sexta-feira, 25 de março de 2016

Descubra a quantidade de água utilizada para produzir 13 diferentes alimentos

Descubra a quantidade de água utilizada para produzir 13 diferentes alimentos
22 mar 2016
Recentemente cientistas refizeram as contas e chocaram a todos: 4 bilhões de pessoas (!) sofrem com a falta de água no mundo todos os anos. Chega de desperdiçar e poluir o recurso, não?
Além de toda a água que usamos no dia a dia (que não é pouca!) para tomar banho, cozinhar, lavar roupa, limpar a casa e etc., também há uma “pegada hídrica” embutida na fabricação dos produtos que consumimos. Seja uma peça de roupa, um copo descartável ou até uma batata, cenoura ou carne que comemos no almoço: tudo precisa de água para existir.
Agora, você já parou para pensar quantos litros de água foram utilizados para que o seu bife chegasse a sua mesa? Abaixo listamos a quantidade de água necessária para a produção de um quilo de 13 diferentes alimentos, segundo estudo internacional da WaterFootprint. Vale dar uma olhada e repensar se você realmente precisa dos produtos que consomem tanta água em sua fabricação. 
Cana de açúcar: 197 litros
Vegetais diversos: 322 litros
Frutas: 962 litros
Cereais: 1644 litros
Culturas oleaginosas: 2.364 litros
Nozes: 9.063 litros
Leite: 1.020 litros
Ovos: 3.265 litros
Frango: 4.325 litros
Manteiga: 5.553 litros
Carne de Porco: 5.988 litros
Carne de ovelha: 8.763 litros
Carne de vaca: 15.415 litros
A carne bovina é a que mais consome água em sua fabricação, reparou? Este é um dos motivos para que os ambientalistas defendam que todas as pessoas reduzam significantemente a quantidade de carne que ingerem. Recentemente publicamos a reflexão de uma não vegetariana sobre o porquê deveríamos comer menos carne. Vale a pena dar uma lida! :)
Foto: michaelpickard/Creative Commons

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !