RokyASCURI – Associação Cultural de Realizadores Indígenas6'Após a morte do jovem indígena, assassinado pelo fazendeiro, indígenas da aldeia Teykue retomam parte do seu território tradicional.
Curtas Caranga: Caranga; Manguezal legal; Reciclagem; Dengue;Energia Elétrica; Água;Transito; Aterro Sanitário; Defeso; Praia LimpaChicolan - José Francisco Peligrino Xavier7'30”
(10 curtas de 0'45”)
Caranga, uma caranguejinho esperto que vive no manguezal do litoral brasileiro. Ele apresenta seu habitat natural, seus amigos e convida todos para respeitar a Natureza. Os curtas abordam os temas: Meio Ambiente; Manguezal legal; Reciclagem; Dengue; Energia Elétrica; Água;Transito; Aterro Sanitário; Defeso e Praia Limpa.
Maracujá da CaatingaInstituto Sociedade, População e Natureza.5'02”O vídeo dá destaque para os passos da cadeia produtiva, como a coleta, o processamento e o consumo, mostrando as comunidades que melhoraram sua vida a partir do trabalho com o Maracujá de Caatinga ou, como também é conhecido, maracujá do mato. O vídeo foi gravado na cidade de Uauá, região do semiárido nordestino, onde o maracujá da Caatinga é abundante e se transforma em fonte de renda para produtores.
Últimos Refúgios:ItaúnasInstituto Últimos Refúgios23'25”O documentário traz ao espectador depoimentos de habitantes da pequena vila instalada no entorno do parque, como pescadores, biólogos e ambientalistas.
Sertão Veredas Peruaçu-Mosaico de conservação, Cultura e produçãoSavaget Comunicação12'42”Decretado em abril de 2009, o Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu reúne unidades de conservação federais, estaduais e particulares, além de terras indígenas. São quase 2 milhões de hectares destinados a proteção da natureza e a modelos econômicos mais sustentáveis, distribuídos em onze municípios do norte de Minas Gerais e sudoeste da Bahia.
Últimos Refúgios: Toninho MateiroRaphael Gaspar28'35”O documentário conta a história de um antigo caçador que se tornou um forte aliado à conservação da Biodiversidade.
Retomada BuritiASCURI – Associação Cultural de Realizadores Indígenas7'Após retomar parte de seu território tradicional, os Terena do Buriti produzem alimentos para sua subsistência.
1ª mostra de vídeos - Curtas ambiental – Vídeos 2, 3 e 5Alunos das redes de ensino municipal, estadual e particular do município de Guaçuí – ES36'
(3 curtas de 12')
A Mostra de Vídeos – Curtas Ambiental é resultado do processo colaborativo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e escolas municipais, estaduais e particulares, tendo por objetivo primordial propiciar o reconhecimento da realidade vivenciada – geração e destinação de resíduos sólidos, inserir a percepção ambiental e discutir as possíveis mudanças dessa realidade cotidiana dos munícipes. Na primeira edição (2013), as atividades implementadas envolveram 957 pessoas.
Cerrado ao meioNonanuvem filmes10'25”O vídeo usa a linguagem de vídeo-arte para retratar o processo de perda da vegetação do Cerrado, utilizando de depoimentos de moradores tradicionais e imagens do ciclo da destruição causado principalmente pelo modelo agrícola insustentável instalado no bioma.
Oficina de intercâmbio sobre o algodãoInstituto Sociedade, População e Natureza.14'26”O vídeo apresenta um relato da oficina, realizada no Assentamento Andalúcia, no município de Nioaque/MS, de intercâmbio sobre o algodão entre pessoas de diferentes realidades. Para tanto, foram feitos diálogos sobre o processo de utilização de algodão, que se inicia no plantio, passa pelo beneficiamento, confecção de peças artesanais e finaliza com a comercialização.
Terra, cuide dessa bolaAgente QUE FEZ – Animações11'06”O envolvimento e o cuidado com o meio ambiente, numa crítica ao consumo e o desperdício. Dois meninos, um idoso e a bola, que serve de elo entre eles, vão nos passar a mensagem que temos que repensar nossos hábitos e costumes, para que nossos filhos possam ter um planeta sustentável.
Devir-animalCládio Azevedo1'55”Uma cena experimental pretende acionar sentimentos latentes que possam sensibilizar, despertar novos devires e outros entendimentos e dimensões sobre a vida.
Albatroz – Um projeto pela vidaFRAMEWAV Produções – produtoras: Rose Bezerra e Tuani Pereira39'“Albatroz – um projeto pela vida” aborda as características de albatrozes e petréis – aves oceânicas ameaçadas de extinção – as causas de sua mortalidade pela pesca de espinhel, as medidas para evitar sua captura e as ações nacionais e internacionais de conservação. Também são apresentadas as atividades de educação ambiental marinha, além de depoimentos de pescadores, armadores de pesca, Governo Federal e da Petrobras.
Últimos refúgios:Reserva Biológica de Duas BocasFelipe Mattar25'42”O documentário traz como tema a água, biodiversidade e fala de uma das principais características da Reserva Biológica de Duas Bocas, que é a preservação de recursos hídricos.
Incentivo ás Políticas Públicas voltadas ao reuso da água e ao aproveitamento de água da chuvaConsórcio PCJ e 3 Marias Produtora Cultural17'Será que precisamos de água potável para lavar o carro, ou regar o jardim? Essa é uma das perguntas motivadoras desse vídeo, que buscou, de forma didática, demonstrar as novas tecnologias existentes para o aprimoramento da gestão dos recursos hídricos. O reuso da água e o aproveitamento de água da chuva são alternativas eficientes para o consumo mais racional da água, e que já podem ser utilizadas em nosso dia a dia.
Intercâmbio GATI/MS – CooperaflorestaASCURI – Associação Cultural de Realizadores Indígenas14'Indígenas dos Mato Grosso do Sul visitam a cooperafloresta e aprendem e ensinam muito durante o intercâmbio.
Salvem os sapos! 2013Instituto Biotrópicos6'55”Em sua 4ª edição, o projeito de educação ambiental “Salvem os Sapos!”, do Instituto Biotrópicos, amplia seus horizontes e chega a mais de cinco municípios. Mais de 100 alunos da rede pública de ensino estiveram presentes nas atividades em Santo Antônio do Itambé, Minas Gerais, e aprenderam um pouco mais sobre sapos, rãs e pererecas: esclareceram suas dúvidas, descobriram cores, formas e sons, e ainda desvendaram fatos e mitos sobre os anfíbios.
Turismo CO2 neutro – O registro de uma transformaçãoMetrópole Verde17'36”Vídeo de carácter documental e institucional, que se vale de linguagem sensível para abordar e acompanhar o desenvolvimento do programa “Turismo CO2 Neutro”, uma tecnologia socioambiental que vem sendo aplicado pela ONG Movimento Mecenas da Vida, envolvendo agricultores tradicionais, empreendedores e turistas na APA de Itacaré e Serra Grande, sul da Bahia.
Da nascente à torneiraAssociação Primo-Primatas da Montanha, Projeto Água da Rua e Instituto Cresce3'54”Vídeo elaborado para a campanha “Fechos, eu cuido!”. Mostra o contexto ambiental da Estação Ecológica de Fechos, o caminho que a água percorre da nascente a torneira, assim como a população envolvida.
Ritos de rios e ruasEliana Maurelli e Marcello Nascimento de Jesus40'Uma trajetória pelas cabeceiras do rio Tietê, conhecendo pessoas e paisagens que fazem a história da região. De forma crítica e poética, a obra traz uma reflexão sobre o processo de urbanização na região e as consequências deste processo no dia a dia das comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !