segunda-feira, 7 de junho de 2010

DIA DA LIMPEZA URBANA


Secretário conscientizou as pessoas sobre a importância de manter a cidade limpa

O Dia de Limpeza Urbana em Campos tem muitos motivos para ser comemorado, segundo o secretário municipal de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque, que nesta quinta-feira (27), está com uma equipe na Praça do Santíssimo Salvador, no Centro, distribuindo panfletos e informando a população sobre a importância de manter a cidade limpa. Para ajudar no trabalho de conscientização, pequenas quantidades de entulhos estarão expostas no local.

Pela manhã, moradores do bairro Jardim Carioca receberam a visita do Mutirão de Limpeza Especial, que se difere das visitas regulares realizadas no município por incluir o Cata-Treco e o Vale Reciclagem Volante, duas novas vertentes do Programa de Coleta Seletiva. Cerca de 500 sacolas veiculares, além de panfletos foram distribuídos durante o trabalho, que contou ainda com a limpeza geral das ruas, pintura de meio-fio e base de poste, remoção de lixo e de entulho clandestino, raspagem e remoção de terra e folhas das sarjetas, e limpeza de caixas de bueiros.

- A população tem participado ativamente das nossas propostas. Hoje tivemos praticamente um caminhão cheio de bens inservíveis, como máquinas de lavar, restos de guarda-roupa, sofá velho e outros mobiliários e eletrodomésticos inutilizados que, em vez de ir para terrenos baldios ou calçadas, foram entregues pela população do Jardim Carioca ao Cata-Treco - destacou Zacarias, ressaltando que o objetivo do cata-treco é estimular as pessoas a evitarem o acúmulo de lixo em áreas públicas, realizando a entrega em algum dos entulhódromos em funcionamento no município ou aguardando a visita do Cata-Treco.

Saldo positivo - A participação da população é só um dos saldos positivos no trabalho de manutenção da limpeza no município. Para Zacarias, iniciativas como as construções, já em fase final, de um moderno aterro sanitário com início de atividade prevista para o próximo mês e de uma usina de reciclagem e compostagem que deve entrar em funcionamento até dezembro; a realização de limpezas regulares em bairros, distritos e localidades do município; funcionamento de sete entulhódromos; abertura de três postos de troca de vale reciclagem e realização de mutirões especiais demonstram que, apesar dos casos de acúmulo de lixo em vias públicas ou terrenos baldios ainda encontrados pelo município, a população pode contabilizar avanço na área de limpeza pública.

- Nós temos o objetivo de ter no município 15 entulhódromos funcionando, inclusive, em distritos. Já reduzimos pela metade o intervalo dos mutirões de limpeza nos bairros. Antes a equipe trabalhava em cada bairro a cada 90 dias e hoje, até em 30 dias, ela está retornando. ? importante lembrar que cidade limpa não é um compromisso só do governante, mas também um comprometimento da sociedade - ressaltou o secretário.

Papeleiras - E o comprometimento da sociedade pode começar, de acordo com Zacarias, no uso das cerca de 300 novas papeleiras distribuídas pelas ruas centrais da cidade. Apesar de destinada para pequenos lixos, como papéis de biscoitos e balas, palitos de picolé, latas de refrigerante e garrafas d'água, as papeleiras muitas vezes são esquecidas pelos pedestres que preferem lançar o resto do que consumiram na rua. "Nós disponibilizamos o mobiliário urbano necessário, mas precisamos de melhor atitude das pessoas. Muitas pessoas acreditam que o serviço do gari seja recolher aquilo que deveria estar nas papeleiras. Mas é um erro, porque o varredor existe para uma ação clássica de limpeza, como a varredura de poeira e folhas de árvores", pontuou Zacarias.
fonte:site da PMCG
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !