domingo, 8 de julho de 2012

Arquitecto defende aproveitamento dos resíduos sólidos



Luanda – O arquitecto angolano Edgar Samuel defendeu hoje (terça-feira), em Luanda, uma gestão planeada dos resíduos sólidos de modo a permitir um equilíbrio na gestão ambiental das cidades.
 
Em declarações à Angop, o arquitecto sublinhou que produtos considerados lixo podem "dar vida" a outros artefactos para antenuar os problemas ambientais no país.
 
"Muitos resíduos sólidos são compostos de materiais recicláveis e podem retornar a produção, gerando indústrias para a transformação que criam emprego e desenvolvimento para o país", frisou.
 
O também docente universitário advogou a necessidade de uma gestão planeada dos detritos sólidos porque grande parte leva décadas ou séculos para serem decomposto nos aterros sanitários.
 
De acordo com o arquitecto, o governo deve traçar políticas sobre a gestão dos resíduos para que os agentes assegurem a sua sustentabilidade em projectos, que resultam em melhorias socioeconómicas da população.
 
Edgar Samuel falou em particular do sector da construção civil, considerando existir poucas iniciativas na referida área para o reaproveitamento dos resíduos e grandes desperdícios de materiais em muitas empreitadas.
 
Acrescentou que a reutilização também é uma forma de redução de custos, pois os produtos permanecem mais tempo em uso antes de serem descartados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !