sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Arquitetos projetam hotel sustentável para Nova York


O edifício terá energia eólica, geotérmica e solar, juntamente com estratégias de outros recursos de economia de energia para alcançar a classificação LEED Platinum


Hotel sustentável em Nova York
O design do hotel tenta capturar a essência do bairro
São Paulo - O escritório norte-americano de arquitetura Oppenheim Architecture + Design ganhou recentemente o concurso internacional para projetar um novo hotel no Brooklyn, em Nova York. Um terceiro pilar da ponte de Williamsburg a surgir após 108 anos.
O design do hotel tenta capturar a essência do bairro. Adjacente à ponte Williamsburg Bridge e ao histórico banco Williamsburg Savings Bank, o edifício se manifesta em três proporções: volumes retilíneos de altura variada e materialidade. “Voando” alto acima do bairro, o hotel passa a ser o terceiro pilar da ponte, enquanto serve como uma torre para a cúpula da basílica do banco histórico.
A sustentabilidade foi mais uma questão importante para os arquitetos. O hotel terá energia eólica, geotérmica e de geração de energia solar, juntamente com estratégias de outros recursos de economia de energia, para que eles possam alcançar a classificação LEED Platinum.
Com graça elemental e os clusters proporcionais das torres, o edifício evoca a tipologia tradicional dos arranha-céus de Nova York, mas a uma escala extrema, com a torre mais alta chegando a mais de mil metros de altura, mantendo uma profundidade de aproximadamente 41 m.
Assim como a ponte, as torres são uma fusão pura de engenharia e arquitetura, onde sistemas estruturais internos e externos são expressos em um padrão dinâmico e funcional. Os membros de aço diagonais da estrutura servem tanto para elaborar uma fachada primorosamente articulada, quanto para otimizar e resistir às forças laterais. O envelope facetado oferece uma visão incrível de Manhattan a partir dos quartos do hotel, bem como proporcionam um caleidoscópio sempre em mudança, que reflete e distorce a luz.
"Nós não queríamos que a forma do hotel estivesse em constante batalha com o banco adjacente. Nós tentamos fazer mais com menos, optando por uma solução atemporal que proporciona graça e drama por meio de manipulações poderosas de escala, materialidade e proporção”, declarou o arquiteto Chad Oppenheim.
*Fonte: www.exame.abril.com.br

Conheça a verdade por trás das sacolas plásticas



Para a indústria, sacolas oxibiodegradáveis ou biodegradáveis são opções mais ecológicas; no entanto, nem sempre a imagem vendida condiz com a realidade
A reciclagem dos sacos plásticos ainda é pouco atraente para o mercado
São Paulo - As leis aplicadas em diversas cidades brasileiras contra o uso das sacolas plásticas levantaram uma série de questionamentos por parte dos consumidores e abriram caminho para o mercado publicitário.
Os usuários, que há muitos anos reaproveitavam as sacolas plásticas distribuídas gratuitamente nos supermercados como sacos de lixo, se perguntam quais são as alternativas plausíveis para o descarte de resíduos, diante das constantes proibições.
Parte da indústria se aproveitou dessa dúvida para vender a ideia de que as sacolas oxibiodegradáveis ou biodegradáveis são opções mais ecológicas para substituir as sacolas plásticas tradicionais. No entanto, especialistas alertam que nem sempre a imagem vendida condiz com a realidade.
Sacolas Oxibiodegradáveis
As oxibiodegradáveis, por exemplo, ainda são alvos de estudos, pois sua eficiência é considerada “obscura”. Essa falta de comprovações motivou o ex-governador de São Paulo José Serra a vetar um projeto de lei que tornava o uso desse produto obrigatório, para substituir os modelos tradicionais. Além disso, diversos especialistas se mostram contra a utilização das sacolas oxibiodegradáveis.
O projeto “Fotodegradação e fotoestabilização de blendas e compostos poliméricos”, do professor Guilherme José Macedo Fechine (Universidade Mackenzie), mostra que apesar de se decompor em micropartículas, este tipo de plástico não é consumido por fungos, bactérias ou protozoários, uma das características essenciais para garantir que os resíduos realmente serão eliminados do ambiente.

*Fonte: www.exame.abril.com.br

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Produtos inspiram sustentabilidade



Consumo consciente é um gesto de grandeza em dias que somos bombardeados de estímulos impulsivos de ter. São pouquíssimas vezes que nos questionamos algumas indagações a respeito da origem do produto que consumimos, como se dá seu processo de fabricação.
Em nosso ambiente mundano absolutamente hiperestimulado, esse tipo de postura de descaso pode parecer normal. Porém, já existe toda uma preocupação constituída em nichos de pessoas que tendem a mudar esse comportamento e, por sorte, inspirar aqueles que ainda não conseguem ver que sim é preciso uma postura um pouco mais crítica de consumir. Sem xiitismos.
O papel da indústria obviamente é acompanhar e por que não inspirar esse movimento de consumo consciente ou sustentável. Aliás, vamos entender a partir de agora nesse post que sempre quando for mencionada a palavra sustentabilidade ou sustentável, ela sugere um movimento muito mais ampliado do que apenas uma relação com meio ambiente ou ecologia.
Uma publicação da Taschen “Product Design in the Sustainable Era” reúne um número significativo de produtos genuinamente sustentáveis que inspiram uma nova relação de consumo. Com todo o brilhantismo das publicações da Taschen, trouxe esse livro de Berlim há 2 meses em que estive na boutique da editora. Algumas semanas antes de estar com esse livro em mãos, a Nômade tinha começado a atender uma empresa que iria começar a desenvolver uma composteira elétrica. Estamos com o desafio de criar o posicionamento dessa marca e iniciar o planejamento de relacionamento. Esse produto não existe no Brasil ainda para vender. Seremos os primeiros. Composteira, aliás, é aquela caixa de terra com serragem em que depositamos nosso lixo orgânico + algumas minhocas que se encarregam de decompor de uma forma bacana. Existem várias maneiras de fazer uma composteira inclusive. Bastante difícil para quem mora em apartamento, por exemplo. Nunca vi uma dentro de um apartamento. Porém, a indústria que atendemos desenvolve uma composteira elétrica. Sem sujeira ela consegue transformar nosso lixo orgânico doméstico que produzimos em adubo. Depois de cheia, basta ligar o botão conhecido “on” e ela faz o ciclo da compostagem de forma automática. O lixo agora é adubo. Esse adubo serve para plantar, enriquecer a terra das plantas entre outras funções. Sim, é genial o processo. Estamos no meio do processo de construção da marca, posicionamento, estratégia de lançamento. Certamente todos interessados ficarão conhecendo muito em breve.
Inovação Social
O que vale ressaltar também é que esse exemplo de produto é altamente formador e transformador de comportamento. É desse tipo de convergência inteligente da indústria com o mercado de consumo que está todo potencial inspirador de uma nova relação de consumo. A sustentabilidade agregada na sua mais alta capacidade de elasticidade conceitual se mostra muito inspiradora. Como é gratificante estar participando desse processo e compartilhar por aqui os movimentos que irão surgindo.

Aron K.L

*Fonte: http://www.estudionomade.com.br/blog/produtos-inspiram-sustentabilidade/

Plano de gerenciamento de resíduos sólidos é coisa séria!




Secretário e equipe quando em vistoria de obras de apartamentos no Jockey Clube e flagraram descumprimento do plano, conforme a 1ª foto da postagem.
O lixo está misturado com recicláveis, que no PGRS apresentado, deveria estar em caçambas com cobertura ou baia coberta.








Carro lixeira?













Não, não é um carro lixeira, é a caminhonete de um colega advogado entusiasta da coleta seletiva. 

Ah, se todos tivessem esta disciplina!



Carros abandonados


Nas vistorias que a SSP realiza cotidianamente na cidade, estamos identificando muitas carcaças e veículos inservíveis abandonados.

Não é um problema só de Campos, é um problema que começa a crescer em todo país,especialmente nas grandes cidades, transformando em foco de dengue e agredindo a estética da limpeza.


quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Mutirão de limpeza por toda a cidade


Emilly Maitan
Os trabalhos são feitos de acordo com as necessidades de cada bairro Foto: Antônio Leudo

O mutirão da limpeza da Secretaria Municipal de Serviços Públicos prossegue durante esta semana realizando os serviços de limpeza em bairros e distritos de Campos. As equipes realizam atividades de coleta do lixo diária e em dias intercalados, de acordo com a necessidade de cada local, além da execução de tarefas como retirada de lixo e entulho, capina, varrição, roçada de vegetação, remoção de terra e areia nas ruas, pintura de canteiros, de meio fio e a limpeza de bueiros.
Até domingo (29), várias equipes estarão presentes em Farol de São Tomé, Lagoa de Cima, Serrinha, Parque Riachuelo, Parque Califórnia, Lapa, Parque Dom Bosco, Parque Guarus, Parque São Mateus, Parque Oliveira Botelho, Avenida Pelinca, Avenida Arthur Bernardes e Avenida Felipe Uebe. Haverá, ainda, a lavagem do Terminal Rodoviário Luiz Carlos Prestes e do desembarque Duque de Caxias, no período noturno.

*Fonte: Site da PMCG

Relacionamento:Saiba mais sobre a limpeza pública


Saiba mais sobre o universo da limpeza em Campos dos Goytacazes,no Brasil e no mundo.




VEJA:
Siga o TWITTER:@zacaalbuquerque
Site da Secretaria:smsp.campos.rj.gov.br
Veja vídeos interessantes sobre limpeza, campanhas e etc.:http://www.youtube.com/limpezapublicacampos

E-mail do Secretário Zacarias Albuquerque: zacaalbuquerque@gmail.com ou zacariasalbuquerque@campos.rj.gov.br
E-mail do Diretor de Fiscalização de Serviços Concedidos, Jamil Barreto: jamilbarretossp@gmail.com
E-mail do Diretor de Parques e Jardins, Rubenildo Barcellos:  rubenildobarcellos@yahoo.com.br

Logística Reversa de telefones celulares e suas baterias


No Brasil são 224 milhões de usuários de telefones celulares, colocando o país entre os campeões de uso da telefonia celular. No Estado do Rio de Janeiro, Campos, proporcionalmente, tem o maior número de usuários. Conforme pesquisa da ANATEL são 130 usuários para acada grupo de 100, o que significa que milhares de campistas usam dua linhas.

O aparelho que é um bem quando perde a utilidade deixa de ser bem e se transforma em resíduo (lixo). O que fazer com esse tipo de lixo que quando jogado no ambiente (rios, lixões etc) é extremamente nocivo, pois possui componentes químicos altamente poluentes?

FAÇA A COISA CERTA! ENTREGUE SEU CELULAR OU BATERIA EM UM DOS ENDEREÇOS, SEGUINTES:
    • CONCELL - Rua Gesteira Passos, 34 - Centro - Telefone: 3211-4107/2735-1804
    • CELL CENTER - Av. Alberto Torres, 17 - Centro - Telefone: 2733-4107
    • VIVO - Av. Rui Barbosa, 1001 - Centro e Parque Centro Shopping
    • CLARO - Rua Sladanha Marinho, 416, loja 103 - Centro - Telefone: 3052-9836
    • OI - Rua Tenente Coronel Cardoso, 445, lojas 1 e 2 - Centro - Telefone: 2723-0000 (próximo ao prédio da antiga Telemar)
Faça a diferença para a limpeza e o ambiente da sua cidade!
Se você gostou desta orientação de responsabilidade socioambiental, replique no seu e-mail!

Logística Reversa de Pilhas Alcalinas e Outras Inservíveis em Campos


Foi-se o tempo que  todo tipo de residuo que tinhamos em casa ou na empresa podia-se descartar tudo em um saco de lixo comum.Pela nova legislação ,alguns residuos obrigatoriamente devem retornar ao comerciante,fabricante e importador,e que denomina-se LOGÍSTICA REVERSA.E o caso das pilhas e baterias alcalinas.No exercicio da cidadania ,cada munÍcipe deve fazer a devolução na loja onde comprou .Em Campos ,a SSP identificou os seguintes estabelecimentos que após receber estes residuos,posteriormente destinam para as indústrias de ,que destinam para a cadeia da reciclagem em São Paulo.
  • Eletrônica Real - Rua Boa Morte esquina com Rua Gil de Góis - telefone (22) 27240260
  • Eletrônica São Salvador - Rua Dr. Gesteira Passos, nº 38, Centro - telefone (22) 27330576
  • Agência Correios Campos dos Goytacazes - Praça Santíssimo Salvador, nº 53 - Centro - telefone (22) 27331641
  • Banco Santander - todas as agências de Campos dos Goytacazes
  • Supermercardo Wal-Mart.Av. Nilo Peçanha,s/nº
  • Agência da AMPLA-Rua Gov. Teotônio ferreira de Araújo,Centro.
Se você gostou desta orientação de responsabilidade socioambiental, replique no seu e-mail!

Lâmpadas Fluorescentes


Sr. (a) Munícipe,

A Prefeitura de Campos tem o dever de coletar o seu lixo doméstico. No entanto, nem todo o lixo da nossa casa ou empresa é resíduo domiciliar. Pilhas, baterias de equipamentos eletrônicos, inclusive bateria de telefone celular e o próprio telefone celular, pneus e também, lâmpadas fluorescentes são classificados como lixo especial.
            No caso das lâmpadas fluorescentes, você munícipe, que tem a preocupação com o meio ambiente e a responsabilidade na gestão deste tipo de resíduo, deve adotar as seguintes atitudes, de acordo com a Lei Estadual 5.131/2007, Decreto Regulamentar 41.752/2009 e Lei Federal 12.305/2010:

1 - Deverá se dirigir com sua lâmpada inservível e entregar na loja onde foi adquirida;

2 - Nas lojas que comercializam lâmpadas fluorescentes, em geral, a mesmas, por força de lei deverão ter caixas para armazená-las. Caso haja dificuldade ou recusa da loja em receber as lâmpadas, manter contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que é o órgão responsável pela fiscalização ou com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, através do Disque Limpeza (22-2726 4809).

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos informa também, que com base na lei, lâmpadas fluorescentes que forem disponibilizadas para coleta terão sua coleta recusada e posterior adoção de medidas por parte do órgão público.
Se você gostou desta orientação de responsabilidade socioambiental, replique no seu e-mail!

Reciclagem de CPU(motor de computador) e impressora


As velhas atitudes em relação ao lixo, que provocam degradação do ambiente, compulsoriamente deverão ser mudadas. Foi-se o tempo que bastava depositar todo tipo de lixo em saco plástico, colocar no horário em frente da casa para coleta e a partir daí o problema seria da concessionária da coleta de lixo ou da prefeitura.

Com a Lei da Política nacional de Resíduos Sólidos a responsabilidade pela correta destinação dos diversos tipos de resíduos (lixo) é responsabilidade compartilhada entre as empresas, coletividade e poderes públicos. Os resíduos eletrônicos (TV, microondas, DVD, celular etc.) não podem ser destinados para a coleta de lixo, nem tão pouco descartados nas vias públicas ou áreas particulares, pois se constitui infração à legislação ambiental e de postura.
Em Campos dos Goytacazes, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos viabilizou parceria com empresa de reciclagem e a partir do dia 19/08/2011, estamos recebendo, na sede desta Secretaria, TÃO SOMENTE CPU E IMPRESSORAS INSERVÍVEIS de pessoas físicas. Eventual descarte, em grande quantidade, de empresas deverá ser feito contato com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos.
Em relação à telefones e baterias de celulares, o usuário final deve entregá-lo nas lojas das concessionárias (VIVO, TIM, OI, CLARO, NEXTEL). Outros bens que compõem o chamado lixo eletrônico orientamos guardá-los em casa até definição que será dada pelo Ministério do Meio Ambiente até março de 2012.

*Mais informações sobre o mundo da limpeza e outros:

Twitter: zacaalbuquerque@live.com

Em caso de Reclamações e sugestões, ligue para o Disque limpeza da Secretaria de Serviços Públicos - tel. 2726-4809.

Novo Disque Entulho: Saiba o que é e o que fazer com seu entulho e outros resíduos



Pelo telefone do Disque Limpeza (2726 4809) você solicita o serviço de coleta de PEQUENOS VOLUMES de entulhos e demais resíduos de sua residência OU APARTAMENTO..

A - ENTULHO de pequenas obras residenciais: deverão estar obrigatoriamente acondicionados em sacos plásticos de até 20 litros e serão removidos no máximo 150 (cento e cinquenta) sacos por residência.

B - GALHADAS de pequenas podas: deverão ser formados conjuntos de galhos, de comprimento máximo de 1,5 metros, amarrados através de barbantes ou outro material (para facilitar o manuseio pelo gari) e serão removidos no máximo 12 conjuntos de amarrados por residência.

C - TELHAS (pequenas) ou TIJOLOS: unidades inteiras (unidades quebradas devem ser consideradas como entulho) deverão estar agrupadas de forma a facilitar o carregamento e serão removidos no máximo 150 unidades de telhas e/ou de tijolos por residência.

D - BENS INSERVÍVEIS: somente serão removidos no máximo 6 itens por residência com suas respectivas quantidades, exceto para os bens de grande peso ou volume (geladeira, freezer, cofre, sofá, armário, etc), que a remoção fica limitada a 2 itens por residência. 

Em caso de necessidade de nova solicitação de serviço, o mesmo só poderá ser realizado 15 (quinze) dias após o serviço.

Caso o cidadão não queira aguardar este prazo ou ainda, se o material a ser removido estiver fora das condições estabelecidas nesta Portaria, o serviço deverá ser contratado junto a carroceiro, que deverá transportar e destinar a carga de resíduos (entulho, terra, galhada e etc.) para um dos ENTULHÓDROMOS existentes. Em caso de contratação de caminhoneiro avulso e/ou empresas privadas, o mesmo deverá transportar e destinar a carga de resíduos (entulho, terra, galhada e etc) para o aterro de inertes localizado na Av. Santo Amaro, s/nº, no Distrito Industrial da CODIN, subdistrito de Guarus.

Todo entulho e demais resíduos só será coletado se estiver armazenado dentro da residência E/OU GARAGEM OU ÁREA DE SERVIÇO DO PRÉDIO.

Se você gostou desta orientação de responsabilidade socioambiental, replique no seu e-mail.
email: zacaalbuquerque@gmail.com
twiter:@zacariasalbuquerque

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Mutirão de limpeza na Praia de Copacabana recolhe mais de 1 tonelada de lixo


Oitenta voluntários se apresentaram ontem (20), no Rio de Janeiro, para participar de um mutirão de limpeza na Praia de Copacabana, recolhendo o lixo que as pessoas ainda “esquecem” na areia. O grupo percorreu uma distância de pouco mais de 1,5 quilômetro pela orla, em quase duas horas de campanha.
De acordo com estimativa da Comlurb, empresa responsável pela limpeza urbana na capital fluminense, o mutirão conseguiu reunir mais de 1 tonelada de lixo. A proposta dos organizadores foi mostrar como canudos, guimba de cigarro, guardanapos, lata de refrigerante etc, pequenos resíduos largados pelos banhistas, quando reunidos, mostram como são grandes poluidores.
“O mais importante não é a quantidade que recolhemos, mas o que os voluntários perceberam”, disse o empresário Daniel Oelsner, um dos voluntários do movimento Rio Eu Amo, Eu Cuido. “Queremos acreditar que as pessoas estão tomando maior consciência. Hoje a gente tentou atingir o máximo de pessoas possível. Durante o mutirão, vendo os voluntários recolhendo o lixo na areia, as pessoas que estavam na praia chamavam ‘olha, aqui tem um palito de sorvete!’”, comemorou.
Fonte: Agência Brasil

Edifício na Dinamarca é feito com materiais reciclados


Todos os materiais utilizados na construção do 'Green Solution House', centro de conferências e hotel, são totalmente recicláveis ​​ou biodegradáveis



Green Solution House, na Dinamarca
A conclusão da obra está prevista para 2013
São Paulo - A empresa dinamarquesa 3XN criou a 'Green Solution House', um novo centro de conferências experimental e hotel, onde tudo é adaptado para a circulação da natureza e onde os hóspedes poderão ter ideia de como é possível viver em um mundo sem resíduos. A conclusão da obra está prevista para 2013.
As quatro metas do projeto são: ser uma plataforma para o mais alto nível de desenvolvimento sustentável; ser um exemplo de melhoria contínua; mostrar soluções sobre biodiversidade, materiais, energia, água e resíduos e crescer em uma rede local e global para a partilha de conhecimentos.
Localizado na ilha dinamarquesa de Bornholm, a edificação foi projetada e desenvolvida de acordo com os princípios do Cradle 2 Cradle ®. Isto significa que todos os materiais utilizados na construção ou são totalmente recicláveis ​​ou biodegradáveis​​. Assim, o projeto do edifício assume a ambição de eliminar o conceito de resíduos.
O projeto é gerido por Kasper Guldager Jørgensen, chefe da unidade 3XN de inovação, e pela GXN. A indústria da construção sozinha é responsável por 30% de todos os resíduos gerados e, segundo a empresa, os resíduos colocam um enorme fardo sobre o meio ambiente. Mas, com este projeto eles demonstram que este é um problema que pode ser resolvido.
A eliminação do desperdício significa que tudo deve ser parte de uma circulação. Assim, o edifício foi projetado para ser desmontado e construído por materiais recicláveis ​​definidos.
A energia solar produz a eletricidade consumida no prédio, a água da chuva coletada é biologicamente tratada e reutilizada. O hotel produz frutas e legumes orgânicos para o restaurante. Além disso, os resíduos gerados dia a dia são reciclados ou compostados.

Medida sobre sacolas plásticas recebe crítica da Plastvida


Ambientalistas e gestores públicos veem na medida uma forma de conscientizar a população sobre como tratar e direcionar corretamente o lixo doméstico



Sacolas plásticas
Para o setor de plástico este acordo atende os empresários interessados na economia de seus próprios negócios
São Paulo - Nesta quarta-feira cerca de 80% dos supermercados do estado de São Paulo deixarão de fornecer sacolas plásticas. A iniciativa é uma parceria entre a Associação Paulista dos Supermercados (Apas) e o governo do estado de São Paulo.
A data em que se comemora o aniversário da cidade de São Paulo foi escolhida para dar início a campanha pelo fim das sacolinhas nos supermercados. Como alternativa, as redes já têm oferecido caixas de papelão e sacolas retornáveis. Há também a opção de compras as sacolas biodegradáveis que custam cerca de R$ 0,20, dependendo do supermercado.
A lei que proibia sua distribuição foi suspensa, então a opção foi entrar em um acordo. O secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, destaca o caso de Jundiaí, onde foi aprovada a legislação de proibir as sacolas, mas foi julgada como inconstitucional. A prefeitura então preferiu assinar um acordo com os supermercados e, de acordo com Bruno Covas, foi obtido um resultado que não foi conseguido apenas com a lei.
Ambientalistas e gestores públicos veem na medida uma forma de conscientizar a população sobre como tratar e direcionar corretamente o lixo doméstico, como afirma a gerente de consumo sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Fernanda Daltro. "As pessoas aprenderão a separar o lixo seco do úmido, que é o que realmente precisa da sacola plástica para não fazer sujeira."
Para o setor de plástico este acordo atende os empresários interessados na economia de seus próprios negócios. "Essa lei foi aprovada por interesse econômico (dos supermercados) e não ambiental ou social", critica Miguel Bahiense, presidente da Plastivida, entidade que representa institucionalmente o setor dos plásticos.
De acordo com ele, a economia para as redes que aderirem será de aproximadamente R$ 500 milhões e o valor não beneficiará os clientes. Entretanto, a sociedade deve acompanhar o direcionamento financeiro prometido por alguns supermercados. Como no caso do Grupo Pão de Açúcar que afirma que as ações de sustentabilidade do grupo receberão o dinheiro obtido da economia do plástico e da venda de sacolas retornáveis.

Alemães criam carro elétrico de baixo custo


Modelo será construído de maneira responsável utilizando materiais sintéticos e reciclados sob uma estrutura de aço



Opel Rak E
O peso do veículo deverá ser 1/3 do peso de um carro comum com autonomia de bateria de 98 km
São Paulo - Uma parceria entre a montadora alemã Opel e a agência de design Kiska permitirá a construção de carros elétricos com baixo custo de produção. O automóvel ecologicamente correto é denominado Rak E.
O modelo tem emissões zero de poluentes foi divulgado na última semana. Ele possui apenas dois lugares e mesmo que ainda seja um conceito, o carro já possui visual ousado e vanguardista.
O projeto adotou uma abordagem radicalmente nova. Por exemplo, tanto o interior quanto o exterior foram concebidos em um único processo, aplicando-se muitos anos de especialização da Kiska em design automotivo e de motos, engenharia e uso de materiais leves. O resultado foi uma abordagem interessante que quebra as barreiras entre o design de um carro e de uma motocicleta.
O formato e função do carro oferecem conforto e segurança além de garantir a agilidade em trânsito, semelhante a uma moto. O motor de 48 cavalos de potência é totalmente elétrico, e para completar a carga da bateria, basta carregá-lo por três horas. O veículo não deixa a desejar na potência e é capaz de atingir a velocidade máxima de 120 km/hora em menos de 13 segundos.
A ideia é construir de maneira responsável utilizando materiais sintéticos e reciclados sob uma estrutura de aço. O peso do veículo deverá ser 1/3 do peso de um carro comum com autonomia de bateria de 98 km.
A cobertura, que combina as funções de teto e para-brisa, oferece uma vista de 270 graus, sem pontos cegos. Para fácil entrada e saída, o volante automaticamente muda de posição quando a cobertura é aberta. Para os jovens condutores, o RAK pode ser configurado para operar em modo de baixa potência, com velocidade limitada a 45 km/h.
Na área onde o motorista e o co-piloto ficam acomodados foi instalado um cockpit. O visual do veículo também foi inspirado em aviões. O projeto mede 1,3 metros de largura, três de comprimento, 1,19 cm de altura e sua configuração garante melhor desempenho aerodinâmico e eficiência energética.
As rodas proeminentes do veículo possuem acesso facilitado, bem como a região do motor e suspensão. O projeto Rak E pretende dar informações ao motorista através de uma tela localizada no painel. Para dirigir, o piloto ainda fará o uso de volantes, ao contrário do que tem sido projetado em veículos deste gênero, que atualmente é desenvolvido para ser pilotado por joysticks. O carro elétrico futurista ainda não tem previsão de lançamento.

Prossegue mutirão de limpeza em Três Vendas


Regina de Oliveira
Máquinas e agentes de limpeza estão realizando capina, coleta de lixo e entulhos e limpeza dos bueiros Foto: Check

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos continua com o trabalho de limpeza na localidade de Três Vendas, zona rural de Campos, nesta segunda-feira (23). A expectativa, segundo o secretário Zacarias Albuquerque, é que o mutirão seja concluído nesta terça-feira (24). Máquinas e agentes de limpeza estão realizando capina, coleta de lixo e entulhos e limpeza dos bueiros. 
Nesta segunda-feira (23), também a empresa Águas do Paraíba – concessionária dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto no município – retornou à localidade pela manhã, para finalizar o trabalho de esgotamento de fossas. Uma equipe da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo esteve em Três Vendas vistoriando ruas danificadas e a Unidade Básica de Saúde (UBS) do local, que deve passar por intervenções a partir desta terça-feira (24).
- O nosso planejamento era para que o mutirão acontecesse em três dias, sendo concluído na quarta-feira passada. Mas houve uma demanda de mais um volume enorme de resíduos de limpeza das casas e terrenos por moradores, que retiraram dos imóveis, muita lama e móveis que foram perdidos - informa Zacarias.

*Fonte: Site da PMCG

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Consumo Consciente

 Algumas atitudes simples podem fazer a diferença no volume de lixo produzido. Além de preservar o ambiente, mudar certos padrões de consumo também traz benefícios para o seu bolso.

Eletrodomésticos e eletrônicos

Ao substituir computadores, eletrodomésticos e celulares, lembre-se que conhecidos, instituições de ensino, ONGs e bazares beneficentes podem se beneficiar desse material.
*Em Campos,há um Posto para Entrega Voluntária na sede da SSP, que recebe COMPUTADORES (CPU) E IMPRESSORAS, tão somente.

Lixo orgânico

Se você tem plantas em casa, transforme o lixo orgânico em adubo. Acomode o resto de comida em um recipiente, revolva e umedeça o material e adicione serragem ou folhas secas. O adubo é obtido após dois ou três meses. Se houver cheiro desagradável por causa da decomposição, jogue cal, que corrige o processo de acidificação. Caso você more em apartamento e por isso não tenha espaço para colocar o recipiente, reúna-se com seus vizinhos e monte, com eles, uma composteira na parte externa do prédio.

Papel

Prefira usar papel reciclado. Cada brasileiro gasta, em média, duas árvores com o papel que utiliza anualmente. Se esse papel fosse reutilizado ou enviado para reciclagem, a cada ano, uma árvore e meia seria poupada. Também seriam economizados 2.000 litros de água e 120 litros de petróleo. Caso 10 milhões de brasileiros fizessem o mesmo, 15 milhões de árvores seriam poupadas, além de uma quantidade de água suficiente para abastecer uma cidade com 200 mil habitantes e 1,2 bilhão de litros de petróleo.

Tinta para impressão

Cada cartucho de tinta requer o uso de cinco litros de petróleo em sua fabricação e demora cerca de 50 anos para se degradar na natureza. Por isso, vale a pena usar cartuchos reciclados.
*HP tem coleta de toners e cartuchos.Mais informaçãono Site da SSP.

Embalagens

Ao comprar produtos não-perecíveis, dê preferência às embalagens maiores ou a granel, assim como às linhas que contam com refil. E lembre-se que sempre é possível fazer novo uso de embalagens PET e frascos de vidro, antes de descartá-los.
No futuro, os chamados bioplásticos – plásticos obtidos a partir da cana-de-açúcar e de outras substâncias de origem vegetal – deverão substituir as embalagens existentes. Eles possuem a vantagem de ser provenientes de fontes renováveis. Enquanto isso não ocorre, trocar os sacos de plástico pelos de papel é uma opção.

Desodorante pessoal e de ambiente

O mercado ainda fabrica alguns desodorantes em aerossol que emitem clorofluorcarbono – CFC – um gás que destrói a camada de ozônio (responsável pela filtragem de raios solares nocivos à saúde, como o ultravioleta). Portanto, repare se o rótulo contém a frase “sem CFC”.

Detergente

Utilize sempre produtos de limpeza biodegradáveis, ou seja, que podem ser destruídos pelos microorganismos existentes na água. Ao adquirir produtos químicos, verifique se a embalagem é reciclável e se o rótulo possui informações sobre a composição química e o fabricante. Evite produtos com cloro, formaldeído e solventes derivados de petróleo (tricloroetileno, metileno, benzeno, nitro-benzeno etc), que podem poluir o solo, o ar e a água.
Grande parte dos detergentes disponíveis no mercado também possui fosfatos em sua formulação, substâncias que, ao atingir rios e lagos, levam ao crescimento exagerado de algas que consomem o oxigênio da água. Aos poucos, os fosfatos vêm sendo substituídos por carbonato e silicato de sódio, menos nocivos ao ambiente.
Uma alternativa ecológica ao detergente é usar o sabão em pedra dissolvido previamente em água quente. O produto é atóxico, fabricado a partir de matérias-primas renováveis (óleos e gorduras) e biodegradável.
Receita de detergente ecológico

Água sanitária

A água sanitária é composta de cloro, substância que ameaça animais e microorganismos presentes no solo e nos rios, onde é despejada. Procure trocar o produto pelo vinagre (que ajuda a desengordurar) e bicarbonato de sódio. Se o objetivo for branquear suas roupas, deixe-as ensaboadas com sabão de coco no sol, ou coloque-as de molho na água com meio copo de bórax (substância atóxica encontrada em farmácias).

Sabão em pó

Quanto maior o efeito branqueador do sabão em pó, maior o dano à natureza. Também possui fósforo em sua composição, para neutralizar o cálcio e o magnésio e melhorar a sua eficiência. Prefira o sabão em pó de coco, ou as marcas que não contêm fosfatos.

Desinfetante

A maioria dos desinfetantes tem efeito tóxico para o meio ambiente. Você pode fazer um produto natural para limpar seu banheiro.
Receita de desinfetante
Consultoria: Nélio Bizzo, mestre em biologia e doutor em educação, professor da Faculdade de Educação da USP, Pesquisador do CNPq e autor de livros e artigos científicos
Reportagem: Página 3 Pedagogia & Comunicação e UOL Ciência e Saúde

“Onda Limpa 3” agita a galera nas praias


Campanha estimulou frequentadores de Ipanema e Barra a não sujarem as areias.

