quinta-feira, 27 de outubro de 2016

LIMPA PARAÍBA:PARABÉNS ESPORTISTAS !

NOTA:Parabéns ,palmas a todos que tomaram esta iniciativa cidadã !RIO NÃO É LIXEIRA.

Regata Verde” para limpar Paraíba

Daniela Abreu
Fotos: Michelle Richa
Dezenas de pessoas com muita disposição levantaram da cama mais cedo na manhã deste sábado e foram para o Rancho da Ilha, na localidade de Santa Cruz, de onde saiu a Regata Verde, uma iniciativa consciente, organizada por alunos e professores do curso de Educação Física do Institutos Superiores de Ensino do Censa (Isecensa), que percorreu o rio Paraíba do Sul até o Cais da Lapa recolhendo lixo nas margens.
Para a vice diretora do Isecensa, Elizabeth Landim, o evento, além de ser uma boa forma de contato com o esporte e o rio Paraíba, tem o objetivo de chamar a atenção de todos quanto a hábitos que podem fazer a diferença na limpeza da cidade.
— O objetivo maior, além da limpeza, é a consciência ambiental. Por que não só o rio, é tudo aquilo que as enxurradas levam para o rio. A gente vê que as cidades poderiam ser mais limpas, a gente precisa ter consciência de não jogar lixo para fora do carro, por o papel no bolso se não tem um lixo próximo. É criar uma consciência ambiental e tem que ser permanente — pontuou Elizabeth.
Os participantes percorreram um trecho de aproximadamente 10 km, em duas horas. No percurso, vários tipos de lixo, desde os mais simples descartados em sua maioria nas ruas e que, através das redes de captação de águas pluviais, vai parar no curso d’água, até objetos inimagináveis de estarem em um rio, como um vaso sanitário. No final, todos participaram de um café da manhã no Cais da Lapa.
Para o coordenador do curso, Maurício Calomeni, o evento uniu as questões acadêmicas à uma experiência de conscientização ambiental que pode motivar um novo olhar sobre o rio Paraíba.
— Foram trinta pranchas, caiaques, duas embarcações maiores para apoio e parcerias com a Associação de Stand Up de Campos e com a Associação Norte e Noroeste Fluminense de Stand Up. É uma iniciativa do curso para agregar à formação dos alunos, essa experiência em organização de eventos e no controle de atividades físicas na natureza, ao mesmo tempo fazendo esse trabalho de cunho social, de conscientização, de pensar no rio como patrimônio de todo mundo. Se todo mundo fizer um pouquinho a gente consegue manter ele saudável pelo máximo de tempo possível — finalizou o coordenador.

22/10/2016 18:18


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !