quinta-feira, 12 de julho de 2012

Brasil é melhor lugar para se investir em energias limpas, diz estudo do BID


A Climatescope 2012 é a nova ferramenta para investidores em energia limpa que queiram aplicar seus fundos em iniciativas na América Latina e Caribe. A plataforma iadb.org/mif/climatescope/2012 disponibiliza um estudo detalhado do que está sendo realizado por médios e pequenos empreendedores, facilitando as aplicações financeiras. 


Concebida pelo MIF – Fundo Multilateral de Investimentos (na sigla em inglês, Multilateral Investment Fund), o braço do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), a plataforma foi realizada pela Bloomberg New Energy Finance. A Climatescope foi lançada oficialmente na noite desta terça-feia (19), em um evento paralelo à Rio+20. 

O estudo mostrou que Brasil, Nicaragua e Panamá tiveram os melhores cenários de investimento em clima, conforme o index desenvolvido pela ferramenta. Ela analisou o perfil de 26 países na América Latina e no Caribe, avaliando, a partir de 30 indicadores, suas capacidades em atrair investimentos nas cadeias de valor de energias limpas e na chamada economia de baixo-carbono (finanças). 

Carlos Augusto Vidotto, secretário de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, estava no lançamento como representante do governo brasileiro. Ele lembrou que o país investe em energias limpas não mais como um dos itens do modelo de desenvolvimento, mas sim como uma estratégia de crescimento e indutor da sustentabilidade. “Fazer mais e melhor é nossa diretiva. Todas as áreas do governo estão hoje submetidas ao mesmo conceito e à mesma práxis”, disse o secretário. Segundo ele, a iniciativa é muito bem-vinda, especialmente quando se trata de parceiros que fomentam o investimento privado para o desenvolvimento e a inovação, visando pequenos e médios empreendedores e a melhoria de renda dos pobres. 

Os relatórios e a ferramenta que podem ser baixados e customizadosna página http://climatescope.fomin.org. 

(Mercado Ético) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !