segunda-feira, 1 de julho de 2019

Os cinco perfis do consumidor e o predominante no Brasil, segundo a Nielsen

Consultoria criou cinco perfis de hábitos de consumo para empresas personalizarem suas estratégias de marketing com maior precisão e eficiência
Por:  -  3 dias atrás
Crédito: Shutterstock
A quarta revolução industrial, conceito desenvolvido pelo alemão Klaus Schwab, diretor e fundador do Fórum Econômico Mundial, prevê uma nova fase que “transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos”. De acordo com o estudo “Estilos de Vida 2019” da Nielsen, essa transformação já chegou aos hábitos de consumo dos brasileiros.
A população do Brasil está mais negociadora (55% dos entrevistados vai direto à loja para efetuar a compra), mais conectada (64% tem um smartphone), mais saudável (57% reduziu o consumo de gordura e 56% diminuiu a ingestão de sal), mais prática (64% escolhe as marcas pelo baixo preço) e mais sustentável (42,4% está mudando seus hábitos de consumo para reduzir o impacto no meio ambiente).
Assim, faz-se necessário entender o consumidor além de seus dados demográficos, combinando nível socioeconômico, gênero e idade com seu estilo de vida, hábitos e atitudes. Tanta complexidade e multiplicidade de valores e escolhas levaram a Nielsen a criar cinco novos perfis para o consumidor brasileiro.

Consciente Pragmático

O “sabe tudo”, é aquele que segue fielmente seus hábitos e preferências. Esse perfil é predominante em indivíduos com mais de 46 anos de idade, das classes C2, D e E, e equilibradamente dividido entre homens (55%) e mulheres (45%). É geralmente o chefe do lar e, como busca uma vida estável, preocupa-se com o aumento do custo de vida e com os serviços públicos. Os meios de comunicação que mais utiliza são a TV aberta e o rádio e, mesmo que goste de ficar em casa com a família e assistir televisão em seu tempo livre, acredita que a maioria das propagandas são mentirosas. No mercado, tem um comportamento mais prático e tradicional, então faz suas compras sozinho, durante a semana e em lojas convencionais, além de adquirir sempre os mesmos produtos e marcas, mesmo que não estejam em promoção.

Equilibrista

O “negociante”, aquele que busca fazer escolhas inteligentes para conseguir consumir tudo o que quer. Esse perfil é predominantemente feminino (67%), das classes C1 e C2 e mais jovem (26 a 45 anos). Responsável pelas compras da casa, esse perfil foi bastante impactado pela crise, então preocupa-se bastante com o aumento do custo de vida e com a educação. Mesmo com o orçamento apertado, gosta de sair com os amigos e socializar. Em casa, se diverte assistindo TV e adora interagir nas redes sociais. Propagandas de rua e na internet costumam chamar a sua atenção e, na hora de comprar, gosta de olhar com atenção todos os folhetos e catálogos que recebe, além de não pensar duas vezes antes de mudar de loja para aproveitar uma boa promoção. Costuma comprar mais que o previsto e paga tudo com o cartão de crédito, mas não faz compras online. A realização profissional é o seu principal objetivo de vida.

Consciente Sonhador

O “tranquilão”, aquele que busca levar uma vida tranquila, na qual possa cuidar de si e do mundo. Predominantemente feminino (72%), esse perfil está mais presente nas classes C2, D e E. É responsável pelas compras de casa e, embora não tenha sido impactado pela crise, se preocupa com o custo de vida e a economia, mas principalmente com o meio ambiente. Esse perfil vai três vezes mais ao hortifruti que os outros, e à feira pelo menos uma vez por mês. Ele reduziu o consumo do que julga fazer mal (no caso desse grupo, especificamente cafeína, lactose e glúten), compra produtos orgânicos e faz exercícios físicos. No mercado, leva uma lista de compras e se atém à ela, além de consumir 20% menos que os demais e pagar as compras em dinheiro 90% das vezes. Além de mudar seus hábitos de consumo por causa do meio ambiente, ele está disposto a pagar mais caros por marcas sustentáveis, e tenta viver um dia de cada vez, desenvolvendo a sua espiritualidade.

Conectado

O “sempre online”, é aquele que se diverte, se comunica e passa a maior parte do seu tempo na internet. Demograficamente, esse é o mais jovem dos perfis, cuja maioria dos entrevistados possui até 25 anos de idade, está inserida nas classes B2 e C1 e sem predominância de gênero (homens e mulheres com 50%). Apesar de estar sempre online, não deixa de ir a festas, eventos culturais e de estar com os amigos. Gosta de imaginar o futuro com crescimento profissional e uma família, mas sem perder as oportunidades e vivências do presente. Consciente, pensa muito no coletivo, e suas maiores preocupações incluem o meio ambiente, o preconceito e a intolerância. Tem o mundo na palma da mão e faz tudo pelo smartphone: comunicação, conveniência, redes sociais, jogos, filmes e música. Seis em cada dez entrevistados fazem compras online todo mês. Por acompanhar seis dos nove principais meios de comunicação, propagandas perdem a relevância em todos os canais que utiliza. Esse perfil valoriza ações que criem experiência e exclusividade com produto/marca, como degustação, amostra grátis, cupons e desconto nos aplicativos.

Aspiracional

O “pra frentex”, que busca aliar seu bem-estar próprio ao coletivo. Esse perfil tem predominância nas classes A, B1 e B2, com idade entre 26 e 45 anos e maioria feminina (64%). Suas maiores preocupações são com meio ambiente, educação, corrupção e preconceito. Seu objetivo de vida é contribuir positivamente para a sociedade e viajar, sem abrir mão de ter uma boa carreira profissional – por isso, busca cuidar de si e do mundo. Está mudando seus hábitos para ser mais saudável e proteger o meio ambiente. Esse perfil consome muita informação, o que o torna mais exigente: 33% compara preços no celular enquanto está fazendo compras, 70% vê produtos e preços no aplicativo/internet antes de ir à loja, 72% gosta de comprar e experimentar novos produtos, 55% vê atentamente as informações nutricionais, 67% está disposto a pagar mais por marcas que pensam no meio ambiente e 81% gasta mais com produtos que melhoram a saúde.

Como usar os perfis

No dia a dia, as empresas podem usar essas informações para traçar estratégias, corrigir rotas e oferecer uma experiência mais personalizada ao seu público. Ao se perguntarem “quem é o meu consumidor?” e identificar os perfis onde tem maior atuação, é possível analisar como escolhem as marcas e os canais de compra, quais são seus hábitos e quais mídias acompanham, entre outros itens.
O Brasil é, em sua maioria, equilibrista, com 27% da população classificada nessa categoria. Em seguida, temos os aspiracionais (22%) e os consciente pragmáticos (21%), enquanto os conectados e os consciente sonhadores estão empatados com 15%. Vale lembrar que cada consumidor possui uma combinação desses perfis, embora um deles sempre predomine.
A Nielsen ouviu mais de 21 mil pessoas em 8.240 lares pesquisados. O questionário contou com 100 questões, divididas em módulos de entendimento: tempo livre e hobbies; atitude, valores e metas; meios de comunicação; hábitos de compras (antes, durante e após), e preocupações com saudabilidade.

Gordura trans? Pesquisa faz alerta sobre rótulos de alimentos

Estudo conduzido pelo Idec e USP analisou mais de 11 mil produtos comercializados nas principais redes de supermercado do País
Por:  -  6 dias atrás
gordura transCrédito: Shutterstock
Uma pesquisa feita pelo Idec, ONG de Defesa do Consumidor, em parceria com o Nupens/USP (Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo), identificou que 18,7% dos produtos contêm ou podem conter gordura trans na sua composição. Contudo, apenas 7,4% dos produtos identificam a presença do ingrediente em seus rótulos.
Pelos resultados da pesquisa, ao separar os alimentos analisados em categorias, foi identificado que 11% de salgadinhos, 9% de produtos de panificação e 8,4% dos biscoitos que apresentam a alegação de marketing “zero gordura trans” em seus rótulos, na verdade, contêm a gordura em sua lista de ingredientes.
Já quando analisada a tabela nutricional, foi identificado que 2,7% de biscoitos, 0,9% de salgadinhos e 0,6% de produtos de panificação apresentam zero gordura trans na tabela, mas também contêm o ingrediente em sua formulação. Por isso, o estudo alerta que os produtos com essas alegações sempre devem ser avaliados com cautela pelos consumidores.
Um dos motivos para os resultados obtidos, segundo os institutos responsáveis, ocorre porque as atuais normas brasileiras permitem mensagens como “zero gordura trans” em embalagens de produtos com teores do ingrediente igual ou inferior a 0,1 grama por porção, o que permite que a indústria possa manipular o tamanho da porção para que o valor de gordura trans seja declarado como zero.
Além dessa mensagem, a tabela nutricional do alimento pode trazer a informação “0 g de gordura trans” se a presença desse ingrediente for igual ou inferior a 0,2 gramas por porção.
Gordura trans no Brasil
No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estuda mudar as normas para a presença de gordura trans.
“Já existem evidências científicas suficientes mostrando que o consumo de gordura trans está diretamente associado ao risco aumentado de doenças cardiovasculares. Não existe limite seguro de consumo desse tipo de gordura, portanto ela deve ser evitada”, explica Laís Amaral, nutricionista do Idec.
gordura trans

domingo, 30 de junho de 2019

PROPAGANDA ENGANOSA? PROCON SP DE OLHO  E EM BREVE SABEREMOS.

Procon notifica Gol por promoção de passagem a R$ 3,90

Fundação Procon-SP quer o contato dos consumidores que compraram as passagens pelo preço de uma latinha de cerveja
Por:  -  
Crédito: Reprodução
Na última terça-feira (19) a Gol fez uma campanha que chamou atenção na internet. A companhia aérea vendeu 100 passagens aéreas internacionais a R$ 3,90. Agora, a fundação Procon-SP pede esclarecimentos à empresa.
O órgão pediu satisfação sobre onde foram disponibilizadas as passagens e quais os termos e condições promoção; quantas passagens aéreas foram vendidas; quais canais de venda foram disponibilizados para acesso dos consumidores e em quanto tempo foram comercializadas as passagens.
A empresa também terá que a enviar relação de consumidores que conseguiram adquirir passagens durante a vigência da promoção com indicação de destino, e-mail e telefone de contato. Em nota, o Procon-SP afirma que “a notificação feita pela fundação visa resguardar os direitos dos consumidores”.
A promoção foi feita em parceria com a Brahma. A ideia era vender uma passagem ao custo de uma lata de cerveja durante a partida entre Brasil e Venezuela pela Copa América. A companhia disse que disponibilizou 100 passagens, considerando ida e volta, pelo valor promocional. Os destinos elegíveis eram Buenos Aires, Montevidéu, Santiago, Quito, Lima, Assunção e Santa Cruz de la Sierra.
A Gol precisa apresentar resposta na quinta-feira (20).

sábado, 29 de junho de 2019

Os cinco perfis do consumidor e o predominante no Brasil, segundo a Nielsen

Consultoria criou cinco perfis de hábitos de consumo para empresas personalizarem suas estratégias de marketing com maior precisão e eficiência
Por:  -  3 dias atrás
Crédito: Shutterstock
A quarta revolução industrial, conceito desenvolvido pelo alemão Klaus Schwab, diretor e fundador do Fórum Econômico Mundial, prevê uma nova fase que “transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos”. De acordo com o estudo “Estilos de Vida 2019” da Nielsen, essa transformação já chegou aos hábitos de consumo dos brasileiros.
A população do Brasil está mais negociadora (55% dos entrevistados vai direto à loja para efetuar a compra), mais conectada (64% tem um smartphone), mais saudável (57% reduziu o consumo de gordura e 56% diminuiu a ingestão de sal), mais prática (64% escolhe as marcas pelo baixo preço) e mais sustentável (42,4% está mudando seus hábitos de consumo para reduzir o impacto no meio ambiente).
Assim, faz-se necessário entender o consumidor além de seus dados demográficos, combinando nível socioeconômico, gênero e idade com seu estilo de vida, hábitos e atitudes. Tanta complexidade e multiplicidade de valores e escolhas levaram a Nielsen a criar cinco novos perfis para o consumidor brasileiro.

Consciente Pragmático

O “sabe tudo”, é aquele que segue fielmente seus hábitos e preferências. Esse perfil é predominante em indivíduos com mais de 46 anos de idade, das classes C2, D e E, e equilibradamente dividido entre homens (55%) e mulheres (45%). É geralmente o chefe do lar e, como busca uma vida estável, preocupa-se com o aumento do custo de vida e com os serviços públicos. Os meios de comunicação que mais utiliza são a TV aberta e o rádio e, mesmo que goste de ficar em casa com a família e assistir televisão em seu tempo livre, acredita que a maioria das propagandas são mentirosas. No mercado, tem um comportamento mais prático e tradicional, então faz suas compras sozinho, durante a semana e em lojas convencionais, além de adquirir sempre os mesmos produtos e marcas, mesmo que não estejam em promoção.

Equilibrista

O “negociante”, aquele que busca fazer escolhas inteligentes para conseguir consumir tudo o que quer. Esse perfil é predominantemente feminino (67%), das classes C1 e C2 e mais jovem (26 a 45 anos). Responsável pelas compras da casa, esse perfil foi bastante impactado pela crise, então preocupa-se bastante com o aumento do custo de vida e com a educação. Mesmo com o orçamento apertado, gosta de sair com os amigos e socializar. Em casa, se diverte assistindo TV e adora interagir nas redes sociais. Propagandas de rua e na internet costumam chamar a sua atenção e, na hora de comprar, gosta de olhar com atenção todos os folhetos e catálogos que recebe, além de não pensar duas vezes antes de mudar de loja para aproveitar uma boa promoção. Costuma comprar mais que o previsto e paga tudo com o cartão de crédito, mas não faz compras online. A realização profissional é o seu principal objetivo de vida.

Consciente Sonhador

O “tranquilão”, aquele que busca levar uma vida tranquila, na qual possa cuidar de si e do mundo. Predominantemente feminino (72%), esse perfil está mais presente nas classes C2, D e E. É responsável pelas compras de casa e, embora não tenha sido impactado pela crise, se preocupa com o custo de vida e a economia, mas principalmente com o meio ambiente. Esse perfil vai três vezes mais ao hortifruti que os outros, e à feira pelo menos uma vez por mês. Ele reduziu o consumo do que julga fazer mal (no caso desse grupo, especificamente cafeína, lactose e glúten), compra produtos orgânicos e faz exercícios físicos. No mercado, leva uma lista de compras e se atém à ela, além de consumir 20% menos que os demais e pagar as compras em dinheiro 90% das vezes. Além de mudar seus hábitos de consumo por causa do meio ambiente, ele está disposto a pagar mais caros por marcas sustentáveis, e tenta viver um dia de cada vez, desenvolvendo a sua espiritualidade.

Conectado

O “sempre online”, é aquele que se diverte, se comunica e passa a maior parte do seu tempo na internet. Demograficamente, esse é o mais jovem dos perfis, cuja maioria dos entrevistados possui até 25 anos de idade, está inserida nas classes B2 e C1 e sem predominância de gênero (homens e mulheres com 50%). Apesar de estar sempre online, não deixa de ir a festas, eventos culturais e de estar com os amigos. Gosta de imaginar o futuro com crescimento profissional e uma família, mas sem perder as oportunidades e vivências do presente. Consciente, pensa muito no coletivo, e suas maiores preocupações incluem o meio ambiente, o preconceito e a intolerância. Tem o mundo na palma da mão e faz tudo pelo smartphone: comunicação, conveniência, redes sociais, jogos, filmes e música. Seis em cada dez entrevistados fazem compras online todo mês. Por acompanhar seis dos nove principais meios de comunicação, propagandas perdem a relevância em todos os canais que utiliza. Esse perfil valoriza ações que criem experiência e exclusividade com produto/marca, como degustação, amostra grátis, cupons e desconto nos aplicativos.

Aspiracional

O “pra frentex”, que busca aliar seu bem-estar próprio ao coletivo. Esse perfil tem predominância nas classes A, B1 e B2, com idade entre 26 e 45 anos e maioria feminina (64%). Suas maiores preocupações são com meio ambiente, educação, corrupção e preconceito. Seu objetivo de vida é contribuir positivamente para a sociedade e viajar, sem abrir mão de ter uma boa carreira profissional – por isso, busca cuidar de si e do mundo. Está mudando seus hábitos para ser mais saudável e proteger o meio ambiente. Esse perfil consome muita informação, o que o torna mais exigente: 33% compara preços no celular enquanto está fazendo compras, 70% vê produtos e preços no aplicativo/internet antes de ir à loja, 72% gosta de comprar e experimentar novos produtos, 55% vê atentamente as informações nutricionais, 67% está disposto a pagar mais por marcas que pensam no meio ambiente e 81% gasta mais com produtos que melhoram a saúde.

Como usar os perfis

No dia a dia, as empresas podem usar essas informações para traçar estratégias, corrigir rotas e oferecer uma experiência mais personalizada ao seu público. Ao se perguntarem “quem é o meu consumidor?” e identificar os perfis onde tem maior atuação, é possível analisar como escolhem as marcas e os canais de compra, quais são seus hábitos e quais mídias acompanham, entre outros itens.
O Brasil é, em sua maioria, equilibrista, com 27% da população classificada nessa categoria. Em seguida, temos os aspiracionais (22%) e os consciente pragmáticos (21%), enquanto os conectados e os consciente sonhadores estão empatados com 15%. Vale lembrar que cada consumidor possui uma combinação desses perfis, embora um deles sempre predomine.
A Nielsen ouviu mais de 21 mil pessoas em 8.240 lares pesquisados. O questionário contou com 100 questões, divididas em módulos de entendimento: tempo livre e hobbies; atitude, valores e metas; meios de comunicação; hábitos de compras (antes, durante e após), e preocupações com saudabilidade.

sexta-feira, 28 de junho de 2019

Celebração de acordo com consumidor não anula multa fixada pelo Procon, diz TJ-SP

O atendimento do consumidor ou a celebração de acordo após a instauração de auto de infração no Procon, por si só, não afasta o ilícito administrativo, especialmente quando se tratar de infração de mera conduta. Caso contrário, haveria estímulo à negligência e à recalcitrância do fornecedor.
Huawei deve pagar multa por não ter fornecido assistência a celulares.
123RF
Com esse entendimento, a 10ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo negou apelação da fabricante de celulares Huawei para cancelar multa de R$ 207 mil aplicada pelo Procon por falhas na assistência técnica dos aparelhos. A decisão é de fevereiro.
Apontando que havia firmado acordos com os consumidores, a empresa pediu a anulação da multa fixada pelo órgão de defesa do consumidor. Porém, a relatora do caso no TJ-SP, desembargadora Teresa Ramos Marques, afirmou que a celebração de acordos mostra apenas que as partes chegaram a um entendimento para encerrar o conflito, o que não afasta a anterior violação de direitos desses consumidores.
"Entender que a celebração de acordo, por si só, afasta a prática infracional, implicaria tornar letra morta o artigo 18, parágrafo 1º, do CDC [que lista as opções do consumidor em caso de vício no produto]. É dizer, a solução do problema pela autora após as reclamações realizadas não afasta a infração cometida, pois não só já praticada, como, do contrário, estar-se-ia estimulando a negligência e a recalcitrância do fornecedor, que somente atuaria após a veiculação de reclamação pelo consumidor", avaliou a magistrada.
Ela também rejeitou a aplicação de atenuante à multa pelo fato de a Huawei ter adotado providências para minimizar os efeitos do ato lesivo. Conforme a relatora, a empresa não agiu de forma imediata, mas apenas depois de as reclamações terem sido veiculadas no Procon.
"Note-se que o Judiciário não é SAC das empresas, que não podem simplesmente desconsiderar a instância administrativa e postergar a assunção das suas responsabilidades sem que tenha havido ilegalidade pela autoridade administrativa, atrasando a prestação jurisdicional com alegações preclusas", criticou a desembargadora.

quinta-feira, 27 de junho de 2019

Confira dicas e orientações antes de alugar um veículo nas férias

Pesquisar preços é fundamental. A oferta por meio de anúncios e folhetos deve conter informações claras e precisas referentes à viagem
Com a chegada das férias , alugar um carro é uma opção muito utilizada para quem quer curtir o destino escolhido para viajar com mais autonomia. Porém, a contratação requer cuidados antes do fechamento do contrato com a locadora. Para isso, o Procon-SP traz algumas dicas e orientações ao consumidor.
Primeiro é importante verificar se a locação é cobrada por quilometragem, por hora/dia ou por outra forma, e como funciona o abastecimento de combustível na retirada e entrega do veículo. Compare as opções e veja a estimativa de quilômetros que irá percorrer.
O fornecedor deve informar sobre o total de horas que compõem a diária, eventuais taxas caso haja atraso na devolução, se o veículo possui seguro e que tipo de cobertura e quais providências tomar na ocorrência de furto ou roubo.
O consumidor também deve conhecer o procedimento em caso de acidentes: como funciona a cobrança dos custos para reparos, quem é o responsável pela franquia do seguro e se é cobrada diária enquanto o veículo estiver no conserto e quem será responsável pelo pagamento de gastos com guincho, se for o caso.
Todos estes dados, assim como a identificação das partes, devem estar no contrato. Ao receber o veículo, anote o dia e horário exato e faça uma vistoria.
No Brasil, a idade mínima para alugar um veículo é de 21 anos e com habilitação permanente há, pelo menos, dois anos. Há locadoras que aceitam condutores menores de 21 anos, mas pode haver cobrança adicional.
Também é necessário apresentar habilitação do condutor equivalente à categoria do veículo locado e que ela esteja em dia.
O consumidor ficará responsável pelas multas de trânsito durante o período em que estiver com o carro. Caso seja autuado terá que arcar com custos posteriores. Anote o horário de retirada e entrega do carro.
Vistoria
As locadoras fazem a vistoria no momento da entrega e devolução do veículo e o consumidor precisa acompanhá-la atentamente, pois nelas são verificadas possíveis avarias (riscos e marcas na lataria, vidros, rodas etc.), o estado geral do estofamento e demais itens do automóvel.
Exija uma via do documento da vistoria e, se possível, tire fotos do veículo nesta ocasião, pois qualquer nova avaria na devolução poderá ser cobrada. Observe também se o veículo possui todos os itens de segurança (chave de roda, estepe, macaco, triângulo, entre outros).
Se houver alguma diferença entre o serviço contratado e o apresentado, faça uma observação no contrato ou solicite a troca por outro carro.
Viagens internacionais
No caso de problemas nas locações no exterior, efetuadas antecipadamente em empresas com representantes no Brasil, as reclamações podem ser encaminhadas a um órgão de defesa do consumidor no Brasil. Mas, quando a
locação for feita diretamente com empresa no exterior, o consumidor fica atrelado à legislação do país de origem da empresa

Governo do Estado de São Paulo

quarta-feira, 26 de junho de 2019

Nove sites para comprar produtos importados e receber no Brasil

Conheça dicas de e-commerces confiáveis que além da variedade de itens também podem facilitar a transação

Por Mirella Stivani, para o TechTudo 042019 

Importar produtos online de sites estrangeiros de vendas permite aproveitar ofertas em conta, mesmo com a alta cotação do dólar. Brasileiros estão recorrendo cada vez mais a esse método para economizar dinheiro e comprar produtos indisponíveis no país. Portais de venda internacionais, como o AliExpresspassaram a investir nesse público aceitando, por exemplo, pagamento em boleto.
Veja a seguir uma lista com nove sites para encomendar produtos importados e receber a mercadoria no Brasil. Vale lembrar que todas as encomendas internacionais estão sujeitas a imposto e que, antes de realizar a compra, é preciso verificar e ter certeza de que a loja online é confiável. O TechTudo não se responsabiliza pelas compras feitas nos sites.
Lista traz nove opções de sites para importar produtos estrangeiros — Foto: Pond5
Lista traz nove opções de sites para importar produtos estrangeiros — Foto: Pond5
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. AliExpress

O AliExpress é o site de compras internacionais favorito dos brasileiros — Foto: Reprodução/Mirella Stivani
O AliExpress é o site de compras internacionais favorito dos brasileiros — Foto: Reprodução/Mirella Stivani
O AliExpress é conhecido pela variedade de produtos ofertados. O marketplace reúne mais de 40 categorias diferentes, como roupas, fantasias, gadgets, colecionáveis, calçados, bijuterias, relógios, entre outros. Como a concorrência entre as lojas hospedadas na plataforma é acirrada, os preços costumam ser bem atrativos.
No Brasil, é possível realizar o pagamento no boleto ou cartão de crédito, e ofertas relâmpagos são frequentes. Além disso, algumas lojas brasileiras vendem produtos no portal chinês. A versão em português do AliExpress foi pensada exatamente para os consumidores brasileiros e exibe os valores em Real — inclusive, a moeda nacional é aceita como forma de pagamento.

2. Compra Fora (comprafora.correios.com.br)

Simulação da compra de um iPhone XS no Compra Fora, novo serviço dos Correios — Foto: Reprodução/TechTudo
Simulação da compra de um iPhone XS no Compra Fora, novo serviço dos Correios — Foto: Reprodução/TechTudo
O Compra Fora é uma plataforma lançada pelos Correios que facilita as compras em sites estrangeiros. O serviço permite usar um endereço nos Estados Unidos para adquirir produtos que não são entregues no Brasil. O usuário ganha acesso a um endereço americano logo após realizar o cadastro gratuito na plataforma. Para usar o serviços do Compra Fora, é preciso pagar o frete (que varia de acordo com o tamanho da mercadoria e a modalidade de entrega, normal ou rápida).
Como a encomenda é entregue via Correios, é importante o consumidor estar ciente que terá de de pagar os impostos assim que o produto chegar ao país. Mas o valor já é taxado antes da remessa ser enviada, portanto, ao retirar seu pedido, já é possível saber quanto será gasto.

3. Wish

Wish é conhecido por frete grátis, mas longa espera para a chegada das encomendas — Foto: Raquel Freire/TechTudo
Wish é conhecido por frete grátis, mas longa espera para a chegada das encomendas — Foto: Raquel Freire/TechTudo
Wish é um site de vendas online que reúne diferentes produtos importados, de maioria chinesa. Os preços chamam atenção por serem bem acessíveis. É possível encontrar roupas, acessórios para bebês, eletrônicos, itens de decoração e muito mais. Os preços dos produtos são convertidos em Real. O Wish é famoso também por oferecer frete gratuito, mas relatos de usuários indicam que a entrega de encomendas costuma demorar, então o site não é recomendado para compras urgentes.

4. Americanas Mundo (mundo.americanas.com.br)

Americanas mundo — Foto: Reprodução
Americanas mundo — Foto: Reprodução
O site é uma loja virtual que pertence à Americanas.com e reúne produtos importados. Todos os itens à vendas são mostrados com os preços já em Real, têm frete internacional grátis e podem ser parcelados no cartão de crédito. Produtos até US$ 50 não são taxados mesmo após chegarem ao Brasil. Porém, quando uma compra ultrapassa esse valor, o site inclui um aviso de que taxas e tributos serão acrescentados ao valor final.

5. Banggood (banggood.com/pt)

Banggood está no ar desde 2004 — Foto: Reprodução/Mirella Stivani
Banggood está no ar desde 2004 — Foto: Reprodução/Mirella Stivani
O site da loja chinesa está no ar desde 2004 e possui versão em língua portuguesa para consumidores brasileiros. Banggood não se trata de um marketplace, ou seja, todos os produtos ofertados pertencem a uma mesma loja. Todos os preços são exibidos já na conversão em Real, e as compras podem ser parceladas no cartão de crédito. Dependendo do valor gasto, o frete é gratuito. Banggood vende desde brinquedos e roupas até produtos tecnológicos e de decoração.

