Vivo, Claro e TIM são as piores empresas no ranking do Procon-SP
Telefonia domina o top 3 com queixas de 2019. Bancos e comércio eletrônico também integram lista.
Por Pedro Cardoso, para o TechTudo
As operadoras de telefonia aparecem no topo do ranking de reclamações registradas por consumidores no Procon do Estado de São Paulo ao longo de 2019. As empresas Vivo, Claro/NET e TIM “conquistaram” a primeira, segunda e terceira colocações do balanço finalizado em 6 de janeiro de 2020. Durante o período, as três companhias telefônicas somam mais de 80 mil casos de atendimento.
De acordo com o órgão de defesa do consumidor, a maioria dos problemas relatados está relacionada a cobranças indevidas ou abusivas. Porém, também há situações que incluem serviços não fornecidos, dúvidas sobre reajustes e problemas com a rescisão de contrato.
Ranking de reclamações
Posição | Empresa ou grupo | Total de atendimentos | Índice de solução |
1 | Vivo e Telefônica | 30.753 | 88,96% |
2 | Claro, NET e Embratel | 27.662 | 89,50% |
3 | TIM | 22.842 | 80,04% |
4 | Pão de Açúcar, Extra, Ponto Frio e Casas Bahia | 18.863 | 74,79% |
5 | Bradesco | 12.344 | 82,81% |
O Procon-SP aproveitou para fazer um balanço das ações de 2019 e destacou o número de 2,4 milhões de telefones cadastrados na iniciativa Não Me Perturbe. A plataforma promete evitar que o consumidor receba ligações de telemarketing indesejadas. Recentemente o serviço foi expandido e passou a permitir o bloqueio de telefonemas de bancos.
O que dizem os citados
Confira a íntegra da nota enviada pela Vivo:
“A Vivo trabalha constantemente nas transformações de processos, produtos e sistemas para reduzir as dúvidas e contatos de seus clientes nos Órgãos de Defesa do Consumidor.
Como parte do trabalho em oferecer a melhorar experiência e estreitar o relacionamento com cada cliente, a empresa criou um programa interno que permeia e estimula todas as suas áreas a disseminar a cultura dos pilares: confiável, fácil, eficiente e encantadora em todas as jornadas de relacionamento de seus canais, produtos e serviços. São ações concretas para aprimorar a qualidade percebida e criar a melhor oferta com base nas expectativas e necessidades dos clientes.
A Vivo reitera que seu compromisso é avançar mais e entregar a melhor experiência sempre, não somente no setor em que atua, mas também como referência para o mercado e clientes, reduzindo consequentemente dúvidas e reclamações em todos os canais de relacionamento que a companhia disponibiliza.”
Saiba também o posicionamento da TIM:
“A TIM informa que tem a satisfação dos clientes como prioridade estratégica e trabalha constantemente para reduzir o número de reclamações recebidas no Procon-SP e aprimorar ainda mais a qualidade dos serviços e do atendimento prestado. A operadora segue investindo nos seus canais de relacionamento – call center, autoatendimento via app, USSD (*144#), redes sociais, site, dentre outros – com foco na melhoria contínua da experiência do cliente.”
A Claro/NET não se manifestou até a conclusão do texto.