09/01/2012

A equipe Onda Limpa chegando e detectando lixo na areia
 A terceira edição da campanha Onda Limpa começou nesse sábado, dia 7, e atingiu o objetivo de promover as boas práticas de descarte de lixo. Os frequentadores de Ipanema, no sábado, e do Quebra Mar na Barra, no domingo, entenderam o recado, participando intensamente das brincadeiras. O slogan “Eu Apoio” foi seguido pra valer.
As crianças também abraçaram a ideia, e curtiram com muito alegria e entusiasmo os jogos, brindes e guloseimas. O Super Gari animou os eventos e recebeu o carinho da garotada, assim como Renato Sorriso, o gari passista.
O grupo Chegando de Surpresa caminhou pelas areias, tocando os tradicionais sambas temáticos que alertam para o descarte correto de resíduos. Banhistas e transeuntes flagrados jogando lixo no chão recebiam um bem humorado “apitaço” e um cartão vermelho, além de orientações para que na próxima vez tomem a atitude certa levando seu lixo pra lixeira mais próxima, o que facilita e agiliza o trabalho de limpeza realizada pelos garis. A Guarda Municipal, órgão da Secretaria Municipal de Ordem Pública, que prestará apoio durante toda a campanha, usou megafones para alertar os banhistas a não sujarem a praia e nem usarem as areias como cinzeiro.
A campanha segue a todo vapor sempre a partir das 10 horas, confira os próximos locais e datas:
14/01 - Ipanema - entre Postos 8 e 9
15/01 – Ramos – Piscinão de Ramos;
 21/01 – Copacabana – Rua Miguel Lemos;
 22/01 – Recreio dos Bandeirantes – Praia do Pontal;
 28/01 – Barra da Tijuca – Alfabarra.
*Fonte:http://www.rio.rj.gov.br/web/comlurb/exibeconteudo?article-id=2447154

Projeto prevê dedução de IR para quem reciclar




Está em análise na Câmara o Projeto de Lei 2551/11, do deputado Jhonatan de Jesus (PRB-RR), que prevê dedução do Imposto de Renda Pessoa Física das despesas com a coleta e a entrega de produtos geradores de resíduos sólidos que demandem logística reversa em postos de coleta específica. 

Pela proposta, o Poder Executivo terá o prazo de 90 dias, a partir da data em que a lei entrar em vigor, para regulamentar o benefício fiscal, e deve respeitar o limite máximo de 10% do imposto devido. 
A Lei 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, obriga os fabricantes e comerciantes de agrotóxicos, pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas e eletroeletrônicos a implementar sistemas de logística reversa. As empresas citadas na lei devem viabilizar a coleta dos resíduos, a serem entregues pelo consumidor, e encaminhar esses resíduos para reaproveitamento ou para a destinação final ambientalmente adequada. 
Jhonatan de Jesus afirma que o objetivo do projeto é disseminar e consolidar na sociedade as medidas previstas na Política Nacional de Resíduos Sólidos e criar uma cultura de coleta e reciclagem, especialmente dos produtos que trazem grandes danos ao meio ambiente. 
"O crescimento exponencial da poluição causada por resíduos sólidos é motivo de preocupação para todos os brasileiros. Trata-se de um problema decorrente do crescimento econômico, do processo de urbanização, da mudança de hábitos da população, que consome cada vez mais produtos industrializados", diz o deputado. 
O parlamentar também ressalta a adoção de novas tecnologias, como o uso intensivo de computadores e telefones celulares, como fator importante que polui o meio ambiente. "Incentivar as pessoas físicas a cooperar para a solução do problema revela-se uma medida razoável e sensata, além de coerente e compatível com a grandiosidade do desafio enfrentado por toda sociedade." 

TRAMITAÇÃO
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Comentário do Blog:*Pareceu-me que este projeto descaracteriza um dos pilares da lei nacional de resíduos,pois a correta gestão dos resíduos é responsabilidade detodos, cabendo ao usários dos produtos que integram a log´sitica reversa, TÃO SOMENTE FAZER A ENTREGA EM POSTOS DE COLETA  QUE  serão viabilizados pelos fabricantes,importadores e comerciantes. 

Serviços Públicos recolhe entulho e lixo em Três Vendas


Lara Abreu

O aposentado de 46 anos, Ivanildo Pereira Monteiro, elogiou a assistência e o serviço realizado pela prefeitura Foto: Check

Equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos continuam trabalhando na limpeza das ruas na localidade de Três Vendas. Entulhos e lixos que foram deixados pela enchente estão sendo recolhidos pelos funcionários, para que as famílias, ao retornarem às casas, encontrem as vias públicas limpas e desinfetadas.
O aposentado de 46 anos, Ivanildo Pereira Monteiro, elogiou a assistência e o serviço realizado pela prefeitura. "Acho importante essa limpeza, pois estava um mau cheiro aqui depois que a água baixou. Agora, as ruas estão ficando limpas e livres dos entulhos que até impediam a passagem dos carros", ressaltou Ivanildo.
A Defesa Civil também prossegue com o trabalho de vistoria nos imóveis. "Alguns moradores de Três Vendas já retornaram para suas casas antes que os imóveis fossem vistoriados e desinfetados", informou o secretário de Defesa Civil, Henrique Oliveira, acrescentando que os técnicos verificarão as condições dos imóveis e, estando a estrutura afetada, esses moradores não poderão permanecer nas casas.

*Fonte: Site da PMCG