6. TinyDeal (tinydeal.com)

No TinyDeal alguns fretes são gratuitos — Foto: Reprodução/Mirella Stivani
No TinyDeal alguns fretes são gratuitos — Foto: Reprodução/Mirella Stivani
TinyDeal é focado na oferta de eletrônicos, mas o site também vende roupas, produtos de beleza e até peças para carro. Um ponto positivo do site é a versão em português, mas a forma de pagamento é limitada: TinyDeal aceita apenas cartão de crédito, e não permite parcelamento de compra. Por outro lado, o portal fornece alguns produtos com frete gratuito, e o envio pode ocorrer após 24 horas.

7. Gearbest (br.gearbest.com)

O Gearbest oferece uma grande variedade de produtos eletrônicos — Foto: Reprodução/Mirella Stivani
O Gearbest oferece uma grande variedade de produtos eletrônicos — Foto: Reprodução/Mirella Stivani
O site chinês é muito procurado por brasileiros que desejam adquirir produtos eletrônicos, já que muitos itens não estão disponíveis em território nacional ainda e nem têm previsão de lançamento no Brasil. Apesar de eletrônicos formarem a frente do Gearbest, o site tem como atrativo a variedade de produtos e preços em conta. A interface original do site é em inglês, mas o Google traduz o conteúdo automaticamente para o português. Os preços são exibidos em euros e a loja aceita somente cartão de crédito internacional.

8. Urbanoutfitters (urbanoutfitters.com)

Urbanoutfitters, site especializado em vendas de roupas internacionais — Foto: Reprodução/Mirella Stivani
Urbanoutfitters, site especializado em vendas de roupas internacionais — Foto: Reprodução/Mirella Stivani
Urbanoutfitters é um site chinês voltado para a venda de roupas. A plataforma até oferece outros tipos de produtos, mas não há muitas opções. Quanto Às roupas, é possível encontrar diferentes marcas internacionais com preços atrativos. A interface do Urbanoutfitters é totalmente em língua portuguesa e o pagamento só pode ser feito em dólares e com cartão de crédito internacional.

9. Grabr

Grabr conecta compradores e viajantes para receber produtos do exterior e ganhar um dinheiro extra — Foto: Divulgação/Grabr
Grabr conecta compradores e viajantes para receber produtos do exterior e ganhar um dinheiro extra — Foto: Divulgação/Grabr
Grabr é uma plataforma que conecta compradores a viajantes. O primeiro consegue o produto que deseja por um preço mais em conta e o segundo ganha uma renda extra. O processo é simples: o cliente faz o pedido no site e, então, recebe ofertas de usuários dispostos a fazer a compra no exterior e entregá-la pessoalmente, sob uma taxa de 15% a 20% do custo total do produto. A comissão também inclui os impostos e taxas alfandegárias. Assim, o comprador, além de ter a garantia que receberá a mercadoria, não sofre com atrasos na entrega.

terça-feira, 25 de junho de 2019


Saiba como proceder ao ficar sem sinal de internet ou telefone

Anatel obriga operadoras a informar consumidores com uma semana de antecedência em casos de manutenções que prejudiquem o serviço
 05/2019 -Do Portal do Governo
Muitos consumidores não sabem, mas quem é assinante de serviços de telecomunicações tem direito a ressarcimento na fatura quando o sinal for interrompido por motivos diversos, como chuva, reparos ou até mesmo falha na operadora.
Em caso de interrupção de serviços como TV por assinatura, telefonia ou internet por um prazo superior a 30 minutos, o consumidor tem direito a desconto proporcional do período em que o serviço ficou indisponível.
O bônus deve ser efetuado no próximo documento de cobrança em aberto ou outro meio indicado pelo assinante.
A determinação consta na Resolução 614/2013 da Anatel, que obriga ainda as operadoras que pretendem realizar algum trabalho de manutenção que prejudique o sinal a informarem a ação com uma semana de antecedência.
Se os reparos causarem ausência de sinal superior a quatro horas, a operadora deverá abater um dia da fatura.
O que fazer
Caso seja prejudicado com a interrupção dos serviços de telecomunicações, relate a ocorrência no SAC da operadora e anote o número do protocolo. Persistindo o problema, reclame na Anatel, no órgão de defesa do consumidor mais próximo ou na plataforma Consumidor.gov.br.
Se as quedas de sinal forem constantes, o consumidor pode cancelar o contrato sem ônus, mesmo em caso de existência de cláusula de fidelização.