Follow by Email

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Treze usos criativos para reaproveitar o seu smartphone velho 

Não sabe o que fazer com seu smartphone velho? Não jogue fora! Confira 13 sugestões para reutilizá-lo 

Crédito: Creative commons/Japanexperterna.se   

O que fazer com o smartphone que não funciona mais? Esses aparelhos são grandes vítimas da chamada obsolescência programada. Depois de meses de uso, o equipamento começa a ficar lento, trava e não é possível instalar versões recentes de alguns aplicativos. Mas nem pense em jogá-los fora. Os celulares (principalmente as baterias) contêm metais tóxicos que, quando descartados inadequadamente, podem poluir o meio ambiente. Veja aqui 13 dicas bacanas para reutilizá-los de forma criativa. As sugestões são do portal eCycle. 

1. Relógio despertador Você quer um relógio no criado-mudo ao lado da cama? Use seu aparelho antigo e o transforme em um relógio. Existem dezenas de apps de relógios nas lojas de aplicativos para smartphones; a questão é só escolher os que melhor suprem suas necessidades. Existem aplicativos que mostram cenas ao vivo, outros que tocam sons relaxantes para o usuário ouvir quando for dormir, e outros mais simples que possuem uma interface simples e escura para aqueles que só querem checar as horas ao acordar no meio da noite. 

2. Controle remoto Por que não fazer do seu antigo celular um controle remoto universal? Algumas televisões inteligentes disponibilizam aplicativos para tornar seu celular um controle remoto. Operadoras de TV a cabo brasileiras como a Sky, já possuem um aplicativo (disponível para Android e iOS). Existem também muitas outras alternativas nas lojas de aplicativos do seu smartphone. 

3. Sistema de vigilância Por que não usar seu celular velho para vigiar sua casa? Existem aplicativos, como o Presence, que possibilitam o usuário a parear seu celular antigo com o novo e ter um sistema de vigilância ao vivo e de detecção de movimento, além de gravação de conteúdo que te envia notificações caso algo estranho aconteça. Basta colocar seu celular no cômodo a ser vigiado e iniciar o aplicativo. Se você estiver comprometido em usar este tipo de sistema de segurança, é interessante comprar uma base de 360 graus para obter um área maior de vigilância. 

4. Livro de receitas Pode ser muito conveniente ter à disposição um aparelho repleto de aplicativos de receitas ou que sirva para anotar a receita daquela comidinha gostosa. Existem diversos tipos de aplicativos de livros de receitas para diferentes gostos. Para aqueles que apreciam cozinha brasileira, vegetariana, ou até mesmo para os que não aguentam mais comer. 

5. Gravador de voz Há diferentes profissões que tornam necessário ter um gravador em mãos, como o jornalismo, por exemplo. Portanto, se você está entrando no ramo e precisa de um gravador, o smartphone pode ser uma boa opção. Muitos aparelhos já vêm com gravadores de voz direto da fábrica, mas se você quiser existem muitas outras opções de aplicativos nas app stores. 

6. Scanner de documentos Para escanear documentos, a solução está em aplicativos como o Genius Scan ou Doc Scan, que transformam seu smartphone em um scanner portátil, além de salvar os arquivos em JPEG ou PDF. 

7. Babá eletrônica Babás eletrônicas variam de R$80 (apenas áudio, sem vídeo) e até mil reais (com auxilio de áudio e vídeo), mas seria muito mais barato, e melhor para o meio ambiente, usar seu antigo smartphone para ficar de olho no seu filho. O aplicativo Cloud Baby Monitor, por exemplo, permite não somente a monitoração audiovisual do seu bebê, mas também que o usuário fale ou envie cantigas de ninar para o bebê. 

8. Engana ladrão, GPS e Rastreador No caso de assalto, entregue seu celular antigo para o ladrão, assim você não perde seu aparelho novo e se livra de um aparelho obsoleto. Mas caso o ladrão não fique satisfeito em levar só seu celular e decidir levar o carro inteiro, é uma mão na roda ter um aplicativo rastreador, que pode te indicar a localização do aparelho em tempo real – também funciona para vigiar se seus entes queridos chegaram em certo local em segurança. Ou caso você tenha problema em ler mapas ou se encontrar em lugares estranhos, transforme seu celular em um GPS. Aplicativos como o Waze avisam a incidência de trânsito, reformas, acidentes ou radares. São inúmeras possibilidades! 

9. Centro de entretenimento Mesmo depois de velhinho, o seu smartphone ainda pode te entreter. Instale jogos, veja filmes e ouça músicas no seu aparelho antigo e libere espaço e bateria do seu aparelho novo, tudo na palma da sua mão. Conecte-o via bluetooth ou um cabo auxiliar e acesse tudo na sua TV, rádio ou computador. 

10. HD externo Não é um centro de entretenimento, mas, para aqueles mais sérios (ou com tendências de perder pen drives), transformar seu antigo aparelho em um HD externo é uma boa solução. 

11. Microscópio Invenções recentes, como o MicrobeScope e Catalyst Frame, transformam seu smartphone em um microscópio portátil. Ideal para os curiosos em ciência e para pesquisadores de campo, o dispositivo é pequeno e prático. Uma classe de biologia na Universidade de Ciência e Tecnologia do Missouri, nos EUA transformou iPhones em microscópios capazes de aumentar a imagem em até 175 vezes com apenas dez dólares em ferramentas. Também é possível aprender a fazer uma versão caseira de um microscópio aqui. 

12. Photo Frame Se você tiver espaço na sua mesa e muitas fotos que gostaria de deixar à mostra, utilize seu aparelho como uma moldura digital de fotos. Existem aplicativos que colocam fotos suas, ou fotos do próprio app em um loop para você admirar. 

13. Enciclopédia Que tal ter todo o conhecimento gravado pela humanidade nas suas mãos? Utilize seu smartphone antigo para instalar a maior enciclopédia compartilhada do mundo e desfrutar da informação sempre que preciso.

Disponível em: http://www.akatu.org.br/Temas/Residuos/Posts/Treze-usos-criativos-para-reaproveitar-o-seu-smartphone-velho